Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Divisão tarefas domésticas

por Magda L Pais, em 16.12.14

family-working-family-1423457.png

Quando começamos a viver juntos - eu e o maridão - as tarefas domésticas eram divididas entre os dois. Depois vieram os filhos. E tratar dos filhos foi, desde o primeiro momento, tarefa... dos dois. Só assim fazia sentido, naturalmente.

Quando as crianças começaram a crescer, tivemos a preocupação (entre todas as outras claro) de tentar perceber como é que os haveriamos de ensinar a terem responsabilidades e a serem responsáveis?

Começamos então a dar-lhes tarefas domésticas. Adaptadas, claro, à idade. Hoje, com 13 e 11 anos, os meus filhos são responsáveis por: por/levantar a mesa, levar o lixo para a rua, passear e alimentar as cadelas, limpar as gaiolas e alimentar os coelhos. A Maggie já vai pedindo para cozinhar uma ou outra refeição (e até cozinha bem, ao contrário da mãe)...

No último teste de português que a minha filha fez, foi-lhe pedido que reflectisse sobre o seguinte tema: as tarefas domésticas devem ser partilhadas pelos homens e pelas mulheres. E esta foi a resposta que me deixou orgulhosa, felicíssima e sem palavras: 

Eu concordo com a divisão das tarefas mas acho que essa não devia ser a maior preocupação de agora.

Os homens e as mulheres partilham as tarefas domésticas, sim, mas então e aqueles com filhos? Nos casais com filhos as tarefas domésticas deveriam ser distribuídas por todos, não apenas pelo homem e pela mulher. Há casos em que os pais são "escravos" dos filhos e estes não fazem a ponta "d'um corno". E eu não acho que isso esteja certo porque eles não aprendem a desenrascar-se sozinhos e transformam-se nuns pirralhos mimados que ninguém tem paciência para aturar. E como se isso não bastasse, ficam dependentes dos pais para tudo.

Voltando ao assunto dos homens e das mulheres, a realidade está alterada sim e há mulheres com cargos muito importantes e homens que são dependentes das suas mulheres. Mas eu não gosto das observações criticas que algumas mulheres recebem por ficar em casa e fazerem as tarefas domésticas. Alguns homens também são criticados pela mesma razão e eu acho que isso não está certo. As pessoas deviam poder fazer o que quisessem com a vida delas, sem terem ninguém a criticar.

Sim, estou orgulhosa. Sim, estou uma mãe babada. Sim, estou inchada que nem um peru em véspera de Natal. Mas acho que tenho razão para isso!

Autoria e outros dados (tags, etc)


23 comentários

Imagem de perfil

Carolina a 16.12.2014

Olha que a miúda tem jeito para a coisa, há pessoas com o dobro da idade dela que de certeza não teriam capacidade para escrever um texto tão objectivo e claro.
E quando um dia tiver filhos também vou optar por lhes dar tarefas (que se adaptem à idade, claro), não só por uma questão de partilha como também para aprenderem a serem autónomos.
Beijinhos
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.12.2014

:D a Maggie desde sempre que escreve muito bem. Tudo porque também adora ler - é quase tão viciada na leitura como eu :p 


Sim, esse é o espirito. Se eles aprenderem, aos poucos, a fazerem as tarefas domésticas - consoante as idades, claro - vão, seguramente, ser mais autonomos e mais responsáveis.


Beijinhos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.