Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


As incongruências de mudar de morada

por Magda L Pais, em 31.01.18

mudanc3a7adecasa.jpg

Já vos contei que mudei de casa. Ainda não vos contei todas as (des)venturas com essa mudança mas hei-de fazê-lo.

O que vos quero contar hoje está, na realidade, relacionado com a mudança de casa mas é mais na parte de mudar de morada nas centenas de instituições, sejam elas maiores, mais pequenas ou assim assim.

Pensava eu que mudar a morada seria coisa simples e que o procedimento seria mais ou menos lógico e feito de forma fidedigna, ou, pelo menos, com garantias. 

Puro engano.

Ora vejam como foi em algumas entidades (que vou identificar descaradamente!).

Unibanco - Acedi à área reservada do unibanco connect. Aquela que me dá todas as informações sobre o cartão de crédito, pensando que haveria uma opção para actualização dos dados pessoais (incluindo a morada) e que permitisse enviar o comprovativo (sendo o Unibanco uma entidade financeira está sujeita às mesmas regras que os bancos e é obrigatório entregar o comprovativo de morada). Nada disso. Tive de telefonar para a linha de apoio e de seguida enviar um email a pedir a alteração, enviando, o comprovativo de morada em anexo. Do mal o menos, uma vez que recebo a maioria da correspondência por email e como enviei o pedido de alteração por email, faz algum sentido.

Deco - Na área reservada não tem qualquer opção para fazer esta alteração. Liguei para o apoio e perguntei como deveria fazer. Pediram-me a nova morada e o numero de associado e pronto, já está. Não fizeram qualquer pergunta adicional, não sabem se a pessoa que está a ligar é mesmo o associado, não confirmam quaisquer dados. Um telefonema simples e já está.

Cetelem - Quase a mesma história do Unibanco mas com exigência duma factura de serviços. Ora se a água, electricidade, gás, etc, está em nome do meu marido porque ele é que lá foi tratar, como é que eu provo que moro lá?... Na maioria das instituições financeiras basta que a factura esteja no nome dum dos membros do casal (ou pelo menos nos casos em que conheço). Vamos ver se aceitam o documento de mudança de morada no cartão de cidadão.

Rádio Popular e Cartão Continente - acesso à área reservada, alteração dos dados pessoais, e pronto, já está.

Victoria Seguros - não tem área reservada. Contactei para a linha de apoio, fizeram duzentos e vinte e nove mil perguntas para confirmar a minha identidade e, por fim, a resposta: tem de enviar por carta ou email, mas não precisa de enviar comprovativo de morada. Então mas se não tem qualquer email meu e não sabem se o email de onde vou enviar é meu, como é que alteram? Não o poderiam fazer pelo telefone já que tinham confirmado a minha identidade com as questões todas que colocaram?

Desconfio que, nos próximos meses, ainda vou andar a mudar moradas. Apesar de receber quase tudo por email, ainda há muita coisa que nos chega em papel. Vou fazendo as alterações conforme as cartas surgirem e, quem sabe, umas serão mais fáceis que outras. Valha-nos que, com a mudança da morada no cartão de cidadão (tive de pedir um novo porque perdi o código pin e sem isso não podia fazer alterações), fica a morada mudada em quase todos os serviços governamentais! senão seriam mais uns dias perdidos.

 

Entretanto...

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Conhecem o meu blog sobre livros?

Autoria e outros dados (tags, etc)


26 comentários

Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 31.01.2018 às 15:33

Vai lá vai, uma pessoa perde logo a vontade de se mudar depois destas desventuras!!!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 15:54

Quase que me dá vontade de deixar de estar contactável por carta ahahahaahah
Imagem de perfil

De Just_Smile a 31.01.2018 às 15:53

Nossa! Que complicação!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 15:54

começa a mentalizar-te que vais ter o mesmo problema :p
Imagem de perfil

De Just_Smile a 31.01.2018 às 16:04

Acho que não tão grave :P
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 16:05

achas tu... achas tu! 
Imagem de perfil

De Just_Smile a 31.01.2018 às 16:15

Pelo menos a terrinha mantém se :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 16:16

Se achas que isso ajuda... :p
na última mudança de casa, antes desta claro, mudei do número 9 para o número 27 da mesma rua, na mesma cidade. Sabes lá a dificuldade que foi fazer as entidades perceberem que era a mesma rua mas outra porta
Imagem de perfil

De Just_Smile a 31.01.2018 às 16:26

Tu não me assustes :P
Imagem de perfil

De Just_Smile a 31.01.2018 às 16:31

Que o teu exemplo não seja o meu :P
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 16:35

Também espero que não ahahaah
Imagem de perfil

De Happy a 31.01.2018 às 16:03

Realmente, a vontade de mudar depois destas sagas, é pouca...
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 16:06

e ainda não contei tudo... tem sido sagas atrás de sagas
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 31.01.2018 às 18:47

É muito chato. Eu ainda me lembro de quando fiz a última mudança... e a remodelação da casa...um pesadelo!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 19:23

As obras não tem corrido mal. Ajuda o facto de ter absoluta confiança no empreiteiro com quem trabalho há quase 15 anos. Mas tirando isso é a desgraça 
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 31.01.2018 às 19:37

As minhas foram uma tragicomédia... mas já passou, felizmente!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 20:36

É o mais habitual...
Imagem de perfil

De P. P. a 31.01.2018 às 19:04

Situações que deviam ser tão simples, mas que insistem em dificultar.
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 19:23

Nem mais. Parece que o complicometro está permanentemente ligado 
Imagem de perfil

De Edite a 31.01.2018 às 22:58

ohhhh, também perdi o pin do CC e tive de fazer novo! 
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 31.01.2018 às 23:06

Ahhhh sinto-me bastante melhor por saber que não sou a única 
Imagem de perfil

De Paula Rocha a 01.02.2018 às 10:43

Burocracias, que só dão dor de cabeça, podia ser tudo tão mais simples
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 02.02.2018 às 14:04

mesmo. É um sarilho mudar as moradas, credo
Imagem de perfil

De belitaarainhadoscouratos a 02.02.2018 às 09:55

Nem me fales, a minha câmara decidiu atribuir há um ano um nº à minha porta e a partir daí foi o descalabro. Era tão melhor quando antes vinha escrito a lápis nas cartas 'filha do Lino'. E todas chegavam ao destino.
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 02.02.2018 às 14:05

ahahahahaahahahahahah olha, no meu caso oficialmente ainda está como lote duma urbanização apesar da Câmara já ter atribuido nome de rua e numero de policia. Ainda por cima a placa da rua está mesmo à minha porta :D

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.