Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Stone Art

Coisas soltas da vida que povoam o meu quotidiano. Sem amarguras nem fatalismos, com aceitação, simplicidade, ironia e alegria. Sejam bem vindos a esta minha casa.

Sou voluntária!

Sim, vou voltar ao mesmo tema. As páginas que promovem e/ou incentivam a automutilação dos jovens e que grassam no facebook.

 

Por causa das denúncias que têm sido enviadas por diversas pessoas que se uniram em torno desta causa, algumas páginas já foram removidas pelo Facebook. Daqui o meu muito obrigado a todos o que o fizeram, que perderam alguns minutos a fazê-lo em prol dos seus jovens e dos outros jovens.

 

Claro que, e é preciso dizê-lo, sem o Projecto MiudosSegurosNa.Net nada disto teria sido conseguido. Esta é só mais uma das razões pelas quais eu apoio incondicionalmente este projecto.

 

E também por causa desta problemática, contactei mais de perto o Centro Internet Segura. É a este centro que devemos recorrer sempre que encontramos conteúdo nocivo na internet. Para este centro poder funcionar e actuar é necessária a colaboração da sociedade civil, denunciando e expondo todas as situações, mesmo que dúbias, de modo a que eles possam chegar a este tipo de casos em que a sensibilização não tem efeito imediato e é necessário agir por outros meios.

 

Como já disse, algumas das páginas foram fechadas. Mas outras mantêm-se abertas. Não haja qualquer dúvida que, por cada que se fecha, outra é aberta quase de imediato. Então o que podemos fazer? Bem, podemos fazer o que eu já fiz. Primeiro, sempre que se detectar uma página dessas devemos denuncia-la ao facebook e ao Centro Internet Segura ou por aqui ou através deste email - internetsegura@fct.pt.

 

Depois pode enviar para o Projecto MiudosSegurosNa.Net através de email o link da página para que eles actualizem a listagem. Esta listagem será distribuída, regularmente, a todos os que se voluntariaram para denunciar as páginas ao Facebook.

 

Em segundo lugar (ou em primeiro) pode-se voluntariar para receber a referida listagem e denunciar as páginas indicadas ao Facebook. Para isso mandem uma mensagem privada para o Projecto MiudosSegurosNa.Net indicando o seu nome e o seu email. 

 

Já agora, anote também como apresentar recurso à decisão do Facebook de recusar remover uma página que promova, instigue ou incentive a auto-mutilação.

 

Em https://www.facebook.com/settings?tab=support encontra a decisão do Facebook. No lado direito do resultado, clique em "Detalhes". Abre-se o resultado. Clique em "Dar opinião". Abre-se uma página com um inquérito. Responda ao inquérito e no fim ser-lhe-á dada a possibilidade de dizer porque discorda da decisão do Facebook.

 

Por exemplo, pode recordar ao Facebook o que está estipulado nos Padrões da Comunidade em https://www.facebook.com/communitystandards relativamente a "Automutilação" (Português PT) ou "Autoflagelação" (Português BR).

 

Pode ainda, se quiser, usar este texto em inglês:

-----

 

The page encourages and promotes self-harm. The Community Standards clearly state: "Self-Harm - Facebook takes threats of self-harm very seriously. We remove any promotion or encouragement of self-mutilation, eating disorders or hard drug abuse. We also work with suicide prevention agencies around the world to provide assistance for people in distress."