Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A caixa que muda tudo

por Magda L Pais, em 04.11.15

Já falei aqui uma ou outra vez num fenómeno chamado manipulação de leituras. E o que é este fenómeno? bom, podem ir ler o texto referido que eu espero aqui. Já leram? muito bem, então sabem do que falo. Ah, não vos apetece ler? também está bem, eu explico de forma rápida. Basicamente é o autor do blog, através de determinadas artimanhas, aumentar o número de visitas ao seu blog. Ou seja, e na prática, quando o blogger consulta as estatísticas não está a ver o número real de visitas mas sim um número inflacionado, não real, porque foi falsificado pelo próprio.

Admirados? Não estejam. Trata-se, na maior parte dos casos, de pessoas que querem ser reconhecidos a todo o custo e não percebem que se estão a enganar a elas próprias. 

Mas alguns bloggers não é só isto que fazem. Na caixa dos comentários também há manipulação. Uns porque não tem comentários e então nada como comentar como anónimos ou com um nome inventado. Outros moderam os comentários para evitar que as criticas sejam publicadas.

Podem-se dar conselhos a quem está a começar e podemos perguntar-nos como se mede o sucesso de um blog. O que não pode, em circunstância alguma, é o próprio blogger falsificar - consciente ou inconscientemente - o que lhe dizem ou quem o visita.

Por fim, deixem-me apenas esclarecer que a moderação de comentários não significa que se estejam a manipular os comentários. No meu caso, por exemplo, tenho a moderação para evitar comentários de spam (e sim, eles aparecem de vez em quando) e porque, por duas vezes, recebi comentários anónimos de pessoas que me ofenderam - a mim e à minha família - sem que houvesse ligação ao texto publicado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


34 comentários

Imagem de perfil

Fatia Mor a 04.11.2015

Não me surpreende. Os blogs têm surgido com uma nova força de modelagem da opinião pública. Cada vez mais há um motor publicitário por trás disto, e como se sabe atrás da publicidade vem dinheiro, notoriedade, etc. Mas confesso que nunca tinha pensado nisso até ler o teu post. Vou ver o outro, para perceber melhor o fenómeno. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

falta-me, confesso, entender a parte psicológica da coisa. Qual a razão que leva as pessoas a falsificarem as leituras e os comentários, enganado-se a eles próprios
Imagem de perfil

Fatia Mor a 04.11.2015

Isso é a minha área. Posso dizer que é um traço de personalidade narcisista, que é a necessidade psicológica de reconhecimento ou até mesmo ambição. Se quiseres construo-te um modelo teórico e testo-o! Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

vou ler com atenção mas parece-me que o narcisismo assenta que nem uma luva.
Imagem de perfil

Vanessa a 04.11.2015

No dia em que me explicarem qual é a felicidade de ter um blog que tem visitas e comentários falsos, eu agradecia (or not).
Eu modero os meus comentários pelos mesmos motivos que tu: spammers à farta e malta a querer vender não sei o quê. Anónimos por acaso não me apareceram ainda, mas nunca se sabe. Agora... moderar para não aceitar críticas? LOL, mas vivemos em algum conto de fadas? As críticas ajudam-nos a crescer, a ser melhores pessoas. Se não somos capazes de aceitar e responder como deve de ser a uma crítica, então, mês filhes, estamos a trabalhar para a nossa cova, porque o mundo real é duro!
Btw, se formos aos "mais lidos" há N blogs desses lá.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

há quem viva em contos de fada e adultere a realidade de tal forma que deixa de saber o que é real ou não. Enganam-se a eles(as) próprios(as), o que acaba por ser triste.
Imagem de perfil

Vanessa a 04.11.2015

Até vale a pena terem esse trabalho. Serem famosos no seu próprio mundinho.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

exactamente. São famosos só para si próprios. Não vale mesmo a pena
Imagem de perfil

Life Inc a 04.11.2015

Também optei por moderar os comentários porque julgo que tenho o direito de não publicar determinadas barbaridades com que volta e meia me brindam :) Quanto às visitas, já me aconteceu perder o contador e ter de repôr, mas foi fácil visto que tinha em mente o número de visitas aproximadas...

xoxo
cindy
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

sim, claro que sim, temos o direito de não deixar passar barbaridades. mas como te conheço bem sei bem que deixarias passar comentários de pessoas que não concordassem contigo ou que deixassem criticas (construtivas). O mesmo não se passa com algumas pessoas que por ai andam que tudo o que seja a não concordar ou a criticar - ainda qeu de forma construtiva - não é aprovado
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 04.11.2015

Por acaso acho que a ferramente anti-spam do sapo funciona bastante bem e por enquanto não tenho haters suficientes para justificar a moderação.


Quanto às visitas e comentários falsos, é só muito triste...não é assim que se chega a lado algum.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

sim, felizmente comentários de SPAM são raros (tirando o das TSU, acho que não tive mais nenhum)
É triste sim, mas a mais pura das realidades. E de que serve? de nada.. de nada
Imagem de perfil

Andy Bloig a 04.11.2015

Só fui ver as estatísticas do meu quando apareci em 1 lugar por causa do post sobre a situação política e os abusos que se fazem por as pessoas fazerem uma coisa e nem saberem o que foram fazer... 


Também foi nesse post que tive de apagar uns quantos comentários, pois existem pessoas que mal perdem os argumentos, falaciosos, que andam por aí a pregar nas redes sociais, partem para as agressões verbais não só contra mim como contra outras pessoas. Já não me lembro se foram 3 ou 4 que tive de apagar pelo tom usado. Mesmo assim permiti um que partiu para a agressão verbal quando viu que virei as ameaças dele contra aquilo que dizia ser obrigatório para toda a gente... Acabou por responder com um chorrilho de agressões verbais e ameaças físicas como se fosse alguém importante e eu tivesse de ter medo dele. 
Já tinha dito que não iria postar nada sobre alguns assuntos, aquele foi um simples post para explicar uma coisa tão básica que qualquer pessoa, dos 9,93 milhões de portugueses que poderiam votar, deveria saber. Se o soubessem, 100% das discussões que tem andado por aí pelas televisões e redes sociais perdiam a razão de ser. 
As pessoas (principalmente os mais novos) querem é discussões, provocações e agressões... as discussões só baseadas em argumentos não fazem parte das redes sociais (as discussões acaloradas é que chamam mais gente...). 


A moderação de comentários anónimos é mesmo para evitar estas coisas... não é nenhum tipo de censura. Lá por o facebook aceitar agressões verbais "soft", não quer dizer que os outros locais o tenham de permitir. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

lá está: ofensas pessoais - a maior razão de eu ter os comentários moderados. E até gosto de esgrimir argumentos com quem me visita, uns a concordar outros a discordar. é saudável. E até acho saudável quando me dizem que não estão de acordo ou que determinada coisa podia ser escrita doutra forma. Seja por comentário ou email.
O que não é saudavel é só publicar os comentários que dizem Amen a tudo...
Imagem de perfil

Andy Bloig a 04.11.2015


Quando existem argumentos, há sempre tema para a pessoa pensar e comentar. É assim que se chegam a conclusões... não sabemos tudo. Quando pensamos em algo, é sempre bom ouvir as outras hipóteses, muitas delas que nem nos passam pela cabeça. 

É uma coisa que me tem assustado nesta geração que agora anda entre os 20-30 anos, a assumirem que por terem um telemóvel com ligação à internet, sabem tudo sobre a vida e tudo o mais... e tem, sempre, razão. 


E posts "polémicos" ou com muita largura de análise, que só tenham comentários a favor, é porque já foram mexidos. No facebook é tão simples de ver quando alguém manda uma boca e aparecem centenas a apoiar... que é só para ganharem base para partilhar a dizer que toda a gente os apoia. (nos clubes de futebol, partidos políticos e temas "bicudos" é o prato do dia)


(já aqui discuti um assunto com uma pessoa, que deixaste continuar mesmo quando o podias ter cortado, logo que ela se esticou um pouco para lá do que devia, noutros lados não nos deixavam ter acabado a discussão) 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

na altura deixei continuar porque não havia ofensas entre os dois... aliás, aqui tudo é publicado desde que não haja ofensas pessoais. Não é por se discordar de alguem que deve partir logo para ofender. 

Essa mania de eu é que sei e eu é que mando é muito assustadora, confesso. Há cada vez mais gente assim o que é preocupante
Imagem de perfil

Miss F a 04.11.2015

A sério que há pessoas que fazem isso? Oh vidas tristes... Eu não modero os comentários porque, primeiro, só vão ao meu blog meia dúzia de gatos pingados (que eu gosto muito e recebo com todo o gosto), depois ia-me dar mais trabalho ler e aceitar e, por fim, também não tenho qualquer visibilidade para receber spams, comentários insultuosos e essas coisas.


Enquanto as pessoas insistirem em criar blogs só para terem reconhecimento nem vale a pena. É como as redes sociais (Facebook, Instagram) há pessoas que apagam fotos que tiveram menos likes do que o esperado, agora no Instagram há páginas que ajudam a aumentar os followers.. enfim, anda tudo louco para ter (falsa) aprovação pública.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

infelizmente sim, há quem o faça. Segundo diz a Fatia, ai mais acima, o narcismo justifica uma parte desta opção errada que alguns fazem. 
Pior que enganarem os outos, é enganarem-se a si proprios 
Imagem de perfil

Miss F a 04.11.2015

O pior é mesmo enganarem-se a si próprios, isso nunca lhes trará paz de espírito (onde é que eu já vi isto? Image)


Vivemos numa sociedade em que, cada vez mais, o importante é parecer em vez de ser. A propósito destas situações agora há uma rapariga, a Essena O'Neill, que decidiu apagar o Instagram e voltara a fazer de novo mostrando como a maior parte das fotos são uma completa mentira, que foi paga para usar determinada roupa, tirou 100 fotos para conseguir uma boa foto. Acho que na New In Town vinha essa notícia. O objectivo dela é mesmo expor como as redes sociais permitem criar uma imagem que não corresponde à realidade.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

O que acho espantoso é ter sido preciso um famoso dizer isso... acho que quase toda a gente - mesmo os que tem um parafuso a menos - sabem que podemos por na net o que quisermos sem qualquer relação com a realidade
Imagem de perfil

Miss F a 04.11.2015

Acho que é daquelas coisas que toda a gente sabe mas finge não saber. Também resulta da vontade de ser aprovado socialmente e, honestamente, uma foto a pôr roupa na máquina ou a lavar a loiça não ganha muitos likes.. É o parecer cool que interessa (ainda hei-de escrever sobre isso um destes dias).
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

entre o parecer e o ser vai uma enorme distância. E essa gente esquece-se disso
Imagem de perfil

Just_Smile a 04.11.2015

Os meus comentários estão moderados exactamente pelas mesmas razões, há pessoas demasiado parvas para compreenderem seja o que for deste mundo... Mas isso das visitas? Acredito perfeitamente, daí nem valorizar as minhas porque nunca sei se fui eu que andei por lá ou não :P
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

é verdade. Mas lá está, há quem faça uma festarola com as visitas... mesmo tendo que essas visitas tenham vindo deles próprios. Não faz sentido. Enganam-se a si próprias
Imagem de perfil

Just_Smile a 04.11.2015

Coitaditas, mas não dizem que os inocentes são os mais felizes? :P
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

se calhar é isso. mas é uma felicidade falsa...
Sem imagem de perfil

Anónimo a 04.11.2015

Comentário apagado.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

há quem os invente... há quem só publique os comentarios elogiosos e não aceite criticas. Se bem te conheço, comentários com criticas tambem serão bem recebidos desde que não sejam ofensivos. ora... isto é o que algumas pessoas fazer, tudo o que não seja a dizer Amen não publicam
Sem imagem de perfil

Anónimo a 04.11.2015

Comentário apagado.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

a estupidez natural que ataca tanta gente. Incluindo aqueles que não publicam criticas...:p
Imagem de perfil

Corvo a 04.11.2015

Mas, ó Magda! E essa trabalheira toda, para quê?
Afinal, que lucro isso traz?
É que, sinceramente, deixei de compreender a evolução humana.
Quem diria. Afinal o expoente máximo da realização pessoal é ter muitos comentários.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

não dá lucro, dá trabalho e é um engano para o próprio. Ainda assim... há quem o faça por pura estupidez
Sem imagem de perfil

Paulo Vasco Pereira a 10.11.2015

Já tinha lido este post, ia comentar mas um menino com PEA e PDAH clicou em algumas teclas do pc. Naveguei para outros lados e acabei por esquecer. 
De facto, como já foi referido há a questão do egocentrismo. Embora, admita que toda esta questão de manipulação me faça confusão. Porém, se X o faz e mostra ao amigo Y um número manipulado, há uma probabilidade deste vir-se a interessar pelo blogue de X ou de passar o endereço a A, B, C. Claro que X não vai ter apenas este comportamento com Y mas também com outros amigos. E se assim, talvez cresça, conseguindo alguma fama. Ou seja, defendo que nem sempre tudo começa de forma inocente.  Há um objetivo. Por essa razão, há blogues ditos "famosos" que nada de interessante têm. Se Y diz que é bom eu também devo gostar,... A teia foi conseguida e criaram-se minissaias e espaços para namorados de apresentadores de tv com coisas fantásticas (leia-se "chatas, chatas, chatas).

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.