Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


bullying e violência entre jovens

por Magda L Pais, em 13.05.15

bully3.jpg

É o vídeo e o tema do momento – bullying e violência entre jovens, enquanto outros assistem sem fazerem coisa alguma. E o debate começa – de quem é a culpa? Dos pais? Da escola? Deles próprios? E a seguir? Resolve-se a violência com mais violência? Vamos todos espancar quem bateu ao miúdo? E isso não será ainda mais violência?

A Maria pergunta, e bem, se a culpa é dos pais? Eu direi que sim. Que uma boa parte da culpa é dos pais. E porque? Porque estão a criar uma geração de falhados como explica a Raven, uma adolescente que pertence precisamente a esta geração de adolescentes que está habituada a ter tudo e a não ter de lutar por nada. Uma geração que vive o momento, que não respeita nada nem ninguém, precisamente porque os pais não os ensinaram a isso. E são depois, esses mesmos pais que dizem, quando vêem situações destas, que não foi essa a educação que dei à minha filha e que ficam muito admirados quando os filhos estão envolvidos, de alguma forma, em situações de Violência escolar.

Muitos pais ainda pensam que a educação é dada na escola. Não podiam estar mais enganados. A educação é dada pelos pais. A escola ensina. Ensina as matérias que as crianças vão precisar ao longo da sua vida, não os educa. A educação tem de vir de casa. E muitos pais/educadores esquecem-se disto.

Por outro lado, e como diz o Miguel Dias (e também bem), no seu post Eu...é mais bullyings!, estas situações sempre aconteceram. O que acontece é que hoje, em que o Mundo é, verdadeiramente, uma Aldeia e onde a informação corre por ai como as poeiras do Saara, há mais divulgação e menos aceitação. Não que seja necessariamente mau, mas não podemos é dizer que nunca aconteceu.

Ora bolas, eu tenho 44 anos e cheguei a assistir a cenas destas na escola secundária. Mas fruto da educação que os meus pais me deram, não assisti apenas, fiz queixa. Fui ao conselho directo. Chamei as auxiliares. Falei com professores. Mexi-me para evitar que voltassem a acontecer. E foi isto que também transmiti aos meus filhos desde o primeiro momento. Que devem intervir sempre que vêem alguém a ser vítima de violência, seja ela de que modo for. Esta é a educação que lhes dou. E sei – porque já aconteceram casos desses – que é isso que eles praticam. Por isso digo que a culpa do que acontece naquele vídeo e noutros casos também é dos pais.

É muito culpa dos pais. Dos pais dos agressores e dos pais dos agredidos. 

Porque muitos pais se esquecem que os filhos são deles. E por isso devem estar presentes. Devem acompanhar os filhos, perguntar sempre o que fazem, como fazem e com quem fazem. Não em jeito de interrogatório mas com calma, com paciência para tentar saber tudo. E se notarem alterações de comportamento, ainda mais necessária é a vossa intervenção. Pensem que, numa escola, são centenas de miúdos e dezenas de adultos, o que torna impossível que os professores e/ou auxiliares vejam tudo.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

Maria das Palavras a 13.05.2015

É bastante curioso o fenómeno de se acreditar que as coisa são novas (mesmo que tenham nomes a categorizá-los que antes não tinham). Como quando alguém diz que no tempo do Salazar não havia violência e se esquece que havia tanta coisa que não se sabia no tempo do Salazar. O que não havia mesmo era informação a fluir como agora.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.