Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Agatha Christie

por Magda L Pais, em 15.09.15

agatha7339cbbd_base.jpg

 

Se fosse viva, faria hoje 125 anos.

Autora de uma das minhas personagens principais favoritas, Hercule Poirot bem como duma das minhas personagens secundárias favoritas, capitão HastingsAgatha Mary Clarissa Christie nasceu a 15 de Setembro de 1890 e morreu em 12 de Janeiro de 1976.

É, de acordo com o Guiness Book, a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial, sendo que, quarenta anos depois da sua morte, os seus livros continuam a vender milhares, apesar de se passarem na primeira metade do século XX. Falando em números, dos seus livros "só" foram vendidas aproximadamente quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI, ultrapassada apenas pelas obras de William Shakespeare e da Bíblia.

A Rainha do Crime publicou, ao longo da sua vida, mais de 300 obras - romances de mistério, poesia, peças para rádio e teatro, contos, documentários, uma autobiografia - algumas sob o pseudónimo de Mary Westmacott.

O grande encanto dos policiais escritos pela Rainha do Crime são os desfechos impressionantes e complicados, tornando, quase impossível, ao leitor, descobrir, antes de tempo, o criminoso.

No entanto o maior mistério que a autora deixou foi o seu próprio desaparecimento. Entre 3 e 19 de Dezembro de 1926 Agatha Christie esteve em parte incerta. Apesar das diversas teorias que surgiram na altura, a verdade é que nunca se teve a certeza do que realmente se passou.

A presença da Rainha do Crime no Guiness Book não se prende apenas com as vendas dos livros... The Mousetrap, uma peça de teatro escrita por Agatha Christie, estreou em 25 de Novembro de 1952 no Ambassadors Theatre em Londres, em 25 de Março de 1974 foi para o St. Martin's Theatre, onde continua até hoje, sendo, por isso, a peça de teatro há mais tempo em cena.

Outro recorde de Agatha Christie é o do livro mais espesso do mundo, medindo mais de 30 cm, com 4032 páginas nas quais estão incluídos todos os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple. The Complete Miss Marple é um dos livros mais raros da escritora. Publicado pela Cedric & Chivers Period Bookbinding, o livro é em sua maior parte de couro, com ouro em algumas partes, e dezesseis páginas feitas à mão. Foram produzidos apenas 500 volumes.

Na sua autobiografia, Agatha Christie diz que o grande prazer em escrever histórias policiais é que há vários géneros a escolher:

(...)a história policial intrincada, com um enredo complicado, tecnicamente interessante e que requer muito trabalho, mas é sempre compensadora e, ainda, o que posso descrever como a história policial que tem como pano de fundo uma espécie de paixão: nesse caso, é a paixão o que ajuda a salvar a inocência. Porque é a inocência que importa, não a culpa.(...)

Li quase todos, se não todos, os policiais que Agatha Christie escreveu. Li duas ou três vezes cada um deles porque sempre me encantou a maneira acessível como os livros estão escritos. Mas um deles marcou-me. Cai o Pano, o Último Caso de Poroit. Confesso que tive de reler algumas vezes o final para ter a certeza que estava a ler bem. 

E vocês? já leram algum livro da Rainha do Crime? qual é que gostaram mais ou que vos marcou mais?

Fontes:

Wikipedia

Wook

TVI

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.