Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A desinformação na época da informação

por Magda L Pais, em 20.11.15

tempestade-informac3a7c3a3o.jpg

Vivemos na era da informação. À distância dum clique sabemos o que se passa do outro lado do mundo. Visitamos museus, conhecemos ruas de cidades desconhecidas, vemos atentados terroristas quase em directo, subimos ao Everest ou descemos às fossas das Marianas e tudo sem sair do sofá. Sabemos, em segundos - literalmente - que um hotel está sequestrado e, ainda a água não regressou ao mar e já sabemos que houve um tsunami. Ainda os prédios estão a vacilar e já todos sabemos que houve um sismo no outro lado do mundo. Nadamos com tubarões e caçamos com os leões na segurança da nossa sala. Vamos a Plutão ou ao Sol sem sair da Terra.

Gosto, sinceramente, de viver nesta era. Em que ouço um estrondo às dez da noite e abro o facebook e fico a saber que explodiu um paiol em Sesimbra. Em que ouço as sirenes dos bombeiros e um site de noticias me diz que há um incêndio na Arrábida.

Gosto que haja blogs que me dão a conhecer a realidade doutros países, que me ajudam a conhecer melhor o mundo em que vivo (ainda que haja coisas, neste mundo, que eu preferia não conhecer).

E gosto de poder pesquisar sobre tudo e sobre nada sem sair do conforto do lar. De estar aqui, sentadinha, e poder descobrir o que me apetecer, procurando, visitando, questionando. É a era da informação no seu melhor.

Mas, e tinha de haver um mas, esta é também a era da desinformação, dos boatos, do dizquedisse, das noticias sem nexo. De meias verdades que se tornam mentiras completas. E tudo porque muitos seres humanos são preguiçosos e acreditam em tudo o que lêem.

Já uma vez falei aqui sobre algumas notícias que são partilhadas até à exaustão sem qualquer cuidado em averiguar a sua veracidade. Uns meses mais tarde... tudo na mesma ou ainda pior.

No dia dos atentados em Paris, passava em nota de rodapé duma das televisões portuguesas que um campo de refugiados estava a arder. Era a única estação que falava nisso e eu fui pesquisar no google se era verdade. Era. Em Outubro deste ano um campo de refugiados ardeu, resultante da explosão duma bilha de gás. Não em Calais como diziam nessa nota de rodapé mas no norte da Tailândia.

Refugiados que odeiam viver em Portugal. Circula, por ai, uma noticia que diz que os refugiados que cá vivem estão desiludidos e se querem ir embora. Uma leitura mais atenta mostra que isto aparece num site conhecido por divulgar falsas noticias. Infelizmente continua a ser partilhado e a dar visibilidade ao site...

Torre Eiffel destruída por mísseis jihadistas... esta até dá vontade de rir, não fosse verdade que está a ser partilhada vezes sem conta. Com direito a fotos e tudo. Não acham que, se fosse verdade, os serviços noticiosos de todas as estações de televisão ou os sites credíveis dariam essa noticia?

Por ultimo, o inicio da terceira guerra mundial confirmado pela ONU. Mais uma vez... Não acham que, a ser verdade, o mundo noticioso parava para falar nisso?

Meus caros. Estamos na época da informação. Nunca tanta informação esteve disponível. Somos uns privilegiados. Aproveitem esse privilegio para estarem informados, não para partilharem desinformação.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

Andy Bloig a 21.11.2015


Neste mundo que vivemos, escrevem-se anúncios publicitários para passarem por grandes notícias, no meio dos noticiários, sobre um tema.
Por outro lado, quando se lê uma notícia, principalmente, nas redes sociais, há que procurar fontes externas e usar o bom senso. Muito poucas vezes partilho as notícias e quando o faço é depois de confirmar por 6 ou 7 fontes totalmente diferentes.


Uma coisa que pensava já ter morrido (a primeira vez que o vi foi em 1998 ainda nos primórdios dos e-mails) é aquela lengalenga de Marte se aproximar da Terra, todos os meses de Agosto. Este ano, várias pessoas andaram a partilhar um post desses que foi feito por uma personalidade americana. Ao ponto de surgirem centenas de milhares de comentários a confirmar isso... Até criaram eventos (soube de 5 deles (alguns chegaram a ter mais de 300 pessoas) marcados para Lisboa, Porto, Sesimbra, Sines e Castelo Branco) para passarem essa noite "à sombra de Marte". Aquilo nem para enredo de um filme serve mas, ainda existem pessoas que acreditam por alguém andar a passar a informação "secreta". E nem vale a pena tentar explicar de maneiras simples que para aquilo acontecer, qualquer terrestre já estaria morto e Marte ainda estaria a várias semanas de distância... Depois de andar uns anos desaparecido (com o desuso do e-mail), este ano surgiu em força em várias redes sociais.
E isto não entrando na desinformação propositada, criada pelos canais de televisão e comentadores, tendo objectivos diferentes daqueles que são apresentados...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 22.11.2015

ahahahhaha essa de Marte é brilhante, de facto. As pessoas não pensam. E acham que, na internet, é tudo verdade. Há imensos casos desses, sem dúvida. 
Muitos jornalistas também tem culpa, sem dúvida. Não investigam, põem títulos sugestivos....
Quando saiu a nova lei do arrendamento, lembro de haver noticias que diziam, nas gordas - Os senhorios agora podem cobrar 50% de multa se a renda não for paga dentro do prazo. Pois... isto é possível há mais de 25 anos, não surgiu agora na nova legislação :p

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.