Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Refeições & Telemóveis

por Magda L Pais, em 28.07.15

sem nome.png

Aqui há uns dias fomos, em família, jantar fora. Os quatro. Levamos os telemóveis claro mas, enquanto estivemos sentados à mesa, não lhes mexemos. Aproveitamos para conversar (não que tenhamos deficit de conversa cá em casa, ainda para mais estando de férias) e para ver – umas cinquenta vezes e em vários canais – o Mick Fanning a bater no tubarão.

Estava, na mesa ao lado, a jantar, um casal novo. Leia-se, por novo, dos seus 20 e poucos anos, aparentemente casados à pouco tempo. Aparentavam estar enamorados, confesso. Aparentavam… das poucas vezes que falavam um com o outro. Porque, a maior parte da refeição, ele esteve a ver emails e ela a ver fotos no facebook. E quando falavam um com o outro, ela dizia – olha, a foto que meti à bocado já tem 10 likes – e ele respondia – olha, o Manuel das Iscas ainda não me respondeu.

Fiquei boquiaberta.

Que raio de relacionamento é este em que um jantar a dois se torna numa consulta permanente ao que se passa nas redes sociais ou nos emails? Se deixarem de ter internet/wifi, saberão quem está do outro lado da mesa?

Fez-me confusão. A mim, utilizadora da internet desde 1998, quase um dinossauro internáutico, que conheci o meu marido pela internet e que devo ter estado presente no único Cybercasamento alguma vez realizado, faz-me muita confusão que as redes sociais se sobreponham à vida real.

Lembro-me duma piada que acompanhava os jantares que fazíamos, o nosso grupo do ICQ. Se ficássemos sem conversa, o melhor seria ligarmos os computadores e conversar pelo ICQ. Nunca foi necessário. Tínhamos sempre tema de conversa quando nos juntamos para jantar, para ir ao cinema ou para estar simplesmente a conviver numa esplanada. Quando chegávamos a casa, ai sim, íamos para o computador e continuávamos no mesmo ponto onde estávamos. Hoje, com a internet e o Wifi por todo o lado e com os smartphones, é cada vez mais difícil desligarmo-nos da vida na internet e vivermos a vida real.

E esquecemo-nos que é a vida real que realmente interessa!

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Imagem de perfil

Maria Alfacinha a 28.07.2015

Já se tornou tão vulgar assistir a cenas dessas que já nem sei se me fazem confusão. 
Mas olha que a inversa, também faz confusão a muita gente. Ir a qualquer lado, hoje em dia, sem o telefone atrás é logo tema de conversa Image
A mim, o que me custa, é que as conversas que eu me punha a jeito para ouvir, quando ia ao café, perderam o interesse Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 28.07.2015

ahahahahahaha e eram tão engraçadas, não achas? algumas imperdíveis mesmo.


Sim, sair sem telemóvel é quase sair despido hoje em dia
Imagem de perfil

Maria Alfacinha a 29.07.2015

Verdadeiras fontes de inspiração, acredita!
Para histórias, personagens, má-lingua e até receitas de culinária Image

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.