Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


O circo do Panteão

por Magda L Pais, em 16.03.16

Vi, aqui à momentos, uma noticia (nem sei bem onde) que dava conta que há quem esteja a pedir que as cinzas de Nicolau Breyner sejam colocadas no Panteão Nacional.

Faz sentido. Aliás, já fez sentido que Eusébio fosse para lá, agora vai o Nicolau. E a seguir vai o Mário Soares, depois Eunice Muñoz e a seguir a Lídia Jorge. Segue-se Júlia Pinheiro e ainda Cristina Ferreira. E Teresa Guilherme e José Carlos Malato mais Passos Coelho e Sá Carneiro.

E já agora o Zé dos Plásticos, o Ti Manel das Iscas e a Balbina. E eu que pago os impostos a horas e a minha mãe que é uma mulher fantástica e o meu avô - o primeiro homem que amei, a par e passo com o meu pai que, já agora, também lá merece um lugar.

...

Tenho todo o respeito e consideração por Nicolau Breyner assim como tinha por Eusébio mas acho que se está a vulgarizar a ida para o Panteão. Supostamente o Panteão acolhe os túmulos de grandes vultos da História portuguesa mas a verdade é que, neste momento, já não se percebe bem que critério leva a que os túmulos lá seja colocados. Aliás, no caso do Eusébio nem sequer passou o tempo que é suposto o caixão estar enterrado e, no caso  do Nicolau, as cinzas ainda nem sequer arrefeceram.

E temos ainda o problema do espaço. O Panteão é um espaço limitado. Vão passar a obrigar os grandes vultos (ou mesmo só os vultos...) da história portuguesa a optarem pela cremação? ou será que vão arranjar uma grande távola redonda que vá rondando e mostrando os caixões à vez? Ou fazem-se umas prateleiras até lá cima e metem-se os caixões por ordem alfabética e com um elevador panorâmico? Também se pode ter, na entrada, um chapéu com cartões e cada turista pode tirar do chapéu quatro ou cinco cartões correspondentes aos quatro ou cinco túmulos que pode ir ver.

Será que sou a única a ver o ridículo a que estamos a chegar?

Autoria e outros dados (tags, etc)


45 comentários

Imagem de perfil
Confunde-se tudo neste país. Pais dos três F que 'justificou' a ida do Eusébio. Três Fm e agora televisão/teatro. Ta,bem admiro muito o Nicolau, mas daí a ir para o panteao vai um bom bocado. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

eu tambem os admiro (mais o Nico que o Eusébio) mas... lá está, é um exagero
Sem imagem de perfil

Carlos a 16.03.2016

Completamente de acordo!
Não creio que consigam fazer com que as cinzas dele sigam para o Panteão! Foi uma grande perda para a cultura é verdade, mas mais que ele  será um dia Ruy de Carvalho ou Eunice Muñoz!
Não serei de acordo se o Nicolau tiver honras do Panteão.
Como disse é vulgarizar um local onde apenas descansam os grandes vultos da história Portuguesa! 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

Confundem-se as coisas em Portugal. Mistura-se reconhecimento - que, efectivamente eles merecem - com honras de Panteão. Aliás, só o tempo poderá dizer quem tem ou não honras de Panteão. Daqui a 200 anos, quem for visitar o Panteão vai lá saber quem é ou deixa de ser Eusébio?
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 16.03.2016

concordo contigo a 200%.
Acho que o Panteão está a ser vulgarizado. Daqui a bocado nada mais é que um cemitério de celebridades. 
Se calhar quando as pessoas que integram(integraram) aqueles reality shows começarem a bater as botas também lá há um "cantinho" cara ela.
Começou a descambar com o Eusébio (com todo o respeito que tenho pela figura futebolística que era) e agora vamos por aí a fora.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

Olha, o José Maria que ganhou o primeiro Big Brother também devia ir para lá... haja paciência!
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 16.03.2016

ahahahah... é mais ou menos isso mesmo!! 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

Image o melhor será termos cuidado que, se alguém lê isto ainda aproveita a ideia
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 16.03.2016

Ao menos ganhava alguma alguma "fama".
Se não a tem em vida...ao menos depois de morto!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.03.2016

mas ele teve alguma em vida. E agora só lhe falta o Panteão. Se pensares bem... ele também merece :p
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 17.03.2016

Sim aqueles 5 minutos de fama e .... já foi!
Agora indo para o Panteão...isso é outra loiça! Image
Imagem de perfil

Just_Smile a 16.03.2016

Ouvi a notícia de lance e ignorei, assim como tentei ignorar na altura do Eusébio... A verdade? É que somos demasiado incultos como sociedade para compreender o conceito e a palavra 'panteão'e então toca a mandar para a lá toda a gente que foi mais de um ano na televisão. Compreendo a importância do Eusébio no nosso desporto e do Nicolau na nossa televisão, mas nenhum deves inventou a cura para o cancro, certo?...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

exactamente! somos pequeninos, um pais muito pequenino que nos leva a achar que um bom actor ou um bom futebolista é um grande vulto da história 
Sem imagem de perfil

Ana a 16.03.2016

A Cristina Ferreira sim Image. De resto sem comentários, tudo vira moda neste país.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

ahahahahahahahaahahahahahahaahah e a Júlia Pinheiro não? olha que ela também tem uma revista
Sem imagem de perfil

Ana a 16.03.2016

Sim mas a Cristina Ferreira é a Cristina Ferreira Image
Mas neste momento o Panteão passava a ser uma experiência virtual, imagino as pessoas a passarem ao pé dos restos mortais da Cristina Ferreira e da Júlia Pinheiro, um mecanismo acionava-se e  as vozes melodiosas (not) delas ecoavam por todo o monumento. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.03.2016

ahahahahahahahahahahahahha muito, muito bom! credo, as vozes delas deviam ouvir-se no Tejo. Em dias maus :p
Sem imagem de perfil

Ana a 16.03.2016

Só agora percebi o fim do teu comentário. A Júlia Pinheiro também tem uma revista????????!!!!!!!!!!!!! Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.03.2016

nem me digas nada, li poucos minutos antes de comentar que a Júlia Pinheiro agora tem uma revista chamada "Júlia". Original, não achas?
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 16.03.2016

Concordo com tudo, menos com brincares com o Ti Manel das Iscas - com comida não se brinca.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

e se for com o Ti Manel dos Maranhos?
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.03.2016

tava a ver que não. Só não percebo porque queres excluir o Artur
Sem imagem de perfil

Hélder Oliveira a 16.03.2016

Concordo plenamente.
Isto está a tornar-se um exagero! Na televisão exatamente igual, não se fala de outra coisa! Eu também gostava do senhor, mas bastou ele morrer para depararmo-nos com fotografias espalhadas nas redes socias, reportagens dele, entrevistas, etc.
Se fosse meu familiar eu não iria gostar nem um pouco desta história! As pessoas deveriam respeitar o luto. Já chega, deixem o senhor descansar em paz.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.03.2016

transformamos tudo num circo mediático. as televisões transmitem velórios em directo, estão nos funerais, não respeitam nada nem ninguém. E o povo, pequenino, vai atrás. De repente o morto é o maior, sabemos tudo sobre tudo dele e somos fãs de quem morreu. Não será o caso do Nicolau mas de outros como ele. E este ano que já tantos conhecidos levou mostrou-me isso mesmo. 
Imagem de perfil

JP a 16.03.2016

Concordo totalmente contigo! Não me faz sentido nenhum agora vulgarizar-se a ida para o panteão....não é qualquer um (não me levem a mal) que deve lá ir!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.03.2016

Estamos a chegar a um ponto em que as figuras histórias não vão para o Panteão. Mais não seja porque vai deixar de haver espaço
Imagem de perfil

JP a 17.03.2016

Ficam em stock para exposições temporárias Image
Imagem de perfil

Andy Bloig a 16.03.2016

O Panteão é para honrar "aqueles que levaram Portugal ao Mundo" e "defenderam o interesse do nosso país perante todos os outros". 
Este é o lema que está à entrada do próprio monumento. 
(E o Eusébio entra nestas contas, foi o jogador que ajudou a catapultar a nossa selecção e um clube nacional para um lugar onde Portugal nunca conseguiria chegar, numa altura complicada do mundo.) 
E, nesse ponto, o Nicolau não tem "tanto valor". Tem muito valor para a nossa sociedade e para os meios televisivos. Só que, pensar em dar-lhe honras de Panteão é dizer que ele levou Portugal ao mundo, o que acaba por ser demasiado. Sim, foi dos impulsionadores da Telenovela Portuguesa. Criou aquela que é a maior empresa de produção de novelas e séries Portuguesas. Foi um vulto do teatro. No entanto, falta-lhe a parte de levar Portugal ao mundo. Uma das novelas produzidas pela empresa que ele criou, ganhou um Emmy. É verdade, no entanto, não é por aí que Portugal ficou falado no mundo da televisão. 
Se for para o honrarem, que arranjem uma das salas de espectáculos do país, que estão a desaparecer, dando-lhe o nome dele. Essa é a maior honra que podem fazer a um artista: deixar algo que represente e exprima aquilo que a pessoa sempre pensou e fez em vida. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.03.2016

essa do Eusébio entrar nas contas do Panteão é subjectivo. Mais um bocadinho e o Ronaldo, o Figo e outros que tais também deviam ir para lá. Abre-se uma ala dedicada ao futebol?
Imagem de perfil

Andy Bloig a 17.03.2016

Não é ser futebolista... se fores por aí, também o que estão lá a fazer a Sophia de Mello Breyner Anderson? Ou a Amália? Ou o Humberto Delgado? 
Eram alturas diferentes. Em 1960 Portugal era um dos escorraçados da Europa. Não tinhamos apoiado a aliança vencedora da guerra mundial, existiam fortes suspeitas que até tinhamos ajudado a Alemanha e o Futebol estava a crescer. Uma ditadura liderava o país e não apoiava as ideias daquela comunidade europeia (os mesmos que, agora, apontam facas uns aos outros com ameaças de falências financeiras e sociais). Foi pelo futebol que a Europa nos começou a reconhecer. Foi no campeonato do mundo de 1966 que o mundo se voltou a lembrar que Portugal existia. A Europa conheceu um clube pequeno português pela batuta de um jogador que liderava os outros 10. 
Neste momento, não estou a ver mais ninguém dos últimos 50 anos a ter lugar de destaque para poder ir para o panteão. Escritores, deixava o Saramago como única hipótese, não pode acontecer. De resto, para pensarem num político, teriam de meter lá mais (talvez o Professor Cavaco Silva já tenha mandado reservar a ala poente já que o Passos Manuel não foi para lá...). E jogadores de futebol, podem ter levado a nossa bandeira lá para fora... só a hastearam porque um outro já a tinha lá deixado. Nestes últimos 30 anos é fácil chamar a atenção.
Lá por o Cristiano ser o melhor do mundo ou o Figo também o ter sido, aquele lugar de destaque não está nem próximo do que era há 50 anos atrás. Se metes lá o Figo ou o Ronaldo, terias de guardar lugar para cantores ou banqueiros... porque fizeram a mesma coisa. 

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.