Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Conselhos para quem está a começar

por Magda L Pais, em 13.08.15

Perguntaram-me que conselhos daria a quem está a começar, agora, a sua vida de bloguista. Depois de hesitar um bocado, afinal, como eu já disse, o sucesso de um blog depende exclusivamente do bloguista, acabei por dar algumas ideias.

Claro que estas são as minhas ideias, se calhar perguntando a outro bloguista a opinião será outra. Já dizia o outro, cada cabeça sua sentença e, também aqui, isso é uma realidade.

Comecemos pela identidade. Qualquer blog tem de ter uma identidade própria. Plagiar ou copiar os outros não resulta e, mais tarde ou mais cedo, a pessoa sente-se mal com isso ou não consegue manter a situação. Além disso, a pessoa que é plagiada/copiada pode acabar por descobrir o que está a acontecer e arranja-se ai um belo dum sarilho. E isto é válido para títulos, textos, frases, etc.

É claro que nos podemos inspirar noutros posts e blogs para escrever. Não há mal nenhum nisso desde que, e isto é fulcral, se cite o blog/texto onde nos inspirarmos.  

Para que um blog resulta em pleno, é preciso que o seu autor seja ele próprio, ou então se se mantiver fiel à personagem que escolheu. Não há mal nenhum em criar uma personagem de propósito para o blog mas, mais uma vez, é a originalidade que ganha.

As visitas não nascem como cogumelos dum dia para o outro. É bem possível que se tenha dias em que ninguém visita o novo blog mas, certamente que, aos poucos, acontecerão.

Visitar os outros blogs e comenta-los com respeito e sem melgar o juízo para que nos visitem é um bom cartão-de-visita. Podemos, inclusivamente, assinar os comentários com o nosso nome e o endereço do blog (se bem que, em principio, ao preencher o perfil, fica a identificação).

Ser educado quando “entramos” nas outras casas e não ofender, gratuitamente o bloguista. Se não gostamos do que dizem em determinado post, paciência. Saímos como entramos, sem comentar. Se optarmos por comentar temos, mais uma vez, de nos lembrar que, do lado de lá, está uma pessoa de carne e osso e que pode também não concordar connosco.

Erros gramaticais ou ortográficos estão proibidos. Completamente proibidos. Não há nada pior que um texto com erros. Se se usar vernáculo, usa-se sem qualquer problema de consciência. O que interessa é que esteja em português correcto (a única opção, neste campo, é se se escolhe escrever respeitando ou não o acordo ortográfico). Esta regra é válida para o blog, comentários e vida.

Usar tags. As tags, além de facilitarem a arrumação dos textos no blog, permitem que os textos seja localizado por outros.

Desfrutem do blog. Escrevem para vocês, por vocês e para vocês. Escrevam porque gostam de o fazer e não porque querem ser reconhecidos.

Não tenham inveja dos outros. Não mintam a vos próprios e não mintam aos outros.

É fundamental sermos honestos e realistas connosco e com quem nos lê. E também é preciso saber aceitar as críticas.

Há também que ter em atenção que há coisas que não ficam bem nos blogs

Enfim, são imensos os conselhos que se podem dar mas estes pequenos detalhes são, para mim, os que fazem a diferença. Não quero dizer, com isto, que estes conselhos funcionem com toda a gente ou que sejam os únicos mandamentos para um blog. São unicamente fruto da minha experiencia e da minha opinião pessoal.

E vocês? Que regras acrescentariam ou retirariam?

*********

Acrescentado pela Fatia Mor, e que eu concordo - também é importante publicar regularmente, preferencialmente numa base diária.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

Joana a 13.08.2015


Como sempre sábios conselhos, Magda.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.