Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


E então, está tudo bem?

por Magda L Pais, em 21.04.17

- não, estou aqui, logo não está tudo bem.

 

Fiz a pergunta do titulo a uma colega de trabalho que tem estado ausente por baixa médica e que regressou hoje. E a resposta foi esta, seguida dum sorriso.

Estranhei.

Bem sei que nem toda a gente gosta de trabalhar, nem todos gostam do que fazem e que há mil e uma maneiras de nos sentirmos no trabalho.

Também sei que me posso considerar sortuda porque gosto efectivamente do que faço, gosto de trabalhar e não me consigo imaginar parada dias a fio, a fazer nada e a olhar para ontem (ainda que me desse imenso jeito para por a leitura em dia).

Mas fiquei a pensar. Será que parte do "não gosto de trabalhar" que muitos dizem vem de atitudes negativas como esta em que se encara o trabalho como um frete, como um sacrifício? será que não melhoraria a saúde psicológica da pessoa se o encarasse de forma positiva?

Sim, eu sei, eu sou uma positivista nata, que encara tudo como um copo cheio (mesmo que esteja menos de meio) e que nem toda a gente consegue ser como eu (e outros que não me acho única). Mas se calhar, um bocadinho mais de positivismo em todos ajuda, não? aos próprios e a quem nos rodeia.

Era só isto. Agora vou voltar ao trabalho. Aquele de que gosto. Enquanto vos deixo a pensar sobre o tema.

Autoria e outros dados (tags, etc)


29 comentários

Imagem de perfil

Fatia Mor a 21.04.2017

Penso que não há muito a pensar. Efectivamente há quem não goste de trabalhar. Ou há quem não goste do que faz ou da área em que trabalha. Há quem esteja em burnout. Há quem tenha uma tendência a ser mais pessimista. Seja qual for o motivo, há que não veja no trabalho um meio de realização, sendo apenas um meio de satisfação de necessidades básicas. 
As teorias da motivação explicam isso bem, sejam elas mecânicas, ou modelos cognitivos como o expectativa-valor. 
Acho que o importante é perceber se é um problema isolado ou sintoma de um problema maior. 
A forma como enfrentamos o trabalho, quando este constitui um problema, é apenas um reflexo de como estamos na vida. 


Acredita que é uma maravilha gostarmos do que fazemos e fazê-lo sem sacrifício, mas infelizmente vou-me apercebendo que essa não é a realidade da maior parte das pessoas.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 26.04.2017

Mesmo que seja apenas uma forma de pagar as contas e que não se goste do que se faz, creio que uma atitude positiva em relação ao tema é capaz de ajudar a passar melhor o dia do que uma atitude destas
Imagem de perfil

Fatia Mor a 26.04.2017

Eu também penso assim. Mas a nossa estrutura é optimista. Para quem não o é, é como ter umas lentes cinzentas em frente dos olhos... Tolda tudo o resto e não é fácil tirarem os óculos. Acaba por ser uma pescadinha de rabo na boca, ou se quisermos ser mais precisos, uma autorrealização de profecia.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 26.04.2017

vão à procura do que querem encontrar, em suma

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.