Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Doença de Crohn e médicos

por Magda L Pais, em 03.03.15

medico.jpg

Ir ao médico quando se tem a Doença de Crohn (como é o meu caso) é, muitas vezes, fonte inesgotável de desespero.

Para quem não sabe, a Doença de Crohn é uma inflamação crónica da parede do intestino e da qual eu padeço numa forma ligeiríssima, felizmente. Aliás, nos últimos anos nem sequer preciso de tomar medicação, só tenho de ter alguns cuidados básicos com o que ingiro.

E no que ingiro, inclui-se a medicação. Eu sei que há medicamentos que não posso tomar, como a Aspirina e o Nimed. E sei que, sempre que vou a algum médico, tenho de informar que tenho esta doença - ainda que ligeirinha - porque há medicamentos que me podem fazer mal. E é isso que eu faço. 

O ridículo é chegar a um consultório médico, seja com aquilo que for, ser observada e quando o médico vai passar a receita, eu informar que tenho esta doença e a resposta ser, quase sempre

ahhh e então, que medicamento quer que lhe passe?

 

como se eu fosse a médica e ele o doente. Faz sentido, certo? sou só eu que estou a ser muito miudinha, não é?

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

Ana Vale a 03.03.2015

Eu sei o que isso é. Esse confronto com uma atitude de quem deveria tomar rédeas à situação e dar-nos um rumo, e no final, quem tem de se colocar num rumo, muitas vezes somos nós. Mas sabe, hoje em dia cada um de nós é responsável pela nossa saúde (de acordo com o que a organização mundial e de saúde preconiza). Infelizmente passámos do 80 (o paternalismo médico), para o 8 (agora o doente é que decide). Parece ridículo, e muitas vezes damos por nós com esse tipo de pensamento que relatou, mas é uma situação muito comum hoje em dia, em praticamente tudo, especialmente, quando falamos em doentes crónicos.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 03.03.2015

Eu não estudei medicina e não posso, portanto, dizer o que me faz bem ou mal. Como relatei num outro comentário, felizmente ainda há médicos que, na dúvida, contactam outros de modo a evitar dar-me medicamentos que me façam mal. mas outros não fazem ideia do que me podem dar...

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.