Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Estou farta de ti!

por Magda L Pais, em 11.08.15

crianca-triste-32-218x300.jpg

 … dizia uma ilustre mãe à sua filha de 2 ou 3 anos no outro dia na esplanada do café, enquanto a miúda, sem mais que fazer, subia e descia da cadeira, empurrando-a para frente e para trás.

Gostei de ouvir… sim, claro que sim. E esta criança, a filha, claro que também. Obviamente que ouvir a nossa mãe dizer que está farta de nós é muito bom e faz maravilhas à nossa personalidade.

Fui irónica! (ou será que alguém acreditou?)

Estou farta de ti!, não gosto de ti!, que peste! , és mesmo estúpido(a)!  Ou outras variantes destas frases são coisas que não se deve, em momento algum, dizer aos filhos – e que, infelizmente, muita gente diz. Será preciso explicar que, para os filhos, os pais tem sempre razão, são os heróis, os modelos a seguir – pelo menos quando são mais novos – e, se são esses mesmos modelos que dizem que a criança é estúpida, peste ou que não merece que gostem dela, a criança vai acreditar e aceitar como sendo realidade?

Uma criança que cresce a ouvir – sobre ela – este tipo de comentários, vai-se tornar um adolescente inseguro e problemático e um adulto com maiores problemas ainda. Vai-se tornar um adolescente que não gosta dele próprio (e porque iria gostar se os seus próprios pais não gostam?) com todos os problemas inerentes a essa falta de amor-próprio. E vai tratar-vos exactamente da mesma maneira que foram tratados por vocês.

Corrijam as crianças, ensinem-nas a comportar mas nunca, nunca mesmo, digam que estão fartas delas, que não gostam delas ou que são estúpidos e burros. Façam-no com respeito e acreditem que vão ser respeitados no futuro. Fazendo-o, as probabilidades de criarem adultos seguros e com amor-próprio, são bastante superiores!

Autoria e outros dados (tags, etc)


21 comentários

Imagem de perfil

Vanessa a 11.08.2015

Naquela altura saiu um pouco a 50, mas agora já nem ligo nenhuma a isso! Cheguei a ter uma bruta discussão com a minha mãe por causa dessas coisas e por ela fazer aquilo que todas - no geral - as mães fazem: o filho de fulano não faz isso, a filha de fulana é assim e tu não. Houve um dia em que decidi meter um "basta!" no assunto, ela não gostou do que ouviu, mas comeu e calou. Desde aí tem sido normal, sei lá, acho que todas as raparigas têm uma relação fixe com as mães, de mandarem vir uma com a outra às vezes, mas correr sempre numa boa
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.08.2015

ah as comparações! coisa horrivel que alguns pais fazem e que daria novo tema :D sempre detestei essas comparações. A minha mãe, felizmente, nunca o fez. E a única vez (foi só uma que me lembre) que eu fiz uma comparaçao levei logo com a resposta de que a filha da minha mãe era eu e não a outra
Imagem de perfil

Vanessa a 11.08.2015

Isso é muito bom! Eu tenho levado com isso muitas vezes, agora são completamente raras, mas quando acontecem dou-lhe logo resposta não comeces que depois ouves o que não queres.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.08.2015

ahahahahahahaah exactamente. é uma boa politica.
sabes que, quando crescemos e passamos a fase da adolescência, vemos as coisas de uma forma mais clara e conseguimos, por isso, relevar muito. E dar as respostas certas para evitar mais confusões
Imagem de perfil

Vanessa a 11.08.2015

Eh... eu já me apercebi disso imensas vezes
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.08.2015

ahahahah e de certeza que a tua mãe também Image

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.