Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Goodreads

por Magda L Pais, em 07.08.14

 

Gosto de ler. Gosto de ter livros. Gosto de ler e reler os livros que tenho. Gosto de comprar livros para depois ler e reler, alguns vezes sem conta, outros uma ou duas vezes. São quase mil livros os que tenho em casa.

Dos autores que já conheço e sei que gosto, compro quase sem pensar duas vezes. Daqueles que desconheço, vejo a capa (até porque, por norma, é o que está logo à vista), a contra capa, leio a sinopse e, caso tenha badana, também a leio. Folheio o interior do livro e dou uma leitura na diagonal numa ou duas páginas. Se tudo me agradar, arrisco a compra sem pensar duas vezes. Quando não me agrada um ou dois critérios, tento descobrir mais, falar com alguém que tenha lido. Mas nem sempre é fácil encontrar quem tenha lido o mesmo livro que estamos a pensar comprar (ainda para mais com tanto livro que por ai anda).

Descobri, por recomendação duma amiga, um site que me ajuda nesta questão (e noutras). O goodreads.com.

O processo é simples. Sempre que um dos utilizadores começa a ler um livro, regista esse facto no site (através do ISBN, do autor ou do nome do livro). Depois, quando o acaba, o site convida a que registe a sua apreciação global (de 1 a 5) e a escrever a sua opinião pessoal sobre o livro.

A partir do momento em que cada utilizador regista a sua opinião, ela fica disponível para todos os utilizadores do site consultarem, antes de se decidirem pela compra dum livro. Se não houvesse mais nada no site, só esta opção, a de se poder consultar as opiniões de leitores de todo o mundo sobre um determinado livro, vale pelo site.

Depois temos ainda outras excelentes opções. Podemos registar quais os livros que temos. No meu caso, que aqui há uns anos tive de fazer um ficheirinho Excel com os livros porque já andava a comprá-los repetidos, é óptimo, porque assim escuso de me ralar com a actualização do Excel (além de que está disponível em qualquer lado através do site). Podemos saber que livros lemos em determinado ano (e se era nosso ou emprestado). Podemos registar que livros queremos ler (quem sabe, entre os amigos, alguém o tem e nos pode emprestar ao saber que o queremos ler).

Usem e abusem deste site. Eu já o faço.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


6 comentários

Imagem de perfil

Sofia Margarida a 14.08.2014

Parece-me bastante interessante esse site ;) Já vou investigar o assunto...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.08.2014

é bastante interessante sim :) fico à espera do resultado da sua investigação :) e já agora, se quiser, procure-me por lá. Estou registada com o email magda.pais@gmail.com
Imagem de perfil

vanita a 14.08.2014

Há quatro anos que sou viciada no Goodreads :)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.08.2014

Acho que o uso há dois anos e meio 😊
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 14.08.2014

Gosto muito da ideia!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.08.2014

é excelente mesmo. Maria, parabéns pelo merecido destaque :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.