Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Em caso de emergência

por Magda L Pais, em 20.11.14

ambulancia.gif

Foi muito falado há uns anos mas, entretanto, deixou-se morrer este conceito. Falo-vos do ECE (Em Caso de Emergência). A ideia subjacente ao ECE é que, cada pessoa que tenha telemóvel deve ter um contacto criado chamado ECE onde coloque o nome/parentesco da pessoa(s) que deve ser contactada em caso de emergência.

Infelizmente a maior parte das pessoas pensa que os acidentes só acontecem aos outros e esquecem-se que todos estamos sujeitos a eles. Muitas vezes, quando tal acontece, os bombeiros e a polícia podem ter verdadeiras odisseias para encontrar os familiares do acidentado.

Recordo-me, aqui há uns 10 anos, duma senhora que ia no autocarro comigo. Apanhava sempre o mesmo autocarro que eu, mas na paragem seguinte e depois ia no mesmo barco que eu. Um dia a senhora sentiu-se mal a meio da viagem de autocarro e eu ofereci-me para a acompanhar até casa, já que íamos para o Barreiro as duas. Só que, quando chegamos ao Terreiro do Paço, a referida senhora deixou de conseguir falar e tinha um dos lados paralisado. Chamei logo o 112 e ficamos as duas na paragem de autocarro à espera da ambulância. Quis avisar a família. Abri-lhe a mala, tirei-lhe o telemóvel… e só lá tinha os nomes das pessoas – nenhum contacto dizia filho, filha, marido… tudo com nomes, nenhum laço familiar conhecido. Peguei na carteira… e nada. Acabei por ligar a duas ou três pessoas do telemóvel da senhora a avisar do que se passava e pedi que tentassem avisar a família – se conhecessem alguém da família. Dei conta aos bombeiros destas minhas tentativas e fiquei a saber que era um problema comum. O que iria acontecer é que, do hospital, iam fazer o mesmo que eu – procurar um contacto que indicasse uma relação familiar mas que, caso não o encontrassem, iriam esperar que alguém procurasse a senhora.

(felizmente uma das pessoas a quem eu liguei conhecia a filha da senhora que me ligou, mais tarde, a informar que a senhora estava a recuperar dum AVC e a agradecer ter acompanhado a mãe e tentado contactar com a família).

Fica, por isso, aqui o conselho. Tenham sempre, no telemóvel ou na carteira (ou nos dois sítios) o contacto da vossa pessoa de emergência – com nome e parentesco. Espera-se que nunca seja preciso mas, se for preciso, podem facilitar imenso a vida a quem vos está a assistir e evitam que os vossos familiares estejam mais tempo sem saber o que se passou convosco.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

lady magenta a 08.12.2014

Tem imensa razão...Aqui À uns anos atrás, sofri um acidente grave na 2ª circular, carro capotado, saltou separadores, fiquei encarcerada...No tlm , zero números identificados com parentesco, valeu-me na altura ser membro de um clube motard e ter o dístico do clube colado na bagageira...Foi assim que chegaram À minha família... Hoje, tenho a família identificada com o ECE, porque sei sempre como saio de casa, mas nunca sei como entro... :)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.