Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Stone Art

Coisas soltas da vida que povoam o meu quotidiano. Sem amarguras nem fatalismos, com aceitação, simplicidade, ironia e alegria. Sejam bem vindos a esta minha casa.

Uma paixão chamada livros #17

4117_1881.jpg

Ao décimo sétimo dia do desafio, vamos falar sobre o

Livro inspirador

Aos quinze anos surpreendi tudo e todos. Quis ingressar no escutismo católico e ser baptizada pela igreja. Já pensava no assunto há algum tempo e foi nessa altura que o concretizei. Após entrar no Agrupamento 690 do CNE foi-me aconselhada a leitura do livro Escutismo para Rapazes, escrito pelo fundador do escutismo, Baden Powell. 

BP.jpg

Escrito há mais de 100 anos, mas sempre actual, foi este o livro que deu origem àquele que se viria a tornar o maior movimento de jovens a nível mundial e que hoje conta com mais de 28 milhões de membros em todo o mundo: o Escotismo. O seu autor - Robert Baden-Powell - usa uma escrita simples e direccionada aos jovens, propondo um modo de vida baseado na aventura, no convívio com a natureza e num referencial de valores, com o objectivo de criar um mundo melhor.

 

Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach
 
Havia, no Bando, uma gaivota especial, muito diferente das outras. Buscava a perfeição, queria voar sempre mais alto e mais rápido... Mas, para o Bando, isso era uma irresponsabilidade intolerável. A história maravilhosa da única gaivota que sabia que todas as aves são livres, mesmo que não tenham consciência disso...
 

gaivota.jpg

Aprendi, com este livro, que ser diferente não é ser pior. Tentar ser mais e melhor que os outros também não.

 
O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry
 
Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida.
 

9789729111235.JPG

Um livro que dispensa apresentações e que nos ensina a relativizar e a perceber o que é realmente importante.

________________________________

Desde o dia 1 de Maio, e por 45 dias, fala-se de livros neste blog e no blog da M*. São 45 posts que nos levam a partilhar gostos e experiências sobre o mundo dos livros e, ao mesmo tempo, a pensar e a reflectir sobre os livros que já lemos. Podem encontrar aqui as minhas respostas e aqui as respostas da M*.

 

6 comentários

Comentar