Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Odeio o meu trabalho?

por Magda L Pais, em 29.06.15

termos.jpg

 

Chegou cá alguém à procura de testemunhos de quem odeia o seu trabalho. Não sei, sinceramente, a que texto acedeu porque eu sou daquelas pessoas que gosta do que faz e faz o que gosta.

Comecei a minha vida profissional muito cedo. Não tinha – não tenho – feitio para estar parada demasiado tempo e as férias de Verão, por melhor que me soubessem, chegava a um ponto e estava em desespero pela inactividade. Acho que tinha 15 anos quando fui, como voluntária, para uma creche ajudar com os miúdos quando iam para a praia. À tarde ou em dias que não pudesse ir, dava uma mão (ou mesmo as duas) no escritório.

Dai para a frente nunca mais parei nas férias de verão. Contei pregos e parafusos (entre outras coisas) para o inventário duma drogaria, colaborei na contabilidade duma loja de materiais de construção, vendi livros numa livraria (ohhh emprego de sonho, rodeada de livros por todo o lado), vendi material de papelaria. Gostei de todos os trabalhos – até mesmo do inventário – porque em todos aprendi alguma coisa.

Mais tarde tirei um curso de informática e trabalhei uns meses num part time nessa área na mesma entidade em que tinha tirado o curso. Aprendi coisas novas e claro que também gostei.

Pouco tempo depois um curso em revisão de contas deu-me direito a um estágio numa SROC a que se seguiu o meu primeiro emprego a sério. Confesso que gostava imenso do que fazia mas não gostava nem do ambiente nem de estar fechada num gabinete das 9h às 18h, sempre com as mesmas pessoas.

E chegamos a Abril de 1997 e a possibilidade de vir para o meu actual local de trabalho. E, desde essa altura, sinto-me realizada profissionalmente. É verdade que o que faço pouco ou nada tem a ver com a minha formação académica mas tem muito a ver comigo. Apesar de estar num aquário – nome que dou aos gabinetes de vidro onde só falta termos de abrir e fechar a boca a intervalos regulares para sermos autênticos peixinhos – a verdade é que tenho um excelente relacionamento com quem trabalha directamente comigo assim como com a hierarquia. Os dias não são monótonos porque atendemos ao público. E que público. Os clientes mais novos terão, em média, 17/18 anos – são jovens à procura da primeira casa para arrendar ou que vem estudar para a faculdade e precisam duma casa para residir. O cliente mais velho esteve cá a semana passada. Tem 98 anos e uma mente saudável num corpo saudável. Conversar com ele é fantástico, pela experiencia de vida que ele tem. Temos clientes que não sabem ler nem escrever e outros que somam mestrados e doutoramentos. Outros que não sabem onde vão buscar o dinheiro para a próxima refeição e alguns que nem sabem o dinheiro que tem.

Com todos, mas mesmo com todos, aprendo alguma coisa. Seja pela positiva ou pela negativa. A aprendizagem, aqui, é fundamental e o gosto pelo trabalho torna-se ainda mais agradável.

É por estas razões que eu digo que gosto do que faço e faço o que gosto. Aqui, neste blog, o que se pode encontrar é testemunhos de quem gosta mesmo do seu trabalho e não de quem o odeia.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

Rute Justino a 29.06.2015

Já tiveste um bom percurso, uma lutadora ;)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.