Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Anatomia dum fim de semana

por Magda L Pais, em 14.09.17

Não sendo este um blog de viagens, apetece-me divagar sobre o passeio que demos no passado fim de semana, em jeito de encerramento do verão. Como é a minha primeira experiência num relato de viagens, espero que não seja uma grande seca (que para seca já basta o tempo).

SPedro do Corval.jpg

Inicialmente estava previsto que a semana fosse passada no norte, em passeio pelos caminhos de Portugal, para vermos coisas lindas, num mundo sem igual (ler com entoação de música pimba). No fim acabamos por ir apenas três dias para Reguengos de Monsaraz. Tudo igual, portanto…

A nossa primeira ideia era levar as nossas cadelas para passarem estes dias connosco. E a Casa de Campo Quinta São Jorge disponibilizou-se a recebê-las tão bem como nos iria receber a nós. Só que acabamos por decidir deixa-las no Hotel Canino São Macário porque a maioria dos restaurantes na zona não tem esplanada e não aceitam animais no interior.

Portanto, sexta-feira lá fomos levar as patudas ao hotel delas e lá seguimos nós para o nosso passeio. Chegamos à casa de campo por volta das 16h e resolvemos logo ficar na piscina.

21369221_1920297781543827_5274219983948915560_n (1).jpg

Pudera, com uma vista destas, uma piscina destas e com calorzinho, nem pensar em sair dali.

Sexta à noite

O jantar foi num excelente restaurante com um nome sugestivo. Plano B. E foi mesmo a segunda escolha porque, pelos vistos, em Setembro são muitos os restaurantes que fazem férias. Mas foi uma segunda escolha a valer por uma primeira. Começou aqui uma desgraça gastronómica que durou todo o fim de semana. Uma entrada de azeite com alho e coentros para se molhar o pão que era guloso como convém. Porco preto com um sabor delicioso. Uma barrigada de comida da boa.

À noite demos um passeio até ao Observatório do Lago do Alqueva mas acabamos por não fazer a visita guiada porque a Lua nasceu cedo demais para se conseguir ver as estrelas como deve ser. Combinamos lá voltar no sábado à noite porque a Lua iria nascer quinze minutos mais tarde, o que facilitaria.

Regressamos aos quartos (espaçosos, muito limpos e asseados, com garrafas de água gratuitas no minibar) para dormir uma noite descansada. Apesar do meu quarto estar perto da estrada e da entrada, confesso que não ouvi absolutamente nada durante a noite.

Passeio_Monsaraz11.jpg

Sábado

Acordamos cedinho e tivemos uma pequena desilusão. Nuvens a ameaçar chuva e um vento desagradável…  lá se foi a nossa intenção de piscinar de manhã e ir à praia fluvial à tarde…

De qualquer maneira nada como começar o dia com um bom pequeno-almoço, e não saímos defraudados do pequeno-almoço incluído na estadia. Pão alentejano do melhor, uma marmelada de figo de comer e chorar por mais. Tudo à descrição e uma vista fabulosa.

Passeio_Monsaraz24.jpg

Aqui gostaria de vos contar uma história que confirma que o mundo é uma aldeia. Quando começamos a servir-nos, uma outra hóspede virou-se para o meu marido e perguntou-lhe: olhe desculpe, mas não é o Miguel, o marido da Magda? Claro que me virei logo para ela e disse que sim, e que a Magda era eu. Espanto dos espantos, era uma amiga minha que já não via há quase 17 anos. Deixamos de conviver por uma situação estranha a que ambas fomos alheias e perdemos completamente o contacto, e acabamos por nos rever ali.

Adiante.

Passamos na praia fluvial e depois, durante a manhã, visitamos algumas antas, cromeleques e menires. O Obélix não apareceu, o que foi uma pena, pelo que deixamos tudo no mesmo sítio.

21462356_1920588228181449_4482420712716166104_n.jpg

A manhã terminou na barragem do Alqueva, com uma paisagem a perder de vista (e água, muita água, apesar da seca).

20170909_120432.jpg

Aceleramos o passo, que é como quem diz, que fizemos mais ou menos uma hora de viagem para irmos almoçar ao Restaurante A Maria no Alandroal. A primeira vez que lá fui, foi com os meus sogros e foi a primeira vez que comi cabeça de xara. Infelizmente desta vez não havia, mas, em compensação, havia um cabrito assado no forno que estava divinal e as melhores farófias que alguma vez comi num restaurante (que, obviamente, não se chegam aos calcanhares daquelas que a minha mãe faz).

Na viagem de regresso a Reguengos, demos com um trabalho do Vhils.

(cliquem na seta para verem todas as fotos) 

E encontramos as vacas que dão leite com chocolate… 

21314408_1920686608171611_3701450221930776588_n.jpg

Durante a tarde fomos passear em Monsaraz. Um espectáculo de vista, um espectáculo de aldeia. Muito bonita, muito limpa mas, honestamente, 75 cêntimos por um café ou € 1,40 por um rebuçado de ovo é, quanto a mim, abusar da sorte.

Lanchamos em Barrancos, no meio do pinhal, presunto e pão acabadinho de comprar.

O jantar de sábado acabou por ser no Restaurante Sem Fim. Entrecosto com mel e alecrim e melancia para terminar que já estava muitooooo cheia. Um espaço muito agradável e muita simpatia dos empregados.

Estava previsto irmos ao Observatório do Lago do Alqueva nesta noite mas o vento e o frio acabaram por nos fazer recolher ao hotel mais cedo para mais uma noite de descanso.

Domingo

Mais uma vez acordamos cedinho, até porque era o último dia e queríamos arrumar as coisas e sair de hotel para depois passearmos na zona já que o almoço estava marcado para o Sabores de Monsaraz.

A manhã acordou mais bem-disposta que na véspera, e o pequeno-almoço, mais uma vez, foi um must. Acho que vou ter saudades da marmelada de figo…

Depois de tudo arrumado, checkout feito, fomos beber um café à praia fluvial, passear até Espanha, Aldeia da Luz, e visitamos mais um menir. Tentei mudá-lo de sítio mas parece que o pequeno-almoço não foi suficiente (e o Obélix sem aparecer!).

21557640_1920950861478519_5593156754202855317_n.jpg

Ao almoço… salada de queijo fresco (a única comida saudável e dietética que comi durante todo o fim de semana) e migas gatas com bacalhau e coentros. A vista a perder de vista, um espaço agradabilíssimo e empregados atenciosos.

21430555_1920987328141539_2235315058016588547_n.jpg

Após o almoço o regresso a casa, com um pequeno desvio para que os meus filhos conhecessem Casa Branca e Cano, as aldeias onde nasceram os avós paternos.

Custos

Duas noites com pequeno-almoço incluído na Casa de Campo Quinta São Jorge custaram 202,00 para cinco pessoas, um quarto duplo e outro triplo, o que deu uma média de € 20 euros por pessoa, por noite. As refeições variaram entre os 75 euros (no Plano B) e os 102 euros (n’A Maria). As bebidas incluídas foram apenas água e sumos e nem todos comemos sobremesas.

Contras

Esta zona é muito fraca em telecomunicações. Passamos por diversos sítios em que não havia rede de nenhuma das operadoras (Meo, Vodafone ou Nos). Internet, em muitos sítios, era um mito urbano.

As fotos

Cliquem na setinha para verem algumas das fotos que tiramos.

 (quem é que conseguiria resistir a comida tão boa?)

(detalhes da casa de campo onde estivemos hospedados)


Se tiveram paciência de chegar até aqui... já participaram neste Passatempo?

e esta sou eu em versão fim de semana

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Imagem de perfil

Just_Smile a 14.09.2017

É perfeito para o descanso, daí nem rede teres, desligas-te do mundo :)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.09.2017

ou desligam-se de mim ahahaahahah
Perfil Facebook

Carmen Pereira a 14.09.2017

Gostei muito do relato! Podes continuar! Passei à pouco tempo um fim de semana em Évora e fomos um dia à praia fluvial de Monsaraz. Comparando com as praias daqui estava um caldinho! 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.09.2017

Obrigado!
fiquei com pena de estar um tempo tão chocho no dia em que queriamos ir à praia fluvial. Tinha mesmo bom aspecto
Imagem de perfil

Felis a 14.09.2017

No final de Julho fomos para Monsaraz passar uma semana de férias. Não fizemos grande périplo pela zona, porque estava demasiado calor, mas adorei a aldeia fortificada de Monsaraz, ainda demos um salto a Évora e Mourão, e fiquei com vontade de fazer uma road trip pelo Alentejo num Outono ou Primavera próximos. 
Não tenhas pena da praia. Tem muito bom aspecto, a água é de facto quentinha, mas a areia é terrível, tornando a experiência pouco agradável
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.09.2017

para road trip pelo alentejo sem dúvida que a melhor opção é a meia estação. Nem muito frio nem muito calor senão não se sai de casa.
Tambem passamos em Mourão mas só de passagem mesmo.
A areia não presta? isso é que é mau...
Sem imagem de perfil

Anónimo a 14.09.2017

Nem se pode chamar àquilo "areia". São pedrinhas pontiagudas muito pequeninas. Magoam imenso os pés. Só se anda bem de chinelos (ou algo do género).
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.09.2017

ahhh é como as areias das praias da Madeira.. ou do sul de espanha
Sem imagem de perfil

Dylan a 19.09.2017

Adorei a descrição e o fim de semana. Sei que são 5 pessoas, mas o preço do alojamento é puxado.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 19.09.2017

Obrigado Dylan.
Não acho que 20 euros por pessoa, com pequeno almoço incluido seja caro mas creio que isso depende de pessoa para pessoa. Vimos, na altura, alojamentos muito mais caros
Imagem de perfil

Sandra Dias a 20.09.2017

O nosso país está tão atrasado em relação aos patudinhos que mete dó, como é que é possível ainda haver muitos restaurantes não aceitarem a sua entrada, e grande maioria dos restaurantes tem esplanada e aí é permitido eles estarem com os seus donos. Mas também há pessoas que não gostam e ficam sempre muito incomodadas com a presença deles. Só foi pena as tuas cadelas terem de ficar num hotel canino, eu tenho sempre dúvidas e desconfianças em relação aos hotéis para eles pois houve-se tanta coisa sobre estes hotéis, eu infelizmente já não tenho o meu querido Óscar comigo mas nunca o deixei em hotéis nem conseguia não ia ficar descansada e ele teria de ir comigo para todo o lado, hoje em dia não há desculpas para os deixar. Já há alguns sítios que aceitam. Gostei das fotografias magnificas e é sempre bom conhecer novas localidades, o nosso país tem tanta coisa bonita que devemos de aproveitar bem tudo. E as tuas cadelas ficaram bem no hotel canino? Beijinhos.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 20.09.2017

nenhum dos restaurantes naquela zona tinha esplanada... logo seria muito complicado. 
Nós já as deixamos no Canil Val de Palmela e no Hotel Canino São Macário. Em ambos os casos visitamos primeiro as instalações. E, em ambos os casos, quando as fomos buscar, vimos que elas estavam bem tratadas e bem acompanhadas, mais não seja porque fizeram questão de pedir festas às pessoas que lá trabalhavam

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.