Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Como se mede o sucesso de um blog?

por Magda L Pais, em 01.06.15

como-criar-um-blog-de-sucesso.jpg

Será pelas visualizações ou visitas diárias? o tráfego que por lá passa? Eu acho que não, a menos que o autor seja muito honesto consigo mesmo. É que a manipulação de leituras existe, é real e praticada aqui e ali. E mesmo que o autor do blog seja honesto e não as manipule, há sempre quem o possa fazer pelo autor, dando-lhe a sensação de ter muitos leitores.

Será pelo dinheiro que recebe? não me parece. Isso, para mim, é um site profissional e não um blog – um blog é uma espécie de diário na internet – ou pelo menos foi assim que nasceu.

Pelos destaques (aqueles que este nosso canto nos dá?). Também não me parece, já expliquei aqui que é humanamente impossível destacar todos os posts que merecem (razão pela qual eu criei, aqui, os destaques mensais, onde indico os posts que, naquele mês, me chamaram mais a atenção).

Por posts que me fazem lembrar a história do Pedro e o Lobo? Polémicas? Atiçar os leitores contra outros bloguistas? Achar que tudo o que se escreve na blogosfera é contra nós? Quer editar um livro porque outros já o fizeram? Ter muitos comentários em cada post e assim estar nos Blogs Quentes?

Podia continuar a dar imensos exemplos daquilo que, para mim, não é um blog de sucesso.

A internet está cheia de dicas para que um blog seja de sucesso. Umas aqui, outras aqui e mais umas quantas aqui. São dicas, não são receitas infalíveis. Porque o sucesso também depende da pessoa por detrás do blog e do que ela considera que seja um sucesso.

O meu blog, esta casinha humilde que aqui tenho, é, para mim, um blog de sucesso. Não tenho grandes visitas e não ganho dinheiro com ele. Então porque é que o considero de sucesso?

Porque, para mim, ter sucesso, é escrever sobre o suicídio, e alguém responder que o texto lhe tocou porque sofre de bordeline. É passar o dia a falar com amigos que conhecemos aqui, na blogosfera e que já passaram a amigos reais. É saber que um dia isto tinha que acontecer e receber um email de uma anónima que o leu e que me agradeceu por a ter relembrado que deve continuar a ser como é. É encarar os outros blogs como a casa de amigos, onde somos recebidos com carinho e recebe-los, na nossa casa, da mesma forma. É responder a todos os que nos comentam, não para ter mais comentários mas porque conversar convosco é muito bom e só aqui no Sapo se consegue. É sabermos que, do lado de cá e do lado de lá, está uma pessoa, de carne e osso (mais carne que osso no meu caso) e que tem sentimentos. É não ofender, gratuitamente, os outros por acharmos que estão sempre a falar de nós. É respeitar para ser respeitado. É rirmos dos nossos disparates e asneiras e até publicarmos o que fazemos mal. É perceber a ironia e o humor e aceitá-lo. É aceitar as críticas que nos são dirigidas, sejam elas boas ou más. É ficarmos contentes com os nossos destaques e felizes com os destaques que os nossos amigos tiveram.

Mas, mais do que tudo isto, é pelas boas amizades que já fiz por causa do blog. E será que é possível ser amiga de quem nunca vimos a cara, gostar dessa pessoa que está do lado de lá duma personagem criada especificamente para um blog, respeitá-la e ficar em fúria quando não a respeitam? Preocupar-nos porque o blog não tem tido postagens, ou porque foi apagado de repente ou ainda porque um dos posts é mais triste? Sim, claro que sim. Claro que é possível. Eu que o diga, que o sinto em relação a algumas pessoas que por aqui andam (e elas sabem quem são).

Por isso sim, sem dúvida, e com o peito inchado que nem um peru em véspera de Natal, este é um blog de sucesso!

E para ti, o que é um blog de sucesso?

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


1 comentário

Imagem de perfil

M.J. a 01.06.2015

Caramba Magda. Queria escrever isto tudo e não fui capaz. Parabéns. É um post excelente. 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.