Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


No nosso dia-a-dia usamos algumas expressões tão antigas que, muitos de nós, sabem o que elas querem dizer mas desconhecem a sua origem.

Hoje trago-vos a origem de algumas dessas expressões, que achei bastante curiosas:

 

Discutir o sexo dos anjos

Quando os turcos invadiram Constantinopla, capital do Império Bizantino, no século XV, saqueando e incendiando a cidade, violando mulheres e assassinando o último imperador, os teólogos locais, impassíveis, continuaram em concílio, onde discutiam se Adão tinha umbigo e qual era o sexo dos anjos.

Obras de Santa Engrácia

Erguida em 1568, a igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, foi severamente danificada por uma tempestade, em 1681. A sua reconstrução foi iniciada em 1682 mas só seria concluída em 1966 – 284 anos após o início da obra. Segundo a tradição popular, a igreja havia sido amaldiçoada como consequência de um amor impossível. Simão Pires Solis, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara, que ficava ao lado da igreja de Santa Engrácia, que estava em obras, para se encontrar às escondidas com a jovem Violante, feita noviça à força por seu pai, que não concordava com o namoro. Numa dessas noites, em 15 de janeiro de 1630,foi furtado o relicário de Santa Engrácia. Simão foi acusado do furto, preso e barbaramente torturado. Não podendo revelar a razão pela qual rondava a igreja todas as noites, pois comprometeria a amada, foi condenado à morte na fogueira. A execução da pena ocorreu em 3 de janeiro de 1631, nas proximidades das obras da nova igreja de Santa Engrácia. Enquanto as labaredas envolviam seu corpo, Simão gritava que era tão certo morrer inocente como as obras nunca acabarem. De fato, as obras da igreja duraram quase 300 anos. 

Ovo de Colombo

Num banquete na casa do cardeal Ximenes, ao ouvir o comentário de que, para descobrir a América bastava ter pensado nisso, Cristóvão Colombo desafiou os presentes a colocarem um ovo em pé sobre uma das extremidades. Como ninguém conseguiu, Colombo bateu ligeiramente a ponta do ovo na mesa e assim o colocou em equilíbrio estável. Todos retrucaram que assim também o fariam. Sem dúvida, retrucou Colombo, mas era preciso pensar isso, e ninguém o fez, senão eu.

Bicho de sete cabeças

A expressão tem origem discutida, mas destaco a que indica que a sua origem está na mitologia grega, mais precisamente na história da Hidra de Lerna, uma monstruosa serpente com sete (ou nove) cabeças que se regeneravam mal eram cortadas e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. A morte da Hidra foi o segundo dos famosos doze trabalhos de Hércules.

 

(podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

 

Esta rubrica não está restringida a mim e à Sofia Margarida. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

Sofia Margarida a 05.11.2014

Que giro :D Adorei a da "Obra de santaEngrácia". Mas não conhecia a expressão ovo de colombo :P
Imagem de perfil

Magda L Pais a 05.11.2014

ehehehehehe há algumas expressões que tem origens muito engraçadas mesmo
Imagem de perfil

Ana a 05.11.2014

Olá


não sei bem como funciona a vossa rubrica, mas penso que poderei contribuir, aqui fica um post.


http://khimera.blogs.sapo.pt/piolhos-e-lendeas-vinagre-ajuda-a-1744
Imagem de perfil

Magda L Pais a 05.11.2014

é mesmo assim :D vou já acrescentar na lista dos links 
Imagem de perfil

M* a 05.11.2014

Existe um livro sobre essas expressões Image mas não me recordo do nome do livro :P
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.11.2014

sim, eu acho que vi uma vez esse livro à venda e já não sei porque é que não o comprei

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.