Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Cinquentona

por Magda L Pais, em 26.11.19

Eu.jpg

Há cinquenta anos, o homem pisou, pela primeira vez, a Lua. Aconteceu o Festival Woodstock e os Beatles deram o seu famoso concerto no telhado. Foi o ano em que o Concorde voou pela primeira vez e o da edição do livro "O Padrinho" de Mario Puzo. Estreava, na BBC, a icónica série Monty Python`s Flying Circus e Samuel Beckett ganha o Prémio Nobel da Literatura. Golda Meir foi eleita primeira ministra em Israel e foi colocado o primeiro coração artificial num ser humano.

Podia continuar a desfiar factos sobre o ano 1969 mas, o mais importante que aconteceu nesse ano foi a 26/11/1969, às 14h e qualquer coisa na Maternidade Laura Seixas no Barreiro. Nesse dia, entre a mãe que berrava que não queria que nascesse, a médica que dizia que a mãe devia ter pensado nisso 9 meses antes e a tia embevecida, nascia eu.

Faz hoje exactamente 50 anos. 18.262 dias. Ou, numa unidade mais pequena, 1.577.836.800 segundos.

Cinquenta anos...

Assisti à queda do muro de Berlim e o lançamento do primeiro Space Shuttle. Estava no Terreiro do Paço quando foi a manifestação dos "secos e molhados". Assisti à queda das Torres Gémeas e ao alastrar do terrorismo pelo mundo inteiro. Emocionei-me com o casamento da Lady Di e com a sua morte. Morreu o escudo e passamos a usar o Euro. Barack Obama foi o primeiro presidente negro dos Estados Unidos...

Lembro-me, quando era miúda, de achar que o tempo não passava. Que o ano 2000 seria o fim do mundo (ao dois mil chegarás e de lá não passarás). Que 50 anos era a idade a que os pais ou os avós chegavam e não eu.

Mas hoje é a minha vez. E o que gostava de ter os meus avós aqui, comigo, a celebrarem este dia comigo? Os avós e a tia, a que me viu nascer e com quem estive nos últimos momentos de vida...

E o que gostava que o meu pai não estivesse tão doente como está?

Mas a vida é mesmo assim, feita de presenças e ausências e nem todas são as que desejamos.

Os meus filhos serão sempre os meus filhos. Não são a minha única razão de viver nem sequer o meu objectivo de vida mas são o meu orgulho. Este ano - a primeira de muitas vezes - a gaiata não vai estar cá em casa a comemorar o aniversário comigo. Esteve no fim de semana mas dado o período de aulas, foi uma visita de médico.

Aos cinquenta anos aprendemos a ser mais pacientes. Ou pelo menos deveriamos sabê-lo. Confesso que tento ser mas nem sempre é possível. Tento só me irritar com as coisas que posso controlar. O que foge ao meu controle, foge também à minha irritação. Não acho que tenha razão em tudo. Sempre aceitei e assumi os meus erros mas continuam a irritar-me as pessoas que não o fazem (pronto, isto foge ao meu controlo mas deve ser a única coisa). Não tenho pressa de chegar a lado algum e só quero que me deixem fazer as coisas ao meu ritmo, que não me impeçam ou passem por cima.

18.262 dias... e não mudo uma palavra do que disse quando comemorei 16.436 dias

50 anos...com altos e menos altos. Porque não há momentos maus, o que há são momentos menos bons e que fazem com que possamos apreciar ainda melhor os bons momentos. Não sei se vou viver mais 50 anos mas posso dizer-vos que adorei cada minuto dos anos que já vivi e irei adorar todos os minutos dos anos que terei pela frente.

Parabéns para mim!

(e a partir de amanhã, todos os dias, a esta hora, responderei às 50 perguntas. Cada uma delas acompanhada de uma foto minha, em momentos diferentes deste meio século)

May we meet again

Conheces o desafio de escrita dos Pássaros?

Já votaste nos Sapos do Ano?

Conhecem o meu blog sobre livros?

 Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

Psicogata a 26.11.2019

Parabéns Magda!
Que venham muitos e maravilhosos anos ao teu ritmo e sem irritações.
Beijinho grande 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.