Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


O burkini e uma guerra parva

por Magda L Pais, em 24.08.16

As autoridades francesas resolveram proibir o uso do burkini e eu, que sou burra, não consigo, por mais que queira, entender as razões que levaram a tal proibição.

mw-860.jpg

Aliás, acho imensa piada, confesso, ao facto de uma das alegações ser que estão "demasiado cobertas". Expliquem-me lá qual é mesmo o problema de estarem demasiado cobertas?... apanham menos sol, menos probabilidades de terem cancro na pele e estão, à maneira delas, confortáveis.

Claro que percebo que - supostamente - a França é um estado laico e o burkini "demonstra, de forma ostensiva, a pertença a uma religião" (dizem eles). E a minha pergunta é: porque é que as pessoas não podem demonstrar que pertencem a uma religião? Viver em liberdade não é (também) respeitar as raças e os credos de cada um ou, de outra forma, respeitar, entre outras coisas, o que cada um quer (ou não) vestir?

mw-860 (1).jpg

Ou será que a França - onde nasceu o conceito de liberdade, igualdade e fraternidade - se esqueceu do que isso significa? na prática o que a França está a fazer é o mesmo que criticam nos países muçulmanos - aqui vestem-se à minha maneira e não à vossa!

Há quem use bikinis sem corpo para isso. Há quem use leggins e se torne num atentado visual. Há quem use roupa de um ou dois tamanhos mais abaixo e que fique com tudo exposto. Há quem use vestidos justos, tenha 60 anos e não use soutien. E há quem use burkinis.

Cada pessoa pode e deve vestir aquilo com que se sinta bem. Seja lá o que for. Sem que o estado meta o nariz.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


2 comentários

Sem imagem de perfil

Sandra Wink.Wink a 24.08.2016

Magda, na minha opinião a proibição do burkini tem muito mais que se lhe diga. Acredito que para estas mulheres é impensável mostrar o corpo, é como se tivessem nuas, mas sei também que são assim porque foram educadas dessa forma. Não existe liberdade quando uma ação e ou pensamento existe, porque foi semeado no cérebro. Antigamente em Portugal as mulheres que andavam de calças eram mal vistas. Mas as mulheres decidiam não usar calças porque não gostavam ou porque ficava mal ? Lá está liberdade condicionada.
Considero o uso do Nikab, Burca ou Hijab como um atentado á liberdade da mulher, simplesmente por é imposto. É recomendado o uso das vestes que cobrem as mulheres muçulmanas a partir do momento da primeira menstruação, para as resguardar e proteger a sua honra dos olhares lascivos dos homens. Aqui é que está o busílis da questão. Proteger dos olhares de desejo dos homens?!! Então lá porque os homens não conseguem conter o formigueiro lá em baixo, as mulheres têm que andar tapadas? Esta é a verdade por detrás destas vestes. As coitadas são ensinadas que se provocarem o desejo a culpa é delas. Se pensarmos bem a obrigatoriedade de se tapar se for mulher não vem só do islamismo, e então as freiras? e as nossas avós que quando ficavam viúvas passavam a usar um lenço na cabeça?
Há um comentador português (agora não me lembro o nome) que disse logo no inicio da crise dos refugiados que esta guerra contra a radicalização islâmica não se vai ganhar com armas mas sim com o ensino e educação das pessoas, e este é um processo longo e difícil.
Vistam o que quiserem na praia, mas porque querem e não porque são impostas e estas decisões tão polémicas para mim fazem sentido. Somos europeias , somos livres e se essas mulheres querem gozar desta mesma liberdade comecem a questionar os reais motivos que as levam a andar tapadas, e por favor abracem a liberdade de escolha.
Considero triste que se tenham que fazer leis contra o uso deste vestuário, mas tenho a convicção de que se permitirmos, daqui a alguns anos seremos todas obrigadas a usar.  Concordo com a lei e acho que não é uma limitação á liberdade destas mulheres em especifico, mas sim uma limitação á educação que lhes é dada.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

mas porque é que os europeus tem de impor a sua maneira de pensar? não estou a dizer que nós estamos errados, estou apenas a dizer que não temos de impor e muito menos legislar sobre a roupa que cada um veste. 
Condenamos os paises muçulmanos que obrigam as mulheres europeias a que, quando os visitam, usem lenço. Mas quando somos nós a obrigar já é correcto? é contraditório, não concordas?
Não quero com isto dizer que o uso da burka por razões religiosas é correcto. Mas sabemos que todas as religiões tem coisas parvas (a católica incluida) e não é por isso que deixamos de as professar e de as respeitar. 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.