Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


2018 em revista

por Magda L Pais, em 21.12.18

2018.jpg

Faltam exactamente 10 dias para 2018 acabar. No que me diz respeito foi um ano bipolar.

Mudei de casa e estou, finalmente, na casa dos meus sonhos. Muito espaço para livros, muito espaço para todos nós, espaço exterior para vegetar e para os patudos estarem à vontade. No meio do campo, numa aldeia muito sossegada, mas, ao mesmo tempo, pertíssimo de tudo. Demoro exactamente o mesmo tempo que demorava antes a chegar ao trabalho, com a diferença que não tenho de mudar de transportes. Vivo no meio do silêncio, com os pássaros, as árvores, os sapos e vizinhos super simpáticos. Foi um processo - o da compra da moradia e da venda do nosso apartamento - complicado mas acabou em bem.

Finalmente o cancro venceu. A minha tia morreu em Junho, deixando uma sensação de vazio que aumenta agora no Natal. Vai-nos faltar a presença dela à mesa, as filhoses que ela fazia e aquele arroz doce que era a perdição. 

A saúde do meu pai tem altos e baixos (ou mais baixos que altos mas pronto), havendo, cada vez mais, uma inversão dos papeis. De filhos passamos a pais dos nossos pais.

E de pais presentes... passamos a filhos ausentes. A minha gaiata sempre quis ir viver e estudar em Inglaterra e dia 27 cumpre-se parte desse sonho. Próxima paragem - DMU em Leicester, onde as aulas começam dia 7 de Janeiro. Ano novo, vida nova, país novo. Não, não estamos tristes ou chateados. Estamos felizes por ela e a tentar ajudar em tudo o que podermos. Claro que nos vai fazer falta lá em casa mas os filhos tem de viver a vida deles, não a nossa. Go Maggie, go!

Quanto a livros, este ano bati todos os recordes. Mas disso falarei no Stoneartbooks nos próximos dias.

A melhor série televisiva foi, sem dúvida, Os 100, que nos mostra como a humanidade como ela é. Com os seus defeitos e virtudes, a sua necessidade de guerrear (Jus drein jus daun! ou seja, sangue paga-se com sangue!) e a sua incapacidade de conviver com quem é diferente. Quando a sobrevivência está em jogo, somos realmente capazes de tudo.

Não vi nenhum filme de nota nem fiz nenhuma viagem. As férias foram passadas a tratar da casa nova e da venda da velha.

Na música, claramente que, a nível internacional uma das melhores é Tom Walker com Leave a Light On,  em português Carolina Deslandes e Rui Veloso com Avião de Papel ft.

2018 trouxe-nos dois acontecimentos muito negativos em Portugal. A queda dum helicóptero do INEM e a desorganização que veio a lume e o desabamento de uma estrada nas pedreiras de Borba. Não é preciso dizer mais nada, não é? Isto para não falar na eterna questão dos incêndios...

Foram presença constante em 2018. Já tinham sido em 2017 e serão para o futuro também. Provam que os blogs tem mesmo gente dentro e as amizades podem nascer das formas mais improváveis. Falo, é claro, da Seita do Arroz (a M.J. e a Maria)  e dos Pássaros (MulaCaracol, Fatia, AlexandraSilent Man, Drama Queen, JustSmileBruxinha). Obrigado por estarem ai e por me acompanharem nos bons e nos maus momentos. Mas não são os únicos. É quase impossível mencionar todos aqueles que gosto de ler e que gosto de saber que estão aí. Mas vocês sabem quem são, não sabem?

Foi no final de 2017 mas o usufruto só veio em 2018. Falo, é claro, deste maravilhoso aspecto do blog, do qual não me canso. E dum agradecimento do fundo do coração à sua autora. Pena que eu não consiga ser mais regular nas publicações.

Dizem as estatísticas que estes foram os posts mais visitados em 2018 neste blog:

  1. Inversão de papéis
  2. Dezassete anos depois...
  3. Os 15 excertos mais belos da história da literatura
  4. Um dia a casa vem abaixo *
  5. A lenda de Júpiter
  6. Sapos do Ano 2017 - resultado final
  7. Compra de livros
  8. Bons costumes
  9. Sapos do Ano 2017 - A lista de todos os nomeados
  10. As aventuras de João sem Medo e uma professora

No Stoneartbooks, estes foram os mais visitados em 2018

  1. Os 10 livros mais traduzidos da história
  2. Dois ao mesmo tempo ou um de cada vez?
  3. O Vendedor de Passados
  4. A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
  5. O Desaparecimento de Stephanie Mailer
  6. As Velas Ardem Até ao Fim
  7. Livro secreto - um balanço
  8. A Bailarina de Auschwitz
  9. Antes de Sermos Vossos
  10. Leitura Alheia: Jogos de Raiva

Continuamos por aqui em 2019? 

May we meet again

 Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Conhecem o meu blog sobre livros?

E já agora, Festas Felizes a quem passar por aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)


18 comentários

Imagem de perfil

Magda L Pais a 23.12.2018

Obrigado Shadows! sejas bem vindo e continua a aparecer por cá

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.