Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Divisão tarefas domésticas

por Magda L Pais, em 16.12.14

family-working-family-1423457.png

Quando começamos a viver juntos - eu e o maridão - as tarefas domésticas eram divididas entre os dois. Depois vieram os filhos. E tratar dos filhos foi, desde o primeiro momento, tarefa... dos dois. Só assim fazia sentido, naturalmente.

Quando as crianças começaram a crescer, tivemos a preocupação (entre todas as outras claro) de tentar perceber como é que os haveriamos de ensinar a terem responsabilidades e a serem responsáveis?

Começamos então a dar-lhes tarefas domésticas. Adaptadas, claro, à idade. Hoje, com 13 e 11 anos, os meus filhos são responsáveis por: por/levantar a mesa, levar o lixo para a rua, passear e alimentar as cadelas, limpar as gaiolas e alimentar os coelhos. A Maggie já vai pedindo para cozinhar uma ou outra refeição (e até cozinha bem, ao contrário da mãe)...

No último teste de português que a minha filha fez, foi-lhe pedido que reflectisse sobre o seguinte tema: as tarefas domésticas devem ser partilhadas pelos homens e pelas mulheres. E esta foi a resposta que me deixou orgulhosa, felicíssima e sem palavras: 

Eu concordo com a divisão das tarefas mas acho que essa não devia ser a maior preocupação de agora.

Os homens e as mulheres partilham as tarefas domésticas, sim, mas então e aqueles com filhos? Nos casais com filhos as tarefas domésticas deveriam ser distribuídas por todos, não apenas pelo homem e pela mulher. Há casos em que os pais são "escravos" dos filhos e estes não fazem a ponta "d'um corno". E eu não acho que isso esteja certo porque eles não aprendem a desenrascar-se sozinhos e transformam-se nuns pirralhos mimados que ninguém tem paciência para aturar. E como se isso não bastasse, ficam dependentes dos pais para tudo.

Voltando ao assunto dos homens e das mulheres, a realidade está alterada sim e há mulheres com cargos muito importantes e homens que são dependentes das suas mulheres. Mas eu não gosto das observações criticas que algumas mulheres recebem por ficar em casa e fazerem as tarefas domésticas. Alguns homens também são criticados pela mesma razão e eu acho que isso não está certo. As pessoas deviam poder fazer o que quisessem com a vida delas, sem terem ninguém a criticar.

Sim, estou orgulhosa. Sim, estou uma mãe babada. Sim, estou inchada que nem um peru em véspera de Natal. Mas acho que tenho razão para isso!

Autoria e outros dados (tags, etc)


23 comentários

Imagem de perfil

A Miúda a 16.12.2014

Deves mesmo ter muito orgulho na tua filha!
É essencial que eles percebam que não há mal nenhum em dividir as tarefas por todos.


O Rodrigo só tem 2 anos mas é ele que arruma os brinquedos dele no sítio (no que toca a tarefas domésticas foi logo a primeira regra que ele aprendeu: desarruma, arruma), já levanta o prato e os talheres dele da mesa (não mete no lava-loiça porque não chega lá mas dá a quem estiver a lavar) e mete os guardanapos no lixo.


São tarefas adaptadas à sua idade mas são tarefas, é assim que se começa. Se começa logo por não fazer nada e se vai adiando é para esquecer. Serão como a tua filha diz "uns pirralhos mimados que ninguém tem paciência para aturar".
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

Fazes bem em ensinar essas pequininas coisas ao Rodrigo. com dois anos ele é bem capaz de as fazer e assim aprende. Um dia vais, com certeza, sentir-te orgulhosa dele
Imagem de perfil

A Miúda a 17.12.2014

Sem dúvida algum de que vou. :)
Já me sinto imenso orgulhosa quando ele se levanta sozinho e vai directo pôr as coisas na cozinha e logo a seguir lavar as mãos sem ninguém lhe dizer nada. 
Imagem de perfil

Dona Pavlova a 16.12.2014

E tens muita razão de estar orgulhosa... Os meus mais sinceros Parabéns!
Imagem de perfil

Ana a 16.12.2014

Adorei a parte "não fazem a ponta d'um corno"! Infelizmente há tantos meninos(as) mimados que até dá vomito! 
Acho muito bem, nós também fazemos o mesmo, aliás as crianças 7 e 3 já põem a mesa, a grande pratos de barro a pequena os de plástico, ... 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

Nem calculas o que me ri com essa parte: E quando lhe perguntei porque não tinha usado outra expressão, a resposta foi: ainda pensei em escrever a ponta dum chavelo mas teria menos impacto. 
Imagem de perfil

M* a 16.12.2014

Ainda ontem discuti sobre o tema. Infelizmente, ainda há muito a trabalhar, ainda não existem políticas suficientes para uma educação pela igualdade... 


Mas, de facto, tens todos os motivos para estar mais do que orgulhoso Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

Começa pelos próprios pais, que, muitas vezes, são os mais renitentes em aceitar que todos devem ajudar em casa. Lembro-me que, na creche em que os meus filhos andavam, uma mãe achava muito mal que o filho tivesse de arrumar os brinquedos precisamente porque era um rapaz e os rapazes não arrumam as casas...
Imagem de perfil

M* a 16.12.2014

Não tenho problemas em dizer que, na minha família, ainda existe esse preconceito. Os meus pais acha que estou solteira porque, segundo eles, não sei cozinhar nem fazer as tarefas de casa e que sou demasiado feminista (eu saber até sei, mas finjo que não, só para os irritar... e, de facto, sou feminista mas, acima de tudo, refilona); mas, com o meu feitio, lá consegui fazer entender o meu irmão que não éramos diferentes (excepto no óbvio) e que ele também tem o dever de fazer algo em casa. 
Infelizmente, como os meus pais, tios e avó paterna são donos do mesmo pensamento... aliás, é algo muito comum aqui onde moro e, por isso defendo que as escolas e o Ministério da Educação deveriam promover aulas pela igualdade, não só em casa, mas em qualquer parte...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

esse é o problema, os pais e avós. Mesmo que as escolas ensinem - e pelo menos aqui as creches e jardins de infancia fazem-no - os rapazes (e às vezes as raparigas) chegam a casa e é-lhes dito exactamente o contrário. 
Sem imagem de perfil

Isabel Santos a 16.12.2014

Parabens Magda, a filhota está a crescer em graça e idade.<br />Um dia destes tens mais uma escritora em casa.<br />Adorei a expressão, bem entendida (uso do mesmo codigo) entre os jovens.<br />Espero que a professora tenha partilhado esse texto, hoje ve-se "muidos" na casa do 20/30 anos que claramente nao tiveram educação em casa. Os pais andam a "baldar-se" às suas responsabilidades.<br />Um abraço e feliz Natal.
Imagem de perfil

Carolina a 16.12.2014

Olha que a miúda tem jeito para a coisa, há pessoas com o dobro da idade dela que de certeza não teriam capacidade para escrever um texto tão objectivo e claro.
E quando um dia tiver filhos também vou optar por lhes dar tarefas (que se adaptem à idade, claro), não só por uma questão de partilha como também para aprenderem a serem autónomos.
Beijinhos
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

:D a Maggie desde sempre que escreve muito bem. Tudo porque também adora ler - é quase tão viciada na leitura como eu :p 


Sim, esse é o espirito. Se eles aprenderem, aos poucos, a fazerem as tarefas domésticas - consoante as idades, claro - vão, seguramente, ser mais autonomos e mais responsáveis.


Beijinhos
Sem imagem de perfil

Cris a 16.12.2014

E não é que a rapariga escreve bem! E, principalmente escreve coisas acertadas! Acho que deves estar babada sim!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

:D obrigado. Sim, a moça tem jeito para a escrita ehehehehe
Imagem de perfil

Sofia Margarida a 16.12.2014

Realmente é um assunto que me preocupa. saber como incutir responsabilidades quando tiver pirralhos. Porque a divisão entre casal já está mais que feita. Ele ajuda-me imenso. Se não fosse ele mal conseguia fazer encomendas todas as noites :)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

A melhor forma de incutir as responsabilidades nos pirralhos é começar cedo a dar-lhes responsabilidades. consoante as idades, claro. Vais ver que aprendem rapidamente. E se virem que, em casa, todos ajudam, ainda melhor :D
Imagem de perfil

Nathy ღ a 16.12.2014

Isso só demostra que os teus filhos têm belos exemplos em casa.
Eu defendo a divisão de tarefas, acho que é necessário. Não são apenas as mulheres que devem ter o trabalho domestico, os homem também devem ter a sua quota parte.
Sou sincera cá em casa tal não acontece. O C. acredita que as tarefas domesticas é uma coisa de mulheres. Nem um prato dele é capaz de levantar.
Por outro lado o J. apesar de viver sozinho não faz a ponta de uma corno.  Sendo filho único a mãe fez-lhe todas as vontades. Para teres a noção o raio do homem come todos os dias fora de casa. Nem sei porque tem uma cozinha...
Acho que a divisão de tarefas vem de casa. E os teus filhos parecem-me bem encaminhados :)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

o J. precisa que alguém o ensine a fazer as coisas ehehheheh. O C. devia ajudar mas também.. por aquilo que se vai conhecendo dele, não sei se alguma vez perceberá que deverá ajudar.

Todos devem ajudar em casa. Hoje em dia as mulheres trabalham como os homens e não podem chegar a casa e ter tudo por fazer. Não faz sentido.
Sem imagem de perfil

Mar Português a 17.12.2014

Tens de ser uma mãe babada mesmo :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.