Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Antes & Depois #3 (Barreiro)

por Magda L Pais, em 08.11.14

fotos Familia0012 actual.jpg

 

fotos Familia0012.jpg

 

img173.jpg

 

vista-aerea-barreiro.jpg

 

70 anos separam as fotos a cores das fotos a preto e branco deste post. 70 anos depois, o Barreiro passou de uma zona de quintas, com poucas habitações a uma cidade industrializada, que cresceu ao redor das fábricas (e que tanta poluição nos trouxeram).

 

Em 70 anos fecharam-se as fábricas iniciais, as da cortiça (até 1950 existiam cerca de 27 fábricas de cortiça em todo o concelho). No entanto algumas das zonas ainda são conhecidas pelo nome da fábrica que lá estava - é o caso, por exemplo, da Fábrica do alemão, na zona da Telha. Essa fábrica desapareceu logo a seguir à segunda guerra mundial mas ainda hoje se fala nela.


Em 70 anos nasceram prédios e mais prédios e os espaços verdes, que tanta falta fazem a uma cidade, foram desaparecendo (vá... hoje temos o parque da cidade onde quase tudo o que se pode fazer num parque é proibido, mas pelo menos temos algumas arvores. E lagos. E mosquitos - muitos mosquitos).


Entre os vários barreirenses que se tornaram famosos por alguma razão, estou em própria, nascida aqui há quase 45 anos. E não podia ter escolhido melhor cidade para nascer.

 

Esta é a minha cidade. Com todos os defeitos que tem (culpa dos moradores e da Câmara) mas é a minha cidade. Linda há 70 anos, linda hoje.

 

Não posso, naturalmente, terminar sem agradecer ao Paulo Vieira que me mostrou as fotos a preto e branco que eram do avô dele (e a quem também agradeço me ter autorizado a publica-las). A foto da praia actual foi tirada pelo meu marido ontem. E a foto da vista área foi encontrada numa busca pela internet.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.11.2014

temos de tratar disso quando voltares a Lisboa Image

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.