Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Porquê Stone Art?

por Magda L Pais, em 18.12.17

stoneart.png

Têm surgido, nos últimos tempos, algumas perguntas sobre o porquê do nome do blog. Stone Art? que raio de nome é este?

Podia só dizer que me deu na real gana mas o problema é que eu não consigo, por mais que tente, mentir, e dizer isso seria mentir com quantos dentes tenho na boca. Por isso cá vai a história (que acho anda já por ai algures na blogosfera).

Até 2007 eu não escrevia. Quer dizer, escrevia o que todos escrevemos, claro (com muito ênfase para actas de assembleias de condomínios…) mas não de forma criativa. Em 2007 inscrevi-me em dois sites de escrita criativa - o Luso-poemas.net e o Escritartes - tive de escolher um nick/pseudónimo porque não queria identificada. Escolhi, na altura, o nome do poema que mais gosto: Pedra Filosofal

Na altura apenas lia e comentava, nunca pensei em escrever (sou mais das leituras, pois, já se sabe). Mas fui sendo desafiada por outros utilizadores para passar a publicar textos meus. Com alguma dificuldade lá cedi e comecei a escrever naquele site.

Aos poucos, entre as escritas e os comentários aos outros, foi desaparecendo a minha necessidade de estar anónima mas o nome manteve-se. Só que a malta não se ajeitava com dois nomes e começou a tratar-me apenas por Pedra. De Pedra a Stone foi um instantinho.

Já em 2008, eu e mais um grupo de amigos estávamos a organizar um evento e todos – excepto eu – tinham um blog. Daí que, numa determinada noite, eles decidiram que eu devia ter blog e foram eles que o criaram, no Blogspot. (a minha aselhice informática já é antiga).

E nome para o blog? bem, eu nunca tinha pensado ter um, nem sequer achava que fosse necessário e por isso o nome foi dado pelo Paulo, um dos impulsionadores da minha escrita. Obviamente se o meu nick era Stone, Stone teria de estar no nome. E como era para publicar as minhas coisas, “a minha arte”, ficou stoneart. Acrescentou-se Portugal porque é o meu país, que eu adoro (apesar de tanta coisa que, por cá, me desilude) e porque stoneart já existia, no Blogspot. Ficou então stoneartportugal.

Quando me mudei, de armas e bagagens para o SAPO Blogs fiz questão de manter o nome do blog pelo significado que tem. Por uns tempos, e apesar de ter a foto e de estar perfeitamente identificada, mantive, como nome de autora, Stone. Só mais tarde passei a colocar como nome de autora o meu, Magda, mas o nome do blog foi sempre mantido porque o carinho que tenho pela Stone mantêm-se – afinal foi como Stone que comecei a escrever.

Obviamente quando decidi que era altura dos meus livros terem a sua própria casa, o nome foi o mais fácil de escolher - Stoneartbooks

A semana passada, com a nova decoração, decidi deixar cair o Portugal e ficar apenas Stone Art (já vos disse que adoro a nova decoração?).

E pronto, resumidamente é isto. Fará dia 12 de Janeiro dez anos que tenho o blog. Já passei por várias fases - escrever todos os dias, escrever quando me apetece, obrigar-me a escrever ou não escrever de todo. Mas vou-o mantendo e espero, agora, voltar a fase de escrever mais. Afinal aprendi a gostar de escrever (mas não digam ao Paulo Afonso Ramos, ao José Ilídio Torres ou à Vera Silva - entre outros - senão, dez anos depois, ainda me vão chatear a moleirinha a dizer que eles bem que tinham razão).

Entretanto...

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Conhecem o meu blog sobre livros?

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

miss queer a 18.12.2017

que história tão bonita! 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.