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Stone Art

Coisas soltas da vida que povoam o meu quotidiano. Sem amarguras nem fatalismos, com aceitação, simplicidade, ironia e alegria. Sejam bem vindos a esta minha casa.

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #10

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Quando era miúda, o meu avô, achando que as netas precisavam de comer chocolate vegetais, quando ia ao Porto em trabalho, trazia sempre umas cenouras de chocolate, que eram a nossa perdição. 

Lembrei-me logo desta tradição quando a Anacb me sugeriu este tema para a rubrica de hoje.

Na verdade, as cenouras tem vários benefícios que são desvalorizados, apesar de ser um dos vegetais mais produzidos em todo o mundo.

Comecemos pela cenoura crua (que eu e o meu filho adoramos. Assim como os coelhos anões que cá temos em casa e as cadelas). Consumir cenoura crua fortalece os dentes e gengivas, melhora a corrente sanguínea bocal e evita que as bactérias se instalem nos dentes. Como contem flúor, ajuda a manter o bom estado do esmalte dentário e previne as cáries dentárias.

Porque é rica em fibras, previne a prisão de ventre. Ajuda no combate das constipações e dor de estômago por intoxicação.

É um alimento altamente recomendado se sofre de gastrite, uma vez que acalma o excesso de acidez devido à presença de minerais como sódio, cloreto, potássio e vitamina B. Como tem bastante água, é diurética e ajuda na desintegração dos cálculos renais.

Rica em potássio e fósforo, é um excelente alimento para mentes cansadas e para acalmar.

Fortalece as unhas e o cabelos, aumentando o brilho. As células-mãe da cenoura são ricas em betacaroteno, também chamado de pró-vitamina A, que, no corpo se transforma em retinol ou vitamina A. Estas compostos reparam as células danificadas pelos efeitos ambientais, e, assim, fortalecem e revitalizam as unhas e o cabelos. A vitamina A ajuda na produção de sebo, benéfico para o couro cabeludo.

Melhora a qualidade do leite materno. O betacaroteno e a vitamina A melhoram a quantidade biológica do leite materno. A ingestão de betacarotenos, minerais e enzimas da cenoura favorecem a produção saudável do leite materno.

E, sim, a cenoura também é boa para os olhos. A ingestão diária de cenoura é especialmente recomendada em casos de perda da acuidade visual e cegueira crepúsculo (dificuldade para enxergar à noite ou com pouca luz). A OMS acredita que deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira infantil nos países em desenvolvimento.

(baseado nesta noticia. Como estou meio adoentada, acabei por não fazer mais pesquisas sobre as vantagens da cenoura)

(podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

Quem participa na rubrica:

Segunda-feira - Nia

Terça-feira - Ana

Quarta-feira - Bomboca de Morango

Quinta-feira - Sofia Margarida

Sexta-feira - Eu

Esta rubrica não está restringida a nós.Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

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