Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


diabetes-and-skin-problems-4.jpg

 

Quando chega o Inverno, chegam também as frieiras. A conjugação do frio com a pele seca levam ao aparecimento desta chaga que é difícil de tratar.

Quando se fala em frieiras surge a dica do costume (ou pelo menos é que o me dizem aqui) - fazer xixi para o local afectado. Ok. Se eu estivesse numa ilha deserta, com imensas frieiras e sem nada por perto, talvez experimentasse. Talvez é a palavra chave!!!

Andei portanto aqui a pensar e em pesquisa para ver se haveria remédios mais... vá, aceitáveis e menos... estranhos para as frieiras.

Então aqui ficam algumas dicas:

  • Passar um batom de cieiro nas zonas afectadas
  • Aplicar gel à base de aloé vera (à venda nas farmácias e para farmácias)
  • Pensos com chá de camomila - Embebe-se compressas em chá de camomila e aplica-se duas vezes ao dia
  • Num frasco de gargalo largo, colocar 10 dentes de alho e cobrir com álcool etílico. Deixar em infusão durante 8 dias em local fresco e seco. Friccionar as frieiras com este preparado 2 vezes por dia. Por fim aplicar um bom creme hidratante, que pode ser vaselina ou glicerina e repita o tratamento todos os dias até que as frieiras desapareçam por completo.
  • Aplicar duas vezes ao dia óleo de gérmen de trigo
  • Colocar sumo de laranja natural e deixar secar. Depois lavar com água tepida.

De qualquer maneira, a prevenção é fundamental. E para prevenir nada como:

  • A primeira medida e a mais óbvia, é optar por evitar a exposição ao frio;
  • Nos dias mais frios de inverno ter sempre o cuidado de usar vestuário que proteja destas condições climatéricas mais rigorosas. É especialmente importante que se use vestuário que proteja as extremidades do corpo, como as mãos e os pés;
  • Evitar lavar as mãos e pés com água muito quente, especialmente se depois as for expor a temperaturas mais frias
  • Evitar proximidade de aquecimentos

Conhecem mais dicas? partilhem connosco nos comentários que eu acrescentarei.

 

(podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

Quem participa na rubrica:

Segunda-feira - Nia

Terça-feira - Ana

Quarta-feira - Bomboca de Morango

Quinta-feira - Sofia Margarida

Sexta-feira - Eu

Esta rubrica não está restringida a nós. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

Autoria e outros dados (tags, etc)


22 comentários

Imagem de perfil

Ana a 12.12.2014

Felizmente não costumo ter, mas aproveito a aprendizagem para transmitir a pessoas amigas desesperadas Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014

é preciso é que ajude alguém
Imagem de perfil

Nathy ღ a 12.12.2014

Espero não ter que recorrer às tuas dicas :)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014

também espero que não :D
Imagem de perfil

Sofia Margarida a 12.12.2014

Felizmente ainda não sofri desse mal de forma muito má, é mais só no nariz. Sofro também é imenso com os lábios :/ Um ardor terrível
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014

eu ando sempre com um creme de mel para os lábios. costumam gretar quando está demasiado frio
Imagem de perfil

Dona Pavlova a 12.12.2014

O meu marido e o avô dele sofrem imenso com as frieiras, até nas orelhas têm... costumamos usar o aloé puro, pois tenho a planta cá em casa, e tem dado resultado.
Antigamente, nas farmácias, havia uma pomada milagrosa que aliviava bastante, mas nunca mais a encontrei à venda.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014

nas orelhas?? coitados!!!!!!

sim, acho que havia uma pomada muito boa que desapareceu - o Friax ou coisa que o valha
Imagem de perfil

A Miúda a 12.12.2014

Às vezes tenho, costumo usar uma pomada que me recomendam na farmácia (não me lembro do nome). Felizmente o ano passado não tive e espero este ano também não ter.


Também já me deram outra dica, mas não sei se resulta.
Ter dois alguidares com água, um com água fria e outro com água quente (quase a escaldar). Pôr as mãos num durante 2 minutos, logo a seguir pôr no outro durante mais 2 minutos e sempre assim até fazer 10 minutos no total. Achei a dica sem sentido por isso nunca experimentei, mas se alguém quiser experimentar esteja à vontade e depois venha dizer se resultou. :p
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014

e esperemos que nunca mais tenhas

essa dica não faz sentido, se virmos as dicas que encontrei e que meti lá em cima. As diferenças extremas de temperatura agravam e não melhoram. Ainda bem que não experimentaste :D
Sem imagem de perfil

nice a 12.12.2014

Eu já tentei isso tudo! Mesmo tudo (menos o xi-xi). Já fui ao dermatologista e ele disse-me que a solução seria tomar aspirina (porque no meu caso a causa é a má circulação do sangue e assim o sangue ficava mais fino), mas a minha tensão baixa tanto com aquilo que eu desmaio. Por isso antes pés aleijados, que cabeça partida.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014

e Aloe puro? já experimentaste?

eu sofro bastante com a tensão baixa... irra que é do pior.
Sem imagem de perfil

nice a 12.12.2014

Já sim, uma amiga minha tinha no quintal dela e deu-me para experimentar, não senti diferença, mas também não pus continuadamente.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014

por aquilo que percebi tem de ser aplicado duas vezes ao dia, vários dias até se notar diferença
Sem imagem de perfil

nice a 12.12.2014

Vou ver se faço mais uns tempos, então. Pode ser que ajude, mal não faz.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014


boa! depois conta os resultados. E não faças xixi para as mãos!
Imagem de perfil

B♥ a 12.12.2014

Ainda bem que nunca me afectaram.
Mas com este frio fico sempre cheia de cieiro!

Imagem de perfil

Magda L Pais a 12.12.2014


Sim, o cieiro também é uma desgraça. eu costumo ter bastante. Mas uso um creme de mel (não me lembro a marca) e ajuda bastante
Imagem de perfil
Por acaso não sou muito afectada, mas conheço pessoas que são uns mártires!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.12.2014

eu tenho sempre as mãos frias mas nunca tive - felizmente - frieiras. Deve ser horrivel
Imagem de perfil

Just_Smile a 12.12.2014

Bem, acho que tenho de começar a tratar melhor os meus pezinhos :P
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.12.2014


ehehehhehe pés com frieiras.. que horror. Os meus estão sempre gelados, tipo pedra mesmo

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.