Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Peditórios e afins

por Magda L Pais, em 09.05.15

untitled.png

Já expliquei aqui, em tempos, que não dou dinheiro a sem abrigos e/ou pedintes porque já me senti, várias vezes, enganada. E porque? Entre outras, porque quando lhes oferecia comida - a razão pela qual, alegadamente, estavam a pedir dinheiro - recusavam. Ora uma pessoa que precisa de ajuda para uma coisa não a recusa, não acham?

Passei, por isso (e não só) a dar comida quando aceitam. Se não aceitam, olhem, temos pena (ou então não, que eu não sou nenhuma ave) mas dinheiro não levam.

A outra hipótese para ajudar é estarem a vender artesanato ou bens que tenham. Não me faz confusão alguma comprar o produto do trabalho ou um livro, um quadro ou coisa que o valha para ajudar. E nem precisam de se fazer de desgraçadinhos e de me tentarem impingir uma vida desgraçada. Se gosto, se quero, compro. Não gosto ou não quero, não compro. Assunto arrumado!

Vem isto a propósito duns peditórios que andam, outra vez, a circular por ai. De pessoas que nos tentam impingir desgraças atrás de desgraças e que pedem ajuda - para arranjar os dentes, para comprar uma máquina, para uns sapatos ortopédicos, etc. Dão o NIB assim como quem não quer a coisa e dizem que só assim conseguem o que precisam porque o tio, o primo e o canário estão desempregados. Depois acabam por ser vistos, num centro comercial, a fazer birras à porta duma qualquer loja, para que os pais, que afinal estão de boa saúde e até tem um ordenado regular, lhes comprem coisas que não precisam. Ou então, quando alguém dá algumas dicas de como apresentar melhor o artesanato ou os bens que tem para venda, respondem torto e sem maneiras, mostrando que, afinal, talvez não precisem tanto.

Não me faz confusão, volto a dizê-lo, a venda de bens usados, sejam lá eles quais forem. O OLX e o Custo Justo vivem precisamente disso e há centenas de grupos no Facebook onde se pode vender e trocar o que não se quer. Desde que haja troca efectiva do bem, por mim é na boa.

O que não é na boa é ver apelos, das mesmas pessoas, para que lhes transfiram dinheiro para a conta porque precisam de ajuda e são uns desgraçados. E mais confusão me faz porque essas pessoas já foram apanhadas na malha da verdade e a opção foi por mudar a conta, abrir outro blog e alá que daqui vai mais um peditório. E os pategos que caiam, pois claro.

Cuidado, muito cuidado, a todos os que caiem nestas esparrelas. Comprem tudo o que queiram e esteja à venda mas não dêem dinheiro nestes peditórios que podem ser falsos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


104 comentários

Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

Qual processo isto na net é o pão nosso de cada dia...Lá nesse fórum onde vou aparecem pessoas a dizer que têm os cães a morrer e precisam de dinheiro, vais a ver e a estória tem anos. Afinal não fui a única a achar que aqueles livros eram um bocado caros (tipo 18 euros), ao menos ninguém saiu lesado...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

sim, os valores eram elevados. Ainda para mais quando há tantos grupos no facebook a vender livros usados. Comparando preços.... evitamos cair na esparrela
Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

O que quero dizer é tipo se tens dificuldades financeiras, como disse o senhor corvo, como vais comprar livros bué recentes a 18 euros?
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

Ah sim, por ai também, claro. é tudo muito incongruente
Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

No caso do meu o preço era a metade sem os portes...Achei ok. Se o objectivo não era burlar, seria carência de atenção? Tb acontece...Eu comentava lá as vezes, faço o mesmo se alguém em algum blog diz que lhe aconteceu qualquer coisa...No fundo a gente sabe lá.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

a questão é precisamente essa. é como a história de Pedro e o lobo. Tantas vezes somos enganados que depois ficamos de pé atrás com tudo.
Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

Vou mas é aderir ao face...Quantas coisas interessantes tenho andado a perder!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

há vendas de livros - imensas - por valores bastante apetecíveis. há umas semanas comprei um por € 10,00 que custa 14/15 nas livrarias. Se mais razões não houvesse, essa já compensava ter facebook

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.