Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Denúncia ao facebook

por Magda L Pais, em 21.04.14

Ontem uma adolescente que tenho no facebook fez like numa página que me deixou de cabelos em pé. Não a vou aqui enunciar para evitar que seja visitada por outros adolescentes. Por ora basta que vos diga que essa dita página fala em automutilação, suicídio e morte. Pouco mais de 18 horas de ter sido criada já tinha 1.200 likes… Em vez de fechar os olhos, olhar para o lado e seguir em frente, optei por fazer a denúncia ao facebook por entender que o conteúdo é inapropriado. E até escolhi a opção “por incitar comportamentos violentos – automutilação”. Não só nos textos mas também nas imagens.

Mais tarde, em conversa com um outro amigo (do projecto miúdos Seguros na Net) encontramos outra página com conteúdo muito semelhante e que foi criada em 16 de Abril e já tem quase 13.000 likes.

Também esta segunda página foi denunciada por mim ao facebook.

Infelizmente do facebook respondem-me que “Revimos a página que denunciaste por conter automutilação e considerámos que esta não viola os nossos Padrões da Comunidade” pelo que as duas páginas podem continuar a ajudar mais adolescentes a automutilar-se ou a cometer suicídio (ou pelo menos a pensar nisso) que não há problema algum…

Curioso é que um desenho dum Cocó (o famoso Cocó Menina do Nuno Markl) deu azo a suspensão do autor... um desenho que não tinha nada de mal, que era apenas isso – um desenho dum cocó.
Serei eu que tenho as prioridades trocadas? Que estou a exagerar? Ou será que as duas páginas denunciadas não foram, efectivamente, vistas por pessoas que sabem falar português? Ou será que fotos de braços cortados várias vezes são aceitáveis do ponto de vista de quem analisa estas coisas? Confesso que não sei o que pensar…

Autoria e outros dados (tags, etc)


52 comentários

Sem imagem de perfil

Purple Girl a 21.04.2014

Isto está mesmo do pior, bem eu sinceramente nunca imaginei que houvesse páginas assim (e eu sou adolescente), mas é incrivelmente assustador como é que podem deixar que exista páginas assim, uma coisa é coisas sobre culinaria, moda, musica, artistas ...outra é automutilação, suicidio?! Realmente o mundo ta completamente virado do avesso
Imagem de perfil

Magda L Pais a 21.04.2014

Felizmente ainda há muitos adolescentes com discernimento para não se deixarem envolver nestas más ondas. Felicito-a por ser uma delas! Quero acreditar que adolescentes como a Purple são a maioria :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.