Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


 

imagesILVU5580.jpg

 

Uma das coisas que mais gosto no Outono são as castanhas. Assadas, cozidas, fritas, cruas, piladas. Basicamente, se é uma castanha e não está podre, eu como.

Lembrei-me, por isso, de investigar mais algumas coisas sobre as castanhas para partilhar convosco nesta rubrica.

Fiquei a saber, por exemplo, que as castanhas, no século XVII eram um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos – era muito usada para substituir o pão ou a batata.

Descobri também que as castanhas tem propriedades curativas e profilácticas, adstringentes, sedativas, tónicas, vitamínicas, remineralizantes e estomáquicas. Pelo seu valor nutritivo e energético, eram utilizadas em vários estados de mal-estar e doença. É também tónica, estimulante cerebral e sexual, anti-anémica (castanha crua), anticéptica e revitalizante. Para afinar as cordas vocais e debelar a faringite e a tosse nada melhor do que gargarejos com infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços.

 

(podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

 

 

Ah e esta rubrica não está restringida a mim e à Sofia Margarida. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

Autoria e outros dados (tags, etc)


17 comentários

Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.11.2014

'tás como eu eheheheh estava a escrever este post e à procura duma imagem e a salivar. Hoje tenho de comer castanhas!
Imagem de perfil

Ana CB a 01.11.2014

Esta época ainda não comi, tento resistir porque são um bocadinho "quentes" e por vezes não me fazem muito bem (coisas da "pdi" :) ). Mas vem aí o S.Martinho, e vou desforrar-me.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.11.2014

sim, com o calor que tem estado, não apetece muito.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.