Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


plano originaç.jpg

 

(plano original da Igreja)

 

unnamed (1).jpg

 

(em 15 de Junho de 2011)

 

Depois1.jpg

 

(hoje)

 

Esta é a Igreja Nossa Senhora do Rosário no Barreiro.

Esta igreja é o resultado da ampliação de uma pequena ermida dedicada a S. Roque. Remontam a 1736 os primeiros registos de procissões e festividades nela realizadas.

Depois de muitos anos ao abandono, um grupo de freis dominicanos resolveu, no final da década de 70 (se não me falha a memória) restaurar o interior e o exterior da igreja que, com isso, ganhou nova vida. 

Em 1982 foi lá fundado o agrupamento 690 do Corpo Nacional de Escutas, do qual, com muito orgulho, fiz parte (e ao qual o meu coração ainda pertence).

Uma das coisas que sempre me fez confusão, enquanto escuteira e frequentadora daquela igreja era a entrada. Como podem ver na foto do meio, havia meio metro de passeio entre a porta da Igreja e a estrada, onde passam sempre imensos carros. Sempre que as pessoas saiam da Igreja, fosse pela razão que fosse, tinham de ter imenso cuidado para não ir para a estrada.

Hoje passei lá à porta. E fiquei bastante feliz por ver que, finalmente, o passeio foi alargado e que já se pode sair em segurança. Toda a zona envolvente da igreja foi recuperada (o largo que se vê na última foto, onde está a cruz, era de terra batida - no inverno era um lamaçal, de verão havia pó por todo o lado) e dá gosto ver. 

Assim vale a pena.

Espero que esta vontade da câmara do Barreiro se prolongue a outras zonas. Afinal, o Barreiro tem sítios lindíssimos que só precisam de ser recuperados.

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

Magda L Pais a 05.11.2014

esta é, para mim, a igreja mais bonita do Barreiro e arredores. um icone. Tinha muita pena de estar, de novo, meio abandonada (por fora) e da saida da igreja dar directamente para a estrada onde passam tantos carros. Fiquei bastante contente com toda a mudança

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.