Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Decisões difíceis

por Magda L Pais, em 15.03.15

amar-os-animais-1.jpg

Só quem tem animais vai entender...

Quando adoptamos um animal, seja ele qual for, cria-se uma ligação forte. Amor dirão uns, amizade dirão outros, respeito, companheirismo, enfim, uma panóplia de sentimentos que são difíceis de descrever. Sentem-se apenas.

E esperamos sempre que eles, os nossos animais, durem mais, durem muito mais do que é normal e que, um dia, morram velhinhos, ao nosso lado, sem sofrerem.

Infelizmente nem sempre é assim. Há animais que são assassinados a sangue frio - como foi o tão tristemente falado caso do Simba -, outros que morrem de doença súbita e outros que os donos, por amarem, são forçados a po-los a dormir para lhes evitar mais sofrimento.

Como já vos contei na minha Homenagem aos meus animais, nasceram, cá em casa, 4 coelhos anões, filhos do Friday e da Sam. O Bolinha, a Riscas, o Pata Branca e o Cinzento.

O primeiro, o Bolinha, morreu com apenas um mês. Era pequenino e tinha um defeito genético. O corpo dele não produzia calor suficiente para se manter vivo. Passamos dois dias e duas noites na veterinária (obrigado mais uma vez Dra Isabel), tentou-se de tudo, mas o Bolinha não aguentou e morreu.

Com pouco mais de um ano, o Cinzento começou com problemas sérios. Não se aguentava nas pernas, não comia, a cabeça estava de lado. Fomos logo à veterinária - mais uma vez a Dra Isabel - e tentou-se tudo. Infelizmente a situação agravou-se e acabamos por ter de tomar a decisão que nenhum dono gosta - eutanásia. Num domingo de manhã despedimos-nos todos dele e eu fiquei com ele até ao fim.

Eutanásia - a maior prova de amor que podemos dar aos nossos amigos animais. A forma de não os deixarmos sofrer as consequências de doenças que sabemos que os vão matar, mais tarde ou mais cedo, mas sempre com sofrimento. A nossa dor por sermos incapazes de os manter connosco por mais tempo e por termos de acabar abruptamente com a vida deles.

Estou, estamos cá em casa, a viver mais um momento em que é preciso decidir se esta é, ou não, a melhor opção. Há três dias que o Pata Branca está com os mesmos sintomas que o irmão - o Cinzento - teve. Começou mais ligeiro, é verdade e, desde o primeiro dia, que está a ser acompanhado pela veterinária. As hipoteses são de 50%. Está, neste momento, internado para se tentar de tudo. 

E nós, que o vimos nascer, estamos sem saber o que fazer. Esta é a pior decisão que se pode ter de tomar em relação aos nossos animais...

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

Just_Smile a 15.03.2015

O meu cão de 17 anos em setembro de 2014 foi posto a dormir... doeu-me tanto como perder um familiar e tomar essa decisão foi ainda mais dolorosa. Às vezes sinto ainda mais saudades dele do que um familiar... É uma decisão tão complicada e só espero que toda tudo bem e que as 50% de hipóteses sejam favoráveis!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2015

como te percebo. é tão complicado, não é? pelas saudades e pela decisão que temos de tomar
Imagem de perfil

Just_Smile a 16.03.2015

É mesmo e é doloroso... mas ha de correr tudo bem querida :)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2015

vamos lá hoje. à partida não correu bem... vamos ver

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.