Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Sardinhas

por Magda L Pais, em 27.08.15

sardinhas-frescas-1[1].jpg

Um dos meus peixes preferidos mas que nunca, mas mesmo nunca, como em casa, tal é a fumarada que acompanha uma boa sardinhada. Normalmente comemos quando vamos a algum restaurante ou quando estamos em Sesimbra que a varanda da casa é bastante aberta e o fumo tem mais por onde ir do que propriamente para dentro de casa.
Se pudesse – e ela fosse sempre gordinha – comeria sardinhas o ano todo. Mas não posso. Conscientemente percebo que, mesmo que a sardinha seja pequenina e gordinha, precisa de tempo para se reproduzir e para crescer. Assim como, em consciência, percebo que, por mais toneladas de sardinhas que haja na costa portuguesa, ainda assim é uma quantidade limitada.
Eu, que de pesca não pesco nada, percebo os cuidados a ter e percebo que haja controlo nas quantidades que se pesca. Assim como percebo que, se hoje se pescar em excesso, amanhã queremos e não temos.
Não se trata duma questão política, social ou económica. Trata-se duma questão ecológica. Se não houver quotas e todos pescarem ao desbarato, em poucos anos a sardinha será uma espécie extinta. E isso, caros pescadores e amigos, ninguém quer. O que queremos é a sardinha no pão, fresca e a pingar imensa gordura e saber que podemos continuar a comer sardinhas por muitos e longos anos. Mesmo que isso implique comer menos de cada vez.
Este caso – o das quotas das sardinhas – é um excelente exemplo de que menos é mais! Muito mais!

Autoria e outros dados (tags, etc)


10 comentários

Imagem de perfil

Vanessa a 27.08.2015

Não gosto de sardinhas, mas acho que a culpa é das espinhas
Imagem de perfil

Magda L Pais a 27.08.2015

como se costuma dizer, se toda a gente gostasse do amarelo :p


eu adoro sardinhas. é um dos meus peixes preferidos. Assadinhas na brasa com uma salada de pimentos e tomates assados... Image
Imagem de perfil

BataeBatom a 27.08.2015

Sardinhas, batata cozida e pimentos e cebola assados... ImageImageImage
Imagem de perfil

Magda L Pais a 27.08.2015

junte-se pão para o molho e um tomate assado... ImageImageImageImageImageImage
cruzes que estou cheia de fome e quero sardinhas para o almoço!!!
Imagem de perfil

BataeBatom a 27.08.2015

Quanto à legislação nem me manifesto, que não tenho conhecimentos para tal... Fico aqui a minha incerteza de que a norma europeia é exagerada e que se poderia manter o comércio local (proibindo apenas os grandes responsáveis pela queda do numero de sardinhas: grandes superfícies comerciais e exportação)...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 27.08.2015

o problema está na quantidade pescada. Ontem mostraram o mapa das sardinhas em 2005 e a costa portuguesa tinha uma mancha azul (colocaram os cardumes a azul) de uma ponta à outra. Não havia qualquer mancha branca no meio.

Em 2010 o mesmo mapa já apresentava zonas a branco
Em 2015, ou seja, no inicio da epóca da pesca da sardinha, a costa portuguesa está a branco com pequenas manchas azuis pelo meio. O que explicou o biologo do IPMA é que, a continuar a este ritmo, as sardinhas desaparecem de vez da nossa costa. Daí eu achar (mas vale o que vale, claro) que as quotas até estarão altas, uma vez que, em dez anos, desapareceu quase toda a sardinha da costa.
Claro que tambem percebo que, para os pescadores, é complicado sobreviver sem a pesca da sardinha. mas é uma questão de opção - querem continuar só por mais um ou dois anos ou preferem ter muitos anos pela frente?
Imagem de perfil

BataeBatom a 27.08.2015

Verdade, Magda...
Sendo assim, há que pensar a longo prazo! E obrigada pelo esclarecimento :p confesso que ainda não me tinha informado devidamente sobre o assunto!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 27.08.2015

eu tambem só descobri ontem ao ver a reportagem. Até esse momento estava na perfeita ignorancia
Sem imagem de perfil

Cris a 27.08.2015

Atenção que a reportagem é falaciosa. A sardinha é um peixe migrante. Neste momento ainda poderia ser pescada, se não for pescada aqui, vai para outras bandas e os espanhóis ainda a podem pescar...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 27.08.2015

os mapas que eles mostraram referiam-se à mesma altura do ano

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.