Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Como se mede o sucesso de um blog?

por Magda L Pais, em 01.06.15

como-criar-um-blog-de-sucesso.jpg

Será pelas visualizações ou visitas diárias? o tráfego que por lá passa? Eu acho que não, a menos que o autor seja muito honesto consigo mesmo. É que a manipulação de leituras existe, é real e praticada aqui e ali. E mesmo que o autor do blog seja honesto e não as manipule, há sempre quem o possa fazer pelo autor, dando-lhe a sensação de ter muitos leitores.

Será pelo dinheiro que recebe? não me parece. Isso, para mim, é um site profissional e não um blog – um blog é uma espécie de diário na internet – ou pelo menos foi assim que nasceu.

Pelos destaques (aqueles que este nosso canto nos dá?). Também não me parece, já expliquei aqui que é humanamente impossível destacar todos os posts que merecem (razão pela qual eu criei, aqui, os destaques mensais, onde indico os posts que, naquele mês, me chamaram mais a atenção).

Por posts que me fazem lembrar a história do Pedro e o Lobo? Polémicas? Atiçar os leitores contra outros bloguistas? Achar que tudo o que se escreve na blogosfera é contra nós? Quer editar um livro porque outros já o fizeram? Ter muitos comentários em cada post e assim estar nos Blogs Quentes?

Podia continuar a dar imensos exemplos daquilo que, para mim, não é um blog de sucesso.

A internet está cheia de dicas para que um blog seja de sucesso. Umas aqui, outras aqui e mais umas quantas aqui. São dicas, não são receitas infalíveis. Porque o sucesso também depende da pessoa por detrás do blog e do que ela considera que seja um sucesso.

O meu blog, esta casinha humilde que aqui tenho, é, para mim, um blog de sucesso. Não tenho grandes visitas e não ganho dinheiro com ele. Então porque é que o considero de sucesso?

Porque, para mim, ter sucesso, é escrever sobre o suicídio, e alguém responder que o texto lhe tocou porque sofre de bordeline. É passar o dia a falar com amigos que conhecemos aqui, na blogosfera e que já passaram a amigos reais. É saber que um dia isto tinha que acontecer e receber um email de uma anónima que o leu e que me agradeceu por a ter relembrado que deve continuar a ser como é. É encarar os outros blogs como a casa de amigos, onde somos recebidos com carinho e recebe-los, na nossa casa, da mesma forma. É responder a todos os que nos comentam, não para ter mais comentários mas porque conversar convosco é muito bom e só aqui no Sapo se consegue. É sabermos que, do lado de cá e do lado de lá, está uma pessoa, de carne e osso (mais carne que osso no meu caso) e que tem sentimentos. É não ofender, gratuitamente, os outros por acharmos que estão sempre a falar de nós. É respeitar para ser respeitado. É rirmos dos nossos disparates e asneiras e até publicarmos o que fazemos mal. É perceber a ironia e o humor e aceitá-lo. É aceitar as críticas que nos são dirigidas, sejam elas boas ou más. É ficarmos contentes com os nossos destaques e felizes com os destaques que os nossos amigos tiveram.

Mas, mais do que tudo isto, é pelas boas amizades que já fiz por causa do blog. E será que é possível ser amiga de quem nunca vimos a cara, gostar dessa pessoa que está do lado de lá duma personagem criada especificamente para um blog, respeitá-la e ficar em fúria quando não a respeitam? Preocupar-nos porque o blog não tem tido postagens, ou porque foi apagado de repente ou ainda porque um dos posts é mais triste? Sim, claro que sim. Claro que é possível. Eu que o diga, que o sinto em relação a algumas pessoas que por aqui andam (e elas sabem quem são).

Por isso sim, sem dúvida, e com o peito inchado que nem um peru em véspera de Natal, este é um blog de sucesso!

E para ti, o que é um blog de sucesso?

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


76 comentários

Imagem de perfil
Confirmo, é sim senhora um Senhor Bolg!Image
Imagem de perfil

M.J. a 01.06.2015

Caramba Magda. Queria escrever isto tudo e não fui capaz. Parabéns. É um post excelente. 
Imagem de perfil

Vanessa a 01.06.2015

Muito bom, Magda e realmente o teu blog é um blog de sucesso, ou devo dizer, a tua casa é linda!
Imagem de perfil

Sandra a 01.06.2015

Não podia concordar mais contigo Image É isso mesmo, sem tirar nem por. 
Sem imagem de perfil

Cris a 01.06.2015

Magda, não sei porquê, mas ao ler o teu post só me vinha a imagem das tostas a metro à cabeça!!! Será fome?Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

olha, também ia agora sim senhor...
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 01.06.2015

Sucesso num blog é acordares com vontade de escrever (umas vezes) e ler comentários (noutras). Mas voltar (sempre, mais tarde ou mais cedo).

Se eu quiser ponho um robot a limpar a cache e visitar o meu blog de 5 em 5 segundos e sou a campeã da minha aldeia. Se eu quiser digo que tenho uam média de 2000 visitas diárias (e sei perfeitamente que estou a contar com um destaque da homepage do sapo que inflaciona o nº real).

Conto-te o segredo do que me dá mais gozo nas stats dos blog: ver visualizações nas páginas que acabam em ?skip=10 (ou 20, ou, 180 às vezes). Porque até pode ser só uma pessoa - mas foi uma pessoa que chegou e continuou a ler. Que se identificou comigo. E não trocaria essa pessoa que continuou a ler por 1 milhão que viessem de fugida.

[Excelente post (mais um) num excelente blog.]
Imagem de perfil

Gaffe a 01.06.2015

Não te importas, minha boa amiga, de me falar mais desse robot?
É uma preciosidade. Estava a pensar comprar um e ter "orgasmos digitais" que foi coisa que nunca senti. Uma rapariga deve experimentar tudo, não é?


Se souberes também de um aniquilador de "piolhos cibernéticos", avisa e nada mais peço despedindo-me com amizade. 


O blog da Magda é um doce em dia de jejum. 







Imagem de perfil

Maria das Palavras a 01.06.2015

Para  piolho cibernético (sobretudo aquele que salta muito como quem se divide entre querer provocar comichão e dizer "estou aqui") terei de me informar melhor.

Para os orgasmos digitais, aconselho a auto-satisfação antes de recorrer a tais artimanhas. Mete menos gente, mas, não raras vezes, mais prazer.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

adorei! pena não poder favoritar os comentários eheheheheheh
Imagem de perfil

Gaffe a 01.06.2015

Tens tanta razão!


mas ter um robot ao nosso serviço dá imensa classe. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

Ainda vou ficar sem jeito hoje...  Obrigado querida amiga Gaffe!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

sim, é essa pessoa - uma só que seja - que sabemos que veio e ficou que mais importa (para mim). Foi aquele email que recebi duma anónima que nem comentou que mais me importou num dos textos que mais comentários teve. Obrigado Maria! Mesmo! é que ter sucesso também é aquilo que dizes - voltar sempre!
Sem imagem de perfil

Olívia a 01.06.2015

A menina tem dias que acorda mesmo muito inspirada!


É verdade sim, neste mundo estranho que é a blogosfera encontram-se casas muito convidativas e que nos fazem sentir bem a casa visita, tal como a tua!


Fui há uns meses criticada forte e feio num blogue onde literalmente gozaram com as amizades que tenho com pessoas que nunca vi, chamando-lhe "
Migas blogosféricas", foi mesmo muito mau ver descer tão baixo uma coisa tão bonita, mas é mesmo assim! Já passou e por isso vivam as migas blogosféricas e os seus blogues de sucesso!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

é quando acordo do lado contrário da cama porque as cadelas me empurram... ehehehehe
é perfeitamente possivel sim, encontram-se aqui pessoas verdadeiras e amigas!
Imagem de perfil

Maria Araújo a 01.06.2015

Um blog de sucesso é aquele que conquista  as pessoas pela simplicidade, humor e sentimentalismo naturais que imprime  na escrita.
Conheci alguns pessoalmente, e não me desiludiram nada, pelo contrário, os laços são, agora, mais fortes.
Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

Concordo tambem com isso :D
Imagem de perfil

Sou Toda Amor a 01.06.2015

Olha que eu concordo contigo Rapariga!
Tanto e tanto que não retiro nem uma virgula Image
Vou ali perder-me mais um bocadinho nas partes onde "linkaste" qualquer coisa, e tenho a certeza que vai valer a pena!
Beijos Magda, e continua assim que o teu Blog é de sucesso sem sombra para dúvida!
Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

Obrigado! fico contente por teres gostado
Imagem de perfil

Cherry a 01.06.2015

Parabéns pelo post :) Muitas pessoas pensam que só são blogs de sucesso são aqueles que recebem milhares de visualizações, que ganham dinheiro, mas como tu referiste, não é verdade. 
Tu tens um blog de sucesso, não por causa de ganhares dinheiro com ele, mas porque inspiras as pessoas que te lêem.
Para mim um blog de sucesso é isso mesmo, é aquele blog que nos cola ao ecrã do nosso computador, que nos inspira, que nos põe a pensar sobre o assunto que o dono/dona desse blog escreveu. 
Beijinhos,
Cherry
Imagem de perfil

Magda L Pais a 01.06.2015

Obrigado Cherry. É essa a ideia, sim. Não é o dinheiro ou as visualizações que interessam, de facto

Comentar post


Pág. 1/4



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.