Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Uma Árvore pela Floresta

por Magda L Pais, em 10.08.16

Infelizmente todos os anos é a mesma coisa. Incêndios aqui e ali, uns maiores, outros mais pequenos. Uns por causas naturais, outros (a maior parte, infelizmente, por mão criminosa).

Todos os anos, por causa dos incêndios (e não só) a área florestal portuguesa vai reduzindo. 

arvores_15_neos.jpg

Pensando nesse problema, os CTT e Quercus juntaram-se pelo terceiro ano consecutivo e querem plantar árvores em Portugal.

Em 2014 e 2015 foram plantadas 6144 árvores, fruto da generosidade dos portugueses, da disponibilização da rede dos CTT a custo zero e da ação das três dezenas de voluntários associados aos CTT e à Quercus. Na edição de 2016, o kit “Uma Árvore pela Floresta” poderá ser adquirido em 320 lojas dos CTT e o objetivo é atingirmos o número de 10.000 árvores plantadas. A lista completa de locais de venda pode ser consultada em http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/onde-comprar/

A compra poderá ser feita entre 9 de Agosto a 30 de Novembro e o kit tem um custo de 3 euros e é composto por uma árvore em cartão reciclado e um código que permite registar a planta, identificar a espécie e o local de plantação, e consultar a evolução do respectivo bosque durante cinco anos.

Vamos todos ajudar?

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

Anónimo a 13.08.2016

99,999% dos incêndios são provocados pelo Homem. Toda a gente sabe disso. Aliás, uma grande parte dos incêndios tem início durante a noite.

Aborrece-me solenemente ouvir tanta asneira sobre este assunto.

Os incêndios não existem porque existe falta de limpeza das florestas, falta de ordenamento, falta de corta-fogos, falta de acessos, falta de pontos de água, etc. - isso só é causa de incêndios na cabeça de algumas pessoas. Existem incêndios florestais porque existe gente que os ateia.

Vivo paredes meias com a floresta. Sempre aqui vivi e conheço a floresta por dentro, desde muito pequeno. Apesar de não ser proprietário de nenhum espaço florestal. Também conheço os interesses e as burrices que se dizem sobre a floresta.

Um dos problemas deste assunto é meter os “ambientalistas” no assunto, já que, juntando-se com os políticos, fazem uma mistura explosiva em termos de estupidez.

Só para que se faça uma ideia das enormidades que se dizem, veja-se o seguinte: compare-se uma área plantada com eucaliptos e uma área sem floresta (sem espécies arbóreas) ou com pinheiro-silvrestre (Pinus sylvestris). Num eucaliptal a vegetação arbustiva e subarbustiva é muito escassa, se comparada com um terreno sem floresta ou floretado com pinheiro-silvestre. Porém, a propensão para arder é muito maior no eucaliptal do que nos outros dois casos. Ou seja, apesar de existir menos carga combustível a propensão para ardem e a velocidade de propagação do incêndio é muito maior. Isto serve para dizer que a questão de atribuir os incêndios e as suas consequências à falta de limpeza das florestas é uma aldrabice.

Alguns dos principais motivos pelos quais existem fogos florestais ninguém fala neles. Eu não acredito que os ambientalistas e os políticos não os conheçam.

Infelizmente, ambientalista e terrorista são coisas demasiado próximas, para mim.

http://anti-ambientalismo.blogspot.com

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.