Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A caixa que muda tudo

por Magda L Pais, em 04.11.15

Já falei aqui uma ou outra vez num fenómeno chamado manipulação de leituras. E o que é este fenómeno? bom, podem ir ler o texto referido que eu espero aqui. Já leram? muito bem, então sabem do que falo. Ah, não vos apetece ler? também está bem, eu explico de forma rápida. Basicamente é o autor do blog, através de determinadas artimanhas, aumentar o número de visitas ao seu blog. Ou seja, e na prática, quando o blogger consulta as estatísticas não está a ver o número real de visitas mas sim um número inflacionado, não real, porque foi falsificado pelo próprio.

Admirados? Não estejam. Trata-se, na maior parte dos casos, de pessoas que querem ser reconhecidos a todo o custo e não percebem que se estão a enganar a elas próprias. 

Mas alguns bloggers não é só isto que fazem. Na caixa dos comentários também há manipulação. Uns porque não tem comentários e então nada como comentar como anónimos ou com um nome inventado. Outros moderam os comentários para evitar que as criticas sejam publicadas.

Podem-se dar conselhos a quem está a começar e podemos perguntar-nos como se mede o sucesso de um blog. O que não pode, em circunstância alguma, é o próprio blogger falsificar - consciente ou inconscientemente - o que lhe dizem ou quem o visita.

Por fim, deixem-me apenas esclarecer que a moderação de comentários não significa que se estejam a manipular os comentários. No meu caso, por exemplo, tenho a moderação para evitar comentários de spam (e sim, eles aparecem de vez em quando) e porque, por duas vezes, recebi comentários anónimos de pessoas que me ofenderam - a mim e à minha família - sem que houvesse ligação ao texto publicado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


34 comentários

Sem imagem de perfil

Paulo Vasco Pereira a 10.11.2015

Já tinha lido este post, ia comentar mas um menino com PEA e PDAH clicou em algumas teclas do pc. Naveguei para outros lados e acabei por esquecer. 
De facto, como já foi referido há a questão do egocentrismo. Embora, admita que toda esta questão de manipulação me faça confusão. Porém, se X o faz e mostra ao amigo Y um número manipulado, há uma probabilidade deste vir-se a interessar pelo blogue de X ou de passar o endereço a A, B, C. Claro que X não vai ter apenas este comportamento com Y mas também com outros amigos. E se assim, talvez cresça, conseguindo alguma fama. Ou seja, defendo que nem sempre tudo começa de forma inocente.  Há um objetivo. Por essa razão, há blogues ditos "famosos" que nada de interessante têm. Se Y diz que é bom eu também devo gostar,... A teia foi conseguida e criaram-se minissaias e espaços para namorados de apresentadores de tv com coisas fantásticas (leia-se "chatas, chatas, chatas).

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.