Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A caixa que muda tudo

por Magda L Pais, em 04.11.15

Já falei aqui uma ou outra vez num fenómeno chamado manipulação de leituras. E o que é este fenómeno? bom, podem ir ler o texto referido que eu espero aqui. Já leram? muito bem, então sabem do que falo. Ah, não vos apetece ler? também está bem, eu explico de forma rápida. Basicamente é o autor do blog, através de determinadas artimanhas, aumentar o número de visitas ao seu blog. Ou seja, e na prática, quando o blogger consulta as estatísticas não está a ver o número real de visitas mas sim um número inflacionado, não real, porque foi falsificado pelo próprio.

Admirados? Não estejam. Trata-se, na maior parte dos casos, de pessoas que querem ser reconhecidos a todo o custo e não percebem que se estão a enganar a elas próprias. 

Mas alguns bloggers não é só isto que fazem. Na caixa dos comentários também há manipulação. Uns porque não tem comentários e então nada como comentar como anónimos ou com um nome inventado. Outros moderam os comentários para evitar que as criticas sejam publicadas.

Podem-se dar conselhos a quem está a começar e podemos perguntar-nos como se mede o sucesso de um blog. O que não pode, em circunstância alguma, é o próprio blogger falsificar - consciente ou inconscientemente - o que lhe dizem ou quem o visita.

Por fim, deixem-me apenas esclarecer que a moderação de comentários não significa que se estejam a manipular os comentários. No meu caso, por exemplo, tenho a moderação para evitar comentários de spam (e sim, eles aparecem de vez em quando) e porque, por duas vezes, recebi comentários anónimos de pessoas que me ofenderam - a mim e à minha família - sem que houvesse ligação ao texto publicado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


2 comentários

Imagem de perfil

Vanessa a 04.11.2015

No dia em que me explicarem qual é a felicidade de ter um blog que tem visitas e comentários falsos, eu agradecia (or not).
Eu modero os meus comentários pelos mesmos motivos que tu: spammers à farta e malta a querer vender não sei o quê. Anónimos por acaso não me apareceram ainda, mas nunca se sabe. Agora... moderar para não aceitar críticas? LOL, mas vivemos em algum conto de fadas? As críticas ajudam-nos a crescer, a ser melhores pessoas. Se não somos capazes de aceitar e responder como deve de ser a uma crítica, então, mês filhes, estamos a trabalhar para a nossa cova, porque o mundo real é duro!
Btw, se formos aos "mais lidos" há N blogs desses lá.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

há quem viva em contos de fada e adultere a realidade de tal forma que deixa de saber o que é real ou não. Enganam-se a eles(as) próprios(as), o que acaba por ser triste.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.