Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Maze Runner – Correr ou Morrer

por Magda L Pais, em 31.07.15

17594808_FRj2y.jpeg

Maze Runner – Correr ou Morrer de James Dashner (vol 1)

Editado em 2012 pela Editorial Presença

ISBN: 9789722348508

Sinopse

Quando desperta, não sabe onde se encontra. Sons metálicos, a trepidação, um frio intenso. Sabe que o seu nome é Thomas, mas é tudo. Quando a caixa onde está para bruscamente e uma luz surge do teto que se abre, Thomas percebe que está num elevador e chegou a uma superfície desconhecida. Caras e vozes de rapazes, jovens adolescentes como ele, rodeiam-no, falando entre si. Puxam-no para fora e dão-lhe as boas vindas à Clareira. Mas no fim do seu primeiro dia naquele lugar, acontece algo inesperado – a chegada da primeira e única rapariga, Teresa. E ela traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo.

A minha opinião

Não vi o filme, não conheço o escritor e curiosamente nem li críticas sobre os livros. Por isso, não comecei a ler este livro com opinião formada. Comprei-os a pedido da minha piolha e agora chegou a minha vez de os ler.

Thomas acorda quando está num elevador. Sabe que é um elevador, que se chama Thomas mas não sabe mais nada. Não tem qualquer recordação palpável da sua vida até aquele momento. Quando a caixa pára, Thomas sai e está numa clareira desconhecida com imensos rapazes à volta e que lhe dão as boas vindas. Thomas tem imensas dúvidas sobre tudo mas, ao mesmo tempo, tem a sensação que chegou a casa. Tudo é novo para ele, inclusivamente as regras rígidas pelas quais aquela sociedade de adolescentes se rege. Aos poucos e durante as primeiras 24 horas, consegue perceber que os jovens já ali estão à dois anos, que recebem, regularmente, comida através da mesma caixa e que, fora da clareira, está um labirinto que é habitado por Magoadores. Diariamente as portas da clareira abrem-se e os exploradores (um grupo escolhido dos jovens) sai para explorar. Ao fim do dia as portas fecham-se e quem esteja do lado de fora morre. Essa é a regra principal da Clareira, não ficar do lado de fora quando as portas fecham ao do dia.

Um dia depois de Thomas chegar à Clareira chega mais alguém pela Caixa. Uma rapariga que traz, como mensagem, que é a última e que tudo irá mudar. Thomas, entretanto, desobedece à regra principal e fica do lado de fora da clareira e consegue sobreviver. E a partir daí começam as mudanças. E a primeira é que as portas não se voltam a fechar. Terá o grupo alguma hipótese de sobreviver aos Magoadores?

Distopias. Estas foram as férias das distopias. Umas melhores, outras piores e outras assim assim, como é o caso desta. Não direi, de todo, que é o melhor livro de sempre mas lê-se bem, é um livro interessante e que nos faz questionar o que virá na página seguinte. Não sei se o filme é melhor ou pior (porque não o vi) mas o livro merece uma leitura.

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

Sem imagem de perfil

Limonada a 31.07.2015

O filme também é bom!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 31.07.2015

Fico sempre com algum receio de ver filmes baseados em livros. Normalmente corre mal para o lado do filme...
Imagem de perfil

Maria Alfacinha a 31.07.2015

Magda, a papa-livros (dito em tom de inveja, claro!).
Não conheço este autor em particular mas, em abono da verdade, não sou grande fã de distopias, reservando algumas excepções, como os clássicos 1984 ou o Admirável Mundo Novo, para citar os que me lembro. 
De resto, não vejo filmes por causa dos livros mas a inversa já é verdadeira. Quando vi "Memórias de uma Gueixa" fui a correr comprar o livro e adorei os dois, de forma diferente, é certo. Por outro lado nunca consegui ler um Harry Potter até ao fim, mas adoro os filmes Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 31.07.2015

eu gosto de distopias :D sou quase tão distópica como os livros ahahahahahahahahahah


agora que as férias estão no fim, o ritmo de leitura também vai abrandar. Infelizmente. Pelas duas coisas...
Imagem de perfil

Nathy ღ a 31.07.2015

Vi o filme e não fiquei fã. A história é confusa. Terei que ver novamente e pretendo ver o 2º que sai este ano, acho eu :D

E com este os 90 livro já foram, certo? loool
Imagem de perfil

Magda L Pais a 31.07.2015

o próprio livro é confuso ao inicio. Agora que acabei o segundo e já estou no terceiro (vou escrever agora a critica do segundo) já há muita coisa a fazer sentido.


Nã... só li 14 nestas férias. Vá, 15 com o segundo do Maze Runner. Ainda tenho uns quantos lá em casa à espera. Uns 70...
Imagem de perfil

Nathy ღ a 31.07.2015

Nem sabia que existia um 3º livro -.-'

Opáhh isso é que foi ler nas férias. Eu em todo o verão do ano passado li apenas 2 livros. Este ano até estou a ler mais... mas mesmo assim não consigo apanhar-te... Leio tão pouco no verão :D
Imagem de perfil

Magda L Pais a 31.07.2015

ehehehehhe há um terceiro e eu já o estou a ler :D
pois, já tínhamos falado sobre isso uma vez, eu leio muito mais nas férias que quando estou a trabalhar
Imagem de perfil

Nathy ღ a 31.07.2015

Nisso somos o oposto. Mesmo com o trabalho e a faculdade sou capaz de ler 3 a 4 livros por mês. Mas isso tem uma explicação: passo muito tempo nos transportes públicos. Sou da opinião que quando acabar a faculdade, tirar a carta e tivero meu carro passo a ler muito menos...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.