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As incongruências de mudar de morada

por Magda L Pais, em 31.01.18

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Já vos contei que mudei de casa. Ainda não vos contei todas as (des)venturas com essa mudança mas hei-de fazê-lo.

O que vos quero contar hoje está, na realidade, relacionado com a mudança de casa mas é mais na parte de mudar de morada nas centenas de instituições, sejam elas maiores, mais pequenas ou assim assim.

Pensava eu que mudar a morada seria coisa simples e que o procedimento seria mais ou menos lógico e feito de forma fidedigna, ou, pelo menos, com garantias. 

Puro engano.

Ora vejam como foi em algumas entidades (que vou identificar descaradamente!).

Unibanco - Acedi à área reservada do unibanco connect. Aquela que me dá todas as informações sobre o cartão de crédito, pensando que haveria uma opção para actualização dos dados pessoais (incluindo a morada) e que permitisse enviar o comprovativo (sendo o Unibanco uma entidade financeira está sujeita às mesmas regras que os bancos e é obrigatório entregar o comprovativo de morada). Nada disso. Tive de telefonar para a linha de apoio e de seguida enviar um email a pedir a alteração, enviando, o comprovativo de morada em anexo. Do mal o menos, uma vez que recebo a maioria da correspondência por email e como enviei o pedido de alteração por email, faz algum sentido.

Deco - Na área reservada não tem qualquer opção para fazer esta alteração. Liguei para o apoio e perguntei como deveria fazer. Pediram-me a nova morada e o numero de associado e pronto, já está. Não fizeram qualquer pergunta adicional, não sabem se a pessoa que está a ligar é mesmo o associado, não confirmam quaisquer dados. Um telefonema simples e já está.

Cetelem - Quase a mesma história do Unibanco mas com exigência duma factura de serviços. Ora se a água, electricidade, gás, etc, está em nome do meu marido porque ele é que lá foi tratar, como é que eu provo que moro lá?... Na maioria das instituições financeiras basta que a factura esteja no nome dum dos membros do casal (ou pelo menos nos casos em que conheço). Vamos ver se aceitam o documento de mudança de morada no cartão de cidadão.

Rádio Popular e Cartão Continente - acesso à área reservada, alteração dos dados pessoais, e pronto, já está.

Victoria Seguros - não tem área reservada. Contactei para a linha de apoio, fizeram duzentos e vinte e nove mil perguntas para confirmar a minha identidade e, por fim, a resposta: tem de enviar por carta ou email, mas não precisa de enviar comprovativo de morada. Então mas se não tem qualquer email meu e não sabem se o email de onde vou enviar é meu, como é que alteram? Não o poderiam fazer pelo telefone já que tinham confirmado a minha identidade com as questões todas que colocaram?

Desconfio que, nos próximos meses, ainda vou andar a mudar moradas. Apesar de receber quase tudo por email, ainda há muita coisa que nos chega em papel. Vou fazendo as alterações conforme as cartas surgirem e, quem sabe, umas serão mais fáceis que outras. Valha-nos que, com a mudança da morada no cartão de cidadão (tive de pedir um novo porque perdi o código pin e sem isso não podia fazer alterações), fica a morada mudada em quase todos os serviços governamentais! senão seriam mais uns dias perdidos.

 

Entretanto...

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26 comentários

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Magda L Pais a 31.01.2018

Quase que me dá vontade de deixar de estar contactável por carta ahahahaahah

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