Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Uma paixão chamada livros #16

por Magda L Pais, em 16.05.15

4117_1881.jpg

45 dias, 45 temas relacionados com livros. Começamos, eu e a M*, no dia 1 de Maio. São 45 posts que nos levam a partilhar gostos e experiências sobre o mundo dos livros e, ao mesmo tempo, a pensar e a reflectir sobre os livros que já lemos. Podem encontrar aqui as minhas respostas e aqui as respostas da M*.

Para hoje é

Livro perturbante

Não me faz qualquer confusão ler sobre seja que tema for, seja ele mais ou menos violento. Desde que seja ficção, consigo, sem qualquer problema, abstrair-me o suficiente para perceber que, o que está a ser descrito, não é realidade.

Em contrapartida perturbam-me livros sobre determinados acontecimentos e que descrevem - com maior detalhe - algumas cenas mais violentas. Enquadram-se, nesta categoria, os livros abaixo. São livros que misturam realidade com alguma ficção. Aquando da sua leitura tive, de quando em vez, de interromper a leitura e olhar à minha volta para ter a certeza que só estava a ler um livro.

A Ilha das Trevas de José Rodrigues dos Santos
 

trevas.jpg

Sinopse

Paulino da Conceição é um timorense com um terrível segredo. Assistiu, juntamente com a família, à saída dos portugueses de Timor-Leste e a todos os acontecimentos que se seguiram, tornando-se um mero peão nas circunstâncias que mediaram a invasão indonésia de 1975 e o referendo de 1999 que deu a independência ao país.

Só há uma pessoa a quem Paulino pode confessar o seu segredo - mas terá coragem para o fazer?

A vida e tragédia de uma família timorense serve de ponto de partida para aquele que é o romance de estreia de José Rodrigues dos Santos.

Um romance pungente onde a ficção se mistura com o real para expor, num ritmo dramático, poderoso e intenso, a trágica verdade que só a criação literária, quando aliada à narrativa histórica, consegue revelar.

livro_691235526_1_945.jpg

Sinopse

A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas. Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prémio Booker, da Inglaterra. Levado ao cinema com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 pela Associação dos Críticos de Nova York e de Los Angeles.

Orgulho Asteca e Sangue Asteca de Gary Jennings

Orgulho-ASTECA-de-Gary-Jennings-Novos_405872439_0.

Sinopse

Era uma vez... a mais poderosa e fascinante civilização...
Em 1530, depois de quase extinguir o povo Asteca pelas mãos de Hernán Cortés, o Imperador Carlos, Rei de Espanha, pede ao bispo do México que lhe faculte informação acerca da vida e dos costumes do povo Asteca. O bispo, frei Juan de Zumárraga, decide redigir um documento, baseado no testemunho de um ancião. Um homem humilde e submisso que vai chocar a moralidade e os preconceitos do mundo civilizado. O seu nome é Mixtli - Nuvem Obscura. Mixtli, um dos mais robustos e memoráveis astecas, relata com detalhe toda uma vida: a sua infância, a mentalidade e os costumes do seu povo, o sexo e a religião, a sua formação e os seus amores, sempre tormentosos e trágicos. Esta é a sua empolgante e maravilhosa história, que representa o choque entre civilizações com formas inconciliáveis de ver o Mundo. A História de Mixtli é, em grande parte, a história do próprio povo Asteca: épica e de uma dignidade heróica. Este é o princípio e o fim de uma colossal civilização.

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

Sara a 16.05.2015

A mim foi a Metamorfose...Quase amanhei pelas paredes. O Coração das Trevas, a Laranja Mecânica (as distopias, pelas suas parecenças com a realidade sempre me arrepiam), algumas partes dos livros do Murakami...Pessoas normais e boas fazendo coisas horríveis tb me arrepia.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.05.2015

pessoas reais e acontecimentos reais. é isto que me perturba, nestes livros. Foram pessoas reais que sofreram os horrores descritos
Imagem de perfil

Sara a 16.05.2015

A mim perturba-me que isso volte a acontecer...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.05.2015

também. mas ler e imaginar o que terão sofrido... cruzes, até me arrepia

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.