Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Decisões difíceis

por Magda L Pais, em 15.03.15

amar-os-animais-1.jpg

Só quem tem animais vai entender...

Quando adoptamos um animal, seja ele qual for, cria-se uma ligação forte. Amor dirão uns, amizade dirão outros, respeito, companheirismo, enfim, uma panóplia de sentimentos que são difíceis de descrever. Sentem-se apenas.

E esperamos sempre que eles, os nossos animais, durem mais, durem muito mais do que é normal e que, um dia, morram velhinhos, ao nosso lado, sem sofrerem.

Infelizmente nem sempre é assim. Há animais que são assassinados a sangue frio - como foi o tão tristemente falado caso do Simba -, outros que morrem de doença súbita e outros que os donos, por amarem, são forçados a po-los a dormir para lhes evitar mais sofrimento.

Como já vos contei na minha Homenagem aos meus animais, nasceram, cá em casa, 4 coelhos anões, filhos do Friday e da Sam. O Bolinha, a Riscas, o Pata Branca e o Cinzento.

O primeiro, o Bolinha, morreu com apenas um mês. Era pequenino e tinha um defeito genético. O corpo dele não produzia calor suficiente para se manter vivo. Passamos dois dias e duas noites na veterinária (obrigado mais uma vez Dra Isabel), tentou-se de tudo, mas o Bolinha não aguentou e morreu.

Com pouco mais de um ano, o Cinzento começou com problemas sérios. Não se aguentava nas pernas, não comia, a cabeça estava de lado. Fomos logo à veterinária - mais uma vez a Dra Isabel - e tentou-se tudo. Infelizmente a situação agravou-se e acabamos por ter de tomar a decisão que nenhum dono gosta - eutanásia. Num domingo de manhã despedimos-nos todos dele e eu fiquei com ele até ao fim.

Eutanásia - a maior prova de amor que podemos dar aos nossos amigos animais. A forma de não os deixarmos sofrer as consequências de doenças que sabemos que os vão matar, mais tarde ou mais cedo, mas sempre com sofrimento. A nossa dor por sermos incapazes de os manter connosco por mais tempo e por termos de acabar abruptamente com a vida deles.

Estou, estamos cá em casa, a viver mais um momento em que é preciso decidir se esta é, ou não, a melhor opção. Há três dias que o Pata Branca está com os mesmos sintomas que o irmão - o Cinzento - teve. Começou mais ligeiro, é verdade e, desde o primeiro dia, que está a ser acompanhado pela veterinária. As hipoteses são de 50%. Está, neste momento, internado para se tentar de tudo. 

E nós, que o vimos nascer, estamos sem saber o que fazer. Esta é a pior decisão que se pode ter de tomar em relação aos nossos animais...

Autoria e outros dados (tags, etc)


10 comentários

Imagem de perfil

De Just_Smile a 15.03.2015 às 21:42

O meu cão de 17 anos em setembro de 2014 foi posto a dormir... doeu-me tanto como perder um familiar e tomar essa decisão foi ainda mais dolorosa. Às vezes sinto ainda mais saudades dele do que um familiar... É uma decisão tão complicada e só espero que toda tudo bem e que as 50% de hipóteses sejam favoráveis!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.03.2015 às 09:08

como te percebo. é tão complicado, não é? pelas saudades e pela decisão que temos de tomar
Imagem de perfil

De Just_Smile a 16.03.2015 às 12:52

É mesmo e é doloroso... mas ha de correr tudo bem querida :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.03.2015 às 13:15

vamos lá hoje. à partida não correu bem... vamos ver
Imagem de perfil

De anacb a 16.03.2015 às 09:14

Como te compreendo, Magda... A ligação que criamos com um animal é tão forte, e eles vivem tão menos do que nós... É sempre um enorme desgosto. Um beijinho :-*
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.03.2015 às 09:17

Obrigado! ainda é um desgosto maior quando somos nós que temos de decidir se eles vivem ou não...
Imagem de perfil

De anacb a 16.03.2015 às 09:18

pois é mesmo... mas temos de pensar no sofrimento deles... também já me aconteceu :(
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.03.2015 às 09:20

Sim, mantê-los vivos a sofrer é demasiado egoismo do dono
Imagem de perfil

De BataeBatom a 17.03.2015 às 00:45

Espero que o internamento resulte na melhoria do vosso Pata Branca!!!
Beijinho!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 17.03.2015 às 08:48

Infelizmente não resultou e ontem tivemos de nos despedir dele. 
Beijinhos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.