Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


As aventuras de João sem Medo e uma professora

por Magda L Pais, em 05.02.15

images.jpg

A primeira vez que li este livro estava no 1º ano do ciclo (actual 5º ano) e foi o meu professor de português, do qual já falei aqui, que me incentivou a pegar nele. Daí para cá já o li umas dez vezes e, de cada uma delas, descobri ainda mais razões para gostar. Foi com este livro que aprendi a gostar da literatura do fantástico – porque é disso mesmo que se trata.

Se não conhecem o livro, vejam, mais abaixo, a sinopse e depois leiam. Vão ver que vale a pena. É de leitura fácil, bastante acessível e muito, mas mesmo muito bom.

Quando algum estudante me pede opinião sobre que livro deve apresentar na escola, na disciplina de português, confesso que é este livro que me vem logo à cabeça precisamente pelas características que falei mais acima. Além disso, José Gomes Ferreira (o escritor, não o jornalista da SIC) é, seguramente e para mim, um dos melhores escritores portugueses de sempre.

Vem isto a propósito de que ontem foi a vez do meu filho, que está no 6º ano, me falar que a professora de português tinha dado, como trabalho de casa, a leitura dum livro à escolha para depois ser apresentado na aula. Perguntei-lhe que livro estava ele a pensar apresentar, ele pediu a minha opinião e eu fui fiel ao mesmo princípio – recomendei este livro.

O gaiato foi para a escola e, à noite, lá lhe perguntei o que tinha dito a professora. Só que não estava nada preparada para a resposta que me deixou, no mínimo, chocada.

Oh mãe, a professora deixa-me fazer sobre esse livro mas diz que não sabe que livro é e nem tem a certeza quem é o autor

Juro, pela minha saúde, que fiquei sem palavras. Uma professora de português não sabe quem foi José Gomes Ferreira? A sério?

Que o comum dos mortais não saiba quem foi, que não conheça o escritor, que julgue que é o jornalista da SIC, e que tenha dúvidas que obra é esta, eu até posso aceitar. É impossível conhecer todos os escritores assim como todos os livros que cada escritor publicou. Agora uma professora e de português?

Isto faz-me confusão, faz-me mesmo muita confusão e, sinceramente, faz-me temer pelo futuro literário das crianças que agora andam na escola.

 

Sinopse

João Sem Medo habita na aldeia Chora-Que Logo-Bebes, cujos habitantes vivem presos à tradição de que tanto se orgulham: chorar de manhã à noite. Um dia, o nosso herói decide saltar o Muro que protege a aldeia da Floresta Branca, local onde «os homens, perdidos dos enigmas da infância, haviam estalado uma espécie de Parque de Reserva de Entes Fantásticos». Tem assim início uma viagem surpreendente, na qual João Sem Medo se irá cruzar com bichas de sete cabeças, gigantes de cinco braços, fadas, bruxas, animais que falam, e ainda com o mítico Príncipe das Orelhas de Burro. História fantástica que recorre ao imaginário mágico, por vezes de inspiração surrealista, este romance de José Gomes Ferreira é um prodígio de efabulação e engenho narrativo. Uma obra intemporal que continua a arrebatar tanto adolescentes como adultos.

As Aventuras de João Sem Medo de José Gomes Ferreira foi publicado, pela primeira vez, em 1963.

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Imagem de perfil

De Nathy ღ a 05.02.2015 às 09:44

Bem... eu desconhecia esse livro e sinceramente não sei quem é o escritor, nem mesmo o jornalista Image Image Image. Mas sendo uma professora de Português talvez lhe fique mal...
É uma falha minha, bem sei... Posso contar pelo dedos de uma mão quantos livros de escritores PT já li. Não é por mal, apenas habituei-me a ler livros de escritores internacionais...
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 05.02.2015 às 12:24

lá está, tu não tens obrigação de saber quem é ou quem foi. Uma professora de português tem obrigação de saber.
Sem imagem de perfil

De Olívia a 05.02.2015 às 16:26

Confesso que associei o nome ao jornalista (ainda que o tipo de livro não correspondesse ao tipo de escrita do homem da sic), mas hoje já aprendi mais uma coisa!
Obrigada
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 06.02.2015 às 08:57

eheheheh eu acho que isso acontecerá a muita gente, mas lá está, tu não és professora de português, não tens obrigação de saber 
Sem imagem de perfil

De Cris a 05.02.2015 às 18:11

Eu conheço o livro e o autor, mas nunca o li. Confesso que não me admira nada que a professora de português não saiba. Eu conheço muitos livros, mesmo sem os ter lido, porque sou curiosa. E tive Literatura Portuguesa...
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 06.02.2015 às 08:59

olha, já a mim admira-me. Ninguem quer que os professores conheçam toda a gente que já publicou um livro. Mas José Gomes Ferreira é um escritor com vários livros editados, reconhecido, com prémios e que já teve vários livros (este incluido) no plano nacional de leitura. Um professor de portugues que não conhece autores do plano nacional de leitura é mau.
Sem imagem de perfil

De Cris a 06.02.2015 às 10:00

O que significa que algo vai muito mal no ensino...
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 06.02.2015 às 10:05

é o que eu acho precisamente. E depois admiram-se, os professores, de terem de fazer testes...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.