Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A caixa que muda tudo

por Magda L Pais, em 04.11.15

Já falei aqui uma ou outra vez num fenómeno chamado manipulação de leituras. E o que é este fenómeno? bom, podem ir ler o texto referido que eu espero aqui. Já leram? muito bem, então sabem do que falo. Ah, não vos apetece ler? também está bem, eu explico de forma rápida. Basicamente é o autor do blog, através de determinadas artimanhas, aumentar o número de visitas ao seu blog. Ou seja, e na prática, quando o blogger consulta as estatísticas não está a ver o número real de visitas mas sim um número inflacionado, não real, porque foi falsificado pelo próprio.

Admirados? Não estejam. Trata-se, na maior parte dos casos, de pessoas que querem ser reconhecidos a todo o custo e não percebem que se estão a enganar a elas próprias. 

Mas alguns bloggers não é só isto que fazem. Na caixa dos comentários também há manipulação. Uns porque não tem comentários e então nada como comentar como anónimos ou com um nome inventado. Outros moderam os comentários para evitar que as criticas sejam publicadas.

Podem-se dar conselhos a quem está a começar e podemos perguntar-nos como se mede o sucesso de um blog. O que não pode, em circunstância alguma, é o próprio blogger falsificar - consciente ou inconscientemente - o que lhe dizem ou quem o visita.

Por fim, deixem-me apenas esclarecer que a moderação de comentários não significa que se estejam a manipular os comentários. No meu caso, por exemplo, tenho a moderação para evitar comentários de spam (e sim, eles aparecem de vez em quando) e porque, por duas vezes, recebi comentários anónimos de pessoas que me ofenderam - a mim e à minha família - sem que houvesse ligação ao texto publicado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


34 comentários

Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

infelizmente sim, há quem o faça. Segundo diz a Fatia, ai mais acima, o narcismo justifica uma parte desta opção errada que alguns fazem. 
Pior que enganarem os outos, é enganarem-se a si proprios 
Imagem de perfil

Miss F a 04.11.2015

O pior é mesmo enganarem-se a si próprios, isso nunca lhes trará paz de espírito (onde é que eu já vi isto? Image)


Vivemos numa sociedade em que, cada vez mais, o importante é parecer em vez de ser. A propósito destas situações agora há uma rapariga, a Essena O'Neill, que decidiu apagar o Instagram e voltara a fazer de novo mostrando como a maior parte das fotos são uma completa mentira, que foi paga para usar determinada roupa, tirou 100 fotos para conseguir uma boa foto. Acho que na New In Town vinha essa notícia. O objectivo dela é mesmo expor como as redes sociais permitem criar uma imagem que não corresponde à realidade.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

O que acho espantoso é ter sido preciso um famoso dizer isso... acho que quase toda a gente - mesmo os que tem um parafuso a menos - sabem que podemos por na net o que quisermos sem qualquer relação com a realidade
Imagem de perfil

Miss F a 04.11.2015

Acho que é daquelas coisas que toda a gente sabe mas finge não saber. Também resulta da vontade de ser aprovado socialmente e, honestamente, uma foto a pôr roupa na máquina ou a lavar a loiça não ganha muitos likes.. É o parecer cool que interessa (ainda hei-de escrever sobre isso um destes dias).
Imagem de perfil

Magda L Pais a 04.11.2015

entre o parecer e o ser vai uma enorme distância. E essa gente esquece-se disso

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.