Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A caixa que muda tudo

por Magda L Pais, em 04.11.15

Já falei aqui uma ou outra vez num fenómeno chamado manipulação de leituras. E o que é este fenómeno? bom, podem ir ler o texto referido que eu espero aqui. Já leram? muito bem, então sabem do que falo. Ah, não vos apetece ler? também está bem, eu explico de forma rápida. Basicamente é o autor do blog, através de determinadas artimanhas, aumentar o número de visitas ao seu blog. Ou seja, e na prática, quando o blogger consulta as estatísticas não está a ver o número real de visitas mas sim um número inflacionado, não real, porque foi falsificado pelo próprio.

Admirados? Não estejam. Trata-se, na maior parte dos casos, de pessoas que querem ser reconhecidos a todo o custo e não percebem que se estão a enganar a elas próprias. 

Mas alguns bloggers não é só isto que fazem. Na caixa dos comentários também há manipulação. Uns porque não tem comentários e então nada como comentar como anónimos ou com um nome inventado. Outros moderam os comentários para evitar que as criticas sejam publicadas.

Podem-se dar conselhos a quem está a começar e podemos perguntar-nos como se mede o sucesso de um blog. O que não pode, em circunstância alguma, é o próprio blogger falsificar - consciente ou inconscientemente - o que lhe dizem ou quem o visita.

Por fim, deixem-me apenas esclarecer que a moderação de comentários não significa que se estejam a manipular os comentários. No meu caso, por exemplo, tenho a moderação para evitar comentários de spam (e sim, eles aparecem de vez em quando) e porque, por duas vezes, recebi comentários anónimos de pessoas que me ofenderam - a mim e à minha família - sem que houvesse ligação ao texto publicado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


34 comentários

Imagem de perfil

Andy Bloig a 04.11.2015

Só fui ver as estatísticas do meu quando apareci em 1 lugar por causa do post sobre a situação política e os abusos que se fazem por as pessoas fazerem uma coisa e nem saberem o que foram fazer... 


Também foi nesse post que tive de apagar uns quantos comentários, pois existem pessoas que mal perdem os argumentos, falaciosos, que andam por aí a pregar nas redes sociais, partem para as agressões verbais não só contra mim como contra outras pessoas. Já não me lembro se foram 3 ou 4 que tive de apagar pelo tom usado. Mesmo assim permiti um que partiu para a agressão verbal quando viu que virei as ameaças dele contra aquilo que dizia ser obrigatório para toda a gente... Acabou por responder com um chorrilho de agressões verbais e ameaças físicas como se fosse alguém importante e eu tivesse de ter medo dele. 
Já tinha dito que não iria postar nada sobre alguns assuntos, aquele foi um simples post para explicar uma coisa tão básica que qualquer pessoa, dos 9,93 milhões de portugueses que poderiam votar, deveria saber. Se o soubessem, 100% das discussões que tem andado por aí pelas televisões e redes sociais perdiam a razão de ser. 
As pessoas (principalmente os mais novos) querem é discussões, provocações e agressões... as discussões só baseadas em argumentos não fazem parte das redes sociais (as discussões acaloradas é que chamam mais gente...). 


A moderação de comentários anónimos é mesmo para evitar estas coisas... não é nenhum tipo de censura. Lá por o facebook aceitar agressões verbais "soft", não quer dizer que os outros locais o tenham de permitir. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

lá está: ofensas pessoais - a maior razão de eu ter os comentários moderados. E até gosto de esgrimir argumentos com quem me visita, uns a concordar outros a discordar. é saudável. E até acho saudável quando me dizem que não estão de acordo ou que determinada coisa podia ser escrita doutra forma. Seja por comentário ou email.
O que não é saudavel é só publicar os comentários que dizem Amen a tudo...
Imagem de perfil

Andy Bloig a 04.11.2015


Quando existem argumentos, há sempre tema para a pessoa pensar e comentar. É assim que se chegam a conclusões... não sabemos tudo. Quando pensamos em algo, é sempre bom ouvir as outras hipóteses, muitas delas que nem nos passam pela cabeça. 

É uma coisa que me tem assustado nesta geração que agora anda entre os 20-30 anos, a assumirem que por terem um telemóvel com ligação à internet, sabem tudo sobre a vida e tudo o mais... e tem, sempre, razão. 


E posts "polémicos" ou com muita largura de análise, que só tenham comentários a favor, é porque já foram mexidos. No facebook é tão simples de ver quando alguém manda uma boca e aparecem centenas a apoiar... que é só para ganharem base para partilhar a dizer que toda a gente os apoia. (nos clubes de futebol, partidos políticos e temas "bicudos" é o prato do dia)


(já aqui discuti um assunto com uma pessoa, que deixaste continuar mesmo quando o podias ter cortado, logo que ela se esticou um pouco para lá do que devia, noutros lados não nos deixavam ter acabado a discussão) 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

na altura deixei continuar porque não havia ofensas entre os dois... aliás, aqui tudo é publicado desde que não haja ofensas pessoais. Não é por se discordar de alguem que deve partir logo para ofender. 

Essa mania de eu é que sei e eu é que mando é muito assustadora, confesso. Há cada vez mais gente assim o que é preocupante

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.