Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Racismo ou estupidez?

por Magda L Pais, em 06.04.16

naom_5704f52613827 (1).jpg

GAP, acusada de racismo, pede desculpa e vai substituir campanha e tudo por causa desta foto.

Sejamos sinceros. Olhem bem para a foto e digam-me lá, o que vêem? Eu, pela minha parte, vejo quatro pessoas de idades e tamanhos diferentes (e, já agora, duas delas em posses que nem nos meus melhores sonhos consigo fazer).

Dizia um comentador que não é racismo, é apenas humilhante. Humilhante? caramba, vistas assim as coisas, o meu filho, com o seu 1.90m humilha-me todos os dias quando me mete, literalmente, debaixo do braço. E vistas assim as coisas eu humilhei imensa gente quando era a mais alta da turma e metia os outros debaixo do braço (má Magda, má Magda).

Estamos a cair no exagero. Senhores e senhoras, percebam que brancos, pretos, cor de rosa, azuis às bolinhas, amarelos ou cinzentos, somos humanos. E brincamos. E uns são mais altos que outros. E não vem daí mal ao mundo.

O mal ao mundo vem quando se olha para esta foto e se vê racismo. Quando se exige que haja actores negros nomeados nos Óscares. Quando não se exige que haja mais atletas brancos no atletismo. Quando se acha estranho um negro ganhar um torneio de golfe ou um branco cantar Rap. Se calhar valia a pena pensar nisso...

Autoria e outros dados (tags, etc)


45 comentários

Imagem de perfil

marrocoseodestino a 06.04.2016

Tinha visto a foto à pouco e não li o porquê da polémica. Olhe, olhei e não vi nada de especial. 
Obrigada por fazer este post.
Concordo contigo. Não vejo racismo.
 Tudo serve para criticar.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

eu confesso que tive de ler a noticia para perceber onde estava o racismo, Ainda para mais sendo uma coisa que o meu filho me fez todos  os dias...
Imagem de perfil

Tea a 06.04.2016

Estas polémicas, 99% das vezes são só parvas. Sem grande sentido... As pessoas comecam uma insurreição só porque sim, só porque o resto do mundo o faz. É o efeito massivo das redes sociais. Eu também não vejo racismo, mas claro que tem de haver quem veja...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

e este caso é só isso mesmo. Estupidez. A foto não tem nada de especial. É mais uma invenção dum caso do que um caso mesmo
Imagem de perfil

Mula a 06.04.2016

Racismo é isso mesmo... é ver coisas onde elas não existem, porque ah e tal está ali uma rapariga negra numa posição "inferior", porque se fossem todos brancos já não havia qualquer problema, já não era humilhante para o baixinho porque já era branco... isso é que é racismo!


Alguém que me dê paciência senhores!!....
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

...porque se me dão força parto-lhes a cara...


foi exactamente isso que pensei quando comecei a ler a noticia, confesso
Imagem de perfil

Mula a 06.04.2016

É isso mesmo...  não me dêem força, por favor! ahahaha
A descriminação positiva é também ela uma forma de racismo... não tem de se tentar compensar toda a vida o mal que no passado lhes fizemos. Tratar igual é a melhor forma de compensação. "Ah deixa-me dar o lugar ao senhor preto, que se não ele pensa que eu sou racista", bolas, o senhor preto é igual ao senhor branco, que por sua vez é igual ao senhor amarelo e por daí em diante! Estas coisas irritam-me tanto!...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

irritam-te a ti, a mim e a quem tenha dois dedos de testa. O que faz sentido é tratar das pessoas como pessoas e não como raças
Imagem de perfil

Maribel Maia a 06.04.2016

Confesso que para mim também não faz nenhum sentido! Acho que anda para aí muita gente de olhar deturpado...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

essa é que é essa. Só vê mal quem pensa mal. 
Imagem de perfil

Just_Smile a 06.04.2016

Já me faz lembrar a treta dos brinquedos da MCDonalds...
Vê nos 34:41, lembrei-me logo disto http://www.rtp.pt/play/p2070/donos-disto-tudo
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

sim, essa também é boa. Credo que hoje em dia tudo é feio porco e mau. Não tarda começam a dizer que as cuecas devem ser iguais para meninos e meninas para não se sentirem diferenciados
Imagem de perfil

Just_Smile a 06.04.2016

Estamos a perder o meio termo do senso comum... Agora tudo é extremo... Olha que já esteve mais longe disso, daqui a pouco adolescentes não devem usar soutiens para não haver diferênciação...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

ninguém devia usar soutien se vamos por ai (confesso que, assim que chego a casa é a primeira coisa que faço, enquanto canto: soltem os prisioneiros ahahahahahah). cada vez vejo mais coisas estúpidas senhores!
Imagem de perfil

Andy Bloig a 06.04.2016

Com a falta de publicidade ás "causas", tudo está a valer a pena para puxar o tema para os meios de comunicação social. 
Pior, é que atiram com a pastilha elástica ao tecto e as pessoas assustam-se com medo que a comunicação social propague a ideia. 
Nas redes sociais, estes "protestos" ganham vida própria. Por mais ESTÚPIDOS que sejam e que eles mesmo sejam o que se está a criticar, muita gente embarca sem questionar o porquê daquela reclamação. 
Se não tivessem uma rapariga de cor, eram racistas porque a propaganda era só para brancos. Se tivessem uma de cor e fosse mais alta que as outras, era racismo porque a estavam a colocar de parte. Se é mais pequena, está a servir de cabide. Se fossem todas de cor, não havia protestos. Até passava a ser impressa em cartazes e colocada em todos os centros comerciais. 
É isto que se deve questionar naquilo que dizem ser racismo. Não será mais racista o que aponta o dedo e quer ganhar destaque por falar do que o que tomou uma atitude vulgar que, pode ou não ser ligada à cor da pele ou ao sexo? 
Temos de dar o benefício da dúvida à 2 indústria mais lucrativa do mundo... não a podemos questionar, porque eles tem provas que há 300 anos atrás era assim. 
É pena é que o sistema não funcione com base na igualdade. Estes que protestam contra isto, nunca se importaram com o que se passa no Zimbabwe, em várias cidades da África do Sul, no Quénia e na costa oriental de África. Nesses, racismo não pode existir... só a "luta contra os colonizadores". 
Enquanto se der poder a essas coisas, eles vão continuar a criticar até uma formiga que se mascare de mimo. E nem vale a pena tentares entender o porquê... arriscas-te a ser bombardeada com acusações de não protegeres os interesses deles. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

ora ai está. Igualdade de tratamento. Mas não há e por isso é que aparecem estas noticias. Os mesmos que criticam a GAP por fazer um anuncio "racista" são os mesmos que mudam a foto de perfil do facebook por causa  do atentado em Bruxelas mas viram a cara e fazem de conta que não viram os atentados na Nigéria.  há uma grande dualidade de critérios...
Imagem de perfil

Andy Bloig a 06.04.2016

Só que é isso que dá publicidade. 
São reclamações deste género que se propagam pelas redes sociais e chamam a atenção das televisões. E lá arranjam visibilidade para a dita "sociedade racista". Enquanto se continuar a dar tempo de antena a estas coisas, o racismo nunca deixará de existir. (O mesmo se pode dizer de outras coisas...)
E mesmo que estejas a ver que aquilo não tem nada de mal, só olhes para que são 4 crianças a brincar, levas com indirectas que estás a ser racista por ignorar que uma mais alta tem a mão por cima da rapariga mais baixa... e que isso é humilhante. É isto que as pessoas deviam compreender e cortarem a publicidade aos grupos "cívicos" que usam as coisas para propaganda. Pior é a empresa ficar com medo e dar-lhes razão.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

ora ai está: não passa duma criança alta e outra baixa!

Sim, o pior disto é a empresa assumir um erro que não cometeu e retirar o anuncio. Isso sim é mais parvo
Imagem de perfil

Princess Beauty a 06.04.2016

Racismo é haver esta descriminação, se fosse uma criança de pele clara isto já não importava a ninguém --' 
Sinceramente as pessoas cada vez devem ter menos com que se preocupar só pode, ou então têm a mania da perseguição...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

como eu disse no facebook em comentário a esta noticia, a malta anda-se a drogar com a seringa das farturas. Só pode.
Sem imagem de perfil

Olívia a 06.04.2016

OOOOhhhhh
Já percebi! Tive de ler os comentários todos e já percebi! (estranhei estares a falar de racismo pois vi várias "raças"...)
Enfim... tou parva!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

ahahahahahaahah olivia, minha querida, estiveste como eu. Tive de ler tudo até ao fim para perceber
Imagem de perfil

A Caracol a 06.04.2016

É o que eu digo, esta gente vê coisas onde não existem e depois não chateiam quando verdadeiramente é preciso. Ora vê:
- Berlusconi afirma que a maternidade é incompatível com cargos políticos;
- Já foram criadas carruagens apenas  para mulheres, na Alemanha;
- O Mississípi aprovou uma lei que determina o não atendimento de homossexuais por questões religiosas.
E o mundo chateia-se porque:
- O Mcdonalds faz distinção entre género nos seus brindes de Happy Meal;
- O anuncio da BMW mostra uma mãe com um bebé e um pau com um puto de seis ou mais anos;
- Há miúdos mais altos que outros.
Definitivamente, algo não está bem...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

tens razão: algo não está bem. E não é nesta foto, é em tudo o resto
Imagem de perfil

A Miúda a 06.04.2016

O racismo desta foto é dizer que há racismo.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

resumidamente disseste tudo

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.