Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

StoneArt Portugal

Coisas soltas da vida que povoam o meu quotidiano. Sem amarguras nem fatalismos, com aceitação, simplicidade, ironia e alegria. Eu e os meus livros. Sejam bem vindos a esta minha casa.

StoneArt Portugal

Coisas soltas da vida que povoam o meu quotidiano. Sem amarguras nem fatalismos, com aceitação, simplicidade, ironia e alegria. Eu e os meus livros. Sejam bem vindos a esta minha casa.

Qual é o seu Tipo de Inteligência?

18121626_ZqwL5.jpeg

O fim de semana de respostas a desafios não podia estar completo sem responder a este que a Barbara me deixou no blog dela.

É um teste para tentar perceber qual o meu tipo de inteligência. Em cada pergunta podem escolher-se 2 ou 3 alíneas mas preferencialmente só uma. Ora vamos lá a isto:

1. Os melhores momentos que recorda da escola são:

(  ) a) A declamação de um verso para amigos e colegas.

(x) b) Fui o mais rápido a completar um exercício de matemática.

(  ) c) A representação de uma peça de teatro.

(  ) d) Explicava muito bem aos meus colegas onde ficava e como poderiam ir até minha casa.

(  ) e) Fazia concertos musicais de que todos gostavam.

(x) f)Todos os meus amigos vinham ter comigo para desabafar sobre os problemas deles e eu conseguia exprimir facilmente o que sentia quando se zangavam comigo.

(  ) g) Fazia desenhos com que as pessoas ficavam admiradas.

(  ) h) Adorava fazer reciclagens.

2. No Ensino Secundário gostava de:

(  ) a) Imitar cantores famosos.

(  ) b) Entregar-me de corpo e alma a todas as paixões e pensava que seriam eternas.

(x) c) Perdia-me em visitas a museus.

(  ) d) Explorar com a minha bicicleta (ou outros meios) por todos os cantos da cidade.

(x) e) Participar em jogos de palavras de grupo e debates polémicos a respeito de opiniões.

(  ) f) Realizar jogos de grupo com cálculos mentais.

(  ) g) Aventurar-me a desmontar objectos ou electrodomésticos de lá de casa.

(  ) h) Executar jogos imaginários com viagens fantásticas.

3. Quando preciso de descontrair ou de relaxar:

(  ) a) Desenho aleatoriamente.

(  ) b) Vou caminhar na natureza.

(x) c) Gosto de escrever.

(  ) d) Faço puzzles.

(  ) e) Ouço música no volume mais alto possível.

( ) f) Desabafo com os amigos.

(  ) g) Danço sem parar.

(  ) h) Distraio-me a arrumar objectos de casa.

4. Uma boa forma de me entreter num encontro amoroso é:

(x) a) Fazer um passeio de barco a dois.

(x) b) Ter uma boa discussão sobre uma assunto actual.

(  ) c) Passear num museu de arte contemporânea.

(  ) d) Enumerar factos importantes.

(  ) e) Uma boa conversa a dois de entreajuda.

(  ) f) Um bom momento de expressão corporal, como dançar, participar numa peça de teatro.

(  ) g) Fazer um puzzle de 3D.

(  ) h) Ouvir uma música a dois sentados no carro.

5. As melhores férias possíveis:

(x) a) Passear em diferentes espaços da natureza.

(  ) b) Fazer palavras cruzadas ou sudoku.

(  ) c) Estar num lugar tranquilo para escrever o livro da minha vida.

(  ) d)  Realizar longos passeios a pé.

(x) e) Conviver, sair e divertir-me com os meus amigos.

(  ) f) Ouvir concertos de música que nunca ouvi.

(  ) g)  Desenhar num lugar tranquilo

(  ) h) Apreciar as estruturas arquitectónicas dos locais que visito.

6. Uso a internet para:

(  ) a) Utilizar chats de conversa para conhecer pessoas e novas realidades.

(  ) b) Realizar jogos de Arcádia.

(  ) c) Explorar cidades pelo street view.

(x) d) Pesquisar textos de autores desconhecidos.

(  ) e) Apreciar danças em diversos vídeos.

(  ) f) Analisar novas formas de arte.

(  ) g) Explorar novos cantores, novas músicas e novos ritmos.

(  ) h) Ouvir músicas que me reportam a passeios na natureza.

7. Se comprar um carro, o que mais tenho em conta é:

(  ) a) Perceber o seu funcionamento binário.

(x) b) Se me sinto confortável no banco.

(  ) c) O espaço que tem o habitáculo.

(  ) d) Se os meus amigos vão gostar de me ver nele.

(  ) e) As linhas aerodinâmicas do veículo.

(x) f) O consumo/gastos e a emissão de gases poluentes.

( ) g) Ler o manual.

(  ) h) O barulho do motor.

8. Quando tenho um problema resolvo-o a:

(x) a) Caminhar para desanuviar a cabeça.

(  ) b) Escrever missivas sobre o assunto.

(x) c) Enumerar e recapitular diferentes acontecimentos idênticos porque já passei no passado.

(  ) d) Pinto.

(  ) e) Jogo xadrez.

(  ) f) Vou-me entreter com a terra (plantar, cavar, semear) ou caminhar sobre a relva.

(  ) g) Falo horas a fio sobre o mesmo.

(  ) h) Danço ao som da música até me cansar e não pensar mais no problema.

9. Eu classifico a minha maneira de ser como:

(  ) a) Detalhista.

(  ) b) Musical.

(  ) c) Artista.

(  ) d) Comunicativo.

(  ) e) Ágil.

(  ) f) Ecologista.

(  ) g) Amigo ou sensível.

(x) h) Racional.

10. Gosto de aprender através de:

(x) a) Passear na natureza.

(  ) b) Expressão artística.

(  ) c) Discussão de casos pessoais.

(  ) d) Histórias e músicas.

(  ) e) Actividades estruturadas passo a passo.

( ) f) Demonstrações e experiências.

(  ) g) Exercícios de análise de factos, dados e números.

(x) h) Ler livros.

Confira o seu tipo de inteligência 

Perguntas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
a) A E G H H F B C D H
b) B F H A B B C A E G
c) C G A G A D D B G F
d) D H B B C A F G A E
e) E A E F F C G D C D
f) F B F C E G H H H C
g) G C C D G E A F F B
h) H D D E D H E E B A
 

A letra em que obtiver maior número de respostas será a que corresponde ao seu tipo de inteligência mais desenvolvido.

A

Inteligência Verbal ou Linguística:
Habilidade para lidar criativamente com as palavras, tanto em expressão oral como escrita; possivelmente é a mais fácil de se compreender numa pessoa, pois a forma de comunicação verbal é um modo de expressão das habilidades de cada um. Este tipo manifesta-se em escritores, oradores, políticos, formadores, professores, pessoas que elaborem relatórios, cartas comerciais, petições judiciais,e outros documentos que exijam uma clara redacção de texto.

B

Inteligência Lógico-Matemática:

Competência para desenvolver e ou acompanhar sequências de raciocínios, resolver problemas lógicos, capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos. Não está relacionado apenas com cálculos, mas também com a resolução de problemas que envolvam lógica ou raciocínio lógico e habilidades para raciocínio dedutivo. Este tipo manifesta-se em matemáticos, engenheiros e físicos, mas também em advogados aquando da defesa dos seus clientes.

 C

Inteligência Cinestésica-Corporal:

Capacidade de usar o próprio corpo de modo diferente e hábil, na expressão corporal, bem como na resolução de determinados problemas que exijam essa intervenção; por exemplo atletas, mímicos, dançarinos, pugilistas, jogadores de futebol (não só o pé mas também o corpo).

D

Inteligência Espacial:

Noção de espaço e direcção, capacidade de extrapolar situações espaciais para o concreto e vice-versa, possuindo grande percepção e relacionamento com o espaço. São exemplo deste tipo de inteligência arquitectos, navegadores, cirurgiões, quem tem uma boa orientação no espaço e não se perde numa cidade quando a conhece ou se orienta bem com o mapa.

E

Inteligência Musical:

Capacidade de organizar sons de maneira criativa; de interpretar, escrever, ler e expressar-se pela música. As pessoas que gostam de oferecer música ou que a associam a determinadas fases da sua vida possuem esta inteligência emocional mais desenvolvida, bem como todos os compositores, alguns muito famosos, e quem toca de ouvido sem conhecer a partitura.

F

Inteligência Pessoal:

Aqui são englobados os dois tipos de Gardner:

a) Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de aceitar e de conviver com o outro; comunicar de forma adequada com os outros, motivando-os, incentivando-os e dirigindo-os, Temos os exemplos de alguns professores, líderes, psicólogos, médicos, etc.

b) Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, de autoconhecimento, de entrar em contacto com o seu próprio "eu", de se auto-avaliar e reconhecer os seus pontos fortes e fracos, capacidade de descrever os seus próprios sentimentos e emoções. Habilidade de administrar sentimentos e emoções a favor dos seus projectos. É a inteligência pertinente para a auto-estima devido à importância do conhecimento de si mesmo; identificando os pontos fortes e fracos reconhecem-se as falhas e pode-se adoptar um melhor comportamento.

G

Inteligência Pictográfica:

Habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem por um desenho que faz, pela arte e pelo grafismo, e de resolver problemas por esta via de comunicação. Esta inteligência é mais desenvolvida em crianças, que não sabem ler, como modo de se manifestarem, mas posteriormente poderão perdê-la com a aprendizagem da leitura e da escrita . Génios da pintura e da arquitectura são exemplos desta inteligência.

H

Inteligência Naturalista:

Capacidade de uma pessoa se sentir um elemento natural, de distinguir as diferenças no campo da natureza, reconhecendo, respeitando e estudando outros tipos de vida. Temos exemplos desta inteligência no biólogos, ecologistas, naturopatas, homeopatas ou outros que gostem de utilizar os proveitos da natureza.

Os meus resultados:

A - 5

B - 3

C - 2

D - 0

E - 0

F - 2

G - 1

H - 4

Ora parece que eu estou entre a Inteligência Verbal/Linguística e a Inteligência Naturalista. Penso que não estará muito longe da verdade, de facto.

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D