Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Entretanto em Baga...

por Magda L Pais, em 15.01.15

10917975_952717838085894_7832103270523586298_o.jpg

 Cartoon by ©pedro brito 2015

 

Morreram 17 pessoas em França, o mundo uniu-se, a uma só voz e exclamou "Je suis Charlie". No domingo, Paris, foi palco de uma gigantesca manifestação de solidariedade para com as vítimas dos atentados e pela liberdade de expressão, que reuniu mais de um milhão de participantes de todos os lados do Globo (alguns ironicamente presentes, como os representantes da Turquia que agora proibiram o jornal Charlie Hebdo de ser publicado, na integra ou a Arábia Saudita que, na sexta feira aplicou, a Raef Badawi o primeiro conjunto das mil chicotadas repartidas por 20 semanas a que foi condenado por ter insultado o Islão).

 

Na semana passada, em Baga, na Nigéria, islamitas radicais do movimento Boko Haram mataram mais de 2000 pessoas para tomarem aquele que era o último bastião de resistência ao avanço deste grupo terrorista. Este mesmo movimento já provocou milhares de mortos desde 2009. Pelo menos 20 pessoas morreram e 18 ficaram feridas quando uma bomba que uma menina de cerca de 10 anos carregava no corpo explodiu num mercado na Nigéria. E o mundo continuou como se nada fosse.

 

Lembram-se de vos ter dito que Eu não sou Charlie Hebdo? É exactamente por isto que eu sou por todos, porque as mortes às mãos dos fanáticos não acontecem só no mundo ocidental, acontecem por toda a parte. Mas só as do mundo ocidental são choradas por todos. As outras são relegadas para terceiro ou quarto plano, para depois da separação do Ronaldo e da Irina ou do Cristiano não ter hesitado em incentivar o filho a cumprimentar Messi...

 

Vale a pena pensar nisto, não acham?

*********

O cartoon que ilustra este post é da autoria do meu primo Pedro Brito. O Pedro é um dos motivos de orgulho da família. É ilustrador, autor de bd, designer e realizador de cinema de animação e está agora a estrear-se (e muito bem, diga-se) no cartoon político.

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Imagem de perfil

Sofia Margarida a 15.01.2015

Se vale... Image


(adorei a ilustração)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.01.2015

Pena que não se pense...

(o meu primo é um artista!)
Imagem de perfil

Life Inc a 15.01.2015

O habitual jogo de interesses. Aparecem todos na manifestação para parecer bem, "culpados e inocentes", e depois volta tudo ao "normal". É de lamentar todas as perdas de vidas humanas, seja onde for, mas realmente o assustador - para mim - foi mesmo ter-se passado aqui tão perto e sem ninguém ter dado por ela.

xoxo
cindy
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.01.2015

Esse é um dos problemas da nossa sociedade. E está muito bem descrito neste poema:


"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo."

Bertold Brecht (1898-1956)


Imagem de perfil

Em 1995 a minha prima (irmã de coração) viajou na carruagem onde ia a bomba que exlodiu no RER em paris, escapou porque saíu na paragem anterior, escolheu um muçulmano para companheiro e pai das filhas e estes dias não tem sido fáceis! O importante são as atitudes perante a vida, tal como disseste muitas das pessoas que se apresentaram contribuiram apenas para compor o cenário! Gostava de ouvir a opinião de muitos em relação aos cartoons que o Cherlie Hebdo publicou sobre a igeija... Ai se fosse cá!!!!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.01.2015

Se fosse cá já tinham fechado as portas. Lembro-me sempre do Herman e da Rainha Santa Isabel... foi notório, nessa altura, o quanto há liberdade de expressão em Portugal
Imagem de perfil

Just_Smile a 15.01.2015

Vale sim e ainda ontem estive a pensar nisso... e começo mesmo a achar que existe aquela  questão de desigualdade que tantas vezes tentamos achar que é impossível...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.01.2015

O problema é que há uns mais iguais que outros... e isso reflete-se em tudo, até nas reacções ao terrorismo
Imagem de perfil

Just_Smile a 15.01.2015

Infelizmente é mesmo isso que se observa...
Sem imagem de perfil

Cris a 15.01.2015

O poema de Brecht diz tudo. Grande Brecht! Sempre actual!
E eu utilizaria outro dele:

De que serve a Bondade

De que serve a bondade/ Quando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidos/ Aqueles para quem foram bondosos?



De que serve a liberdade/ Quando os livres têm que viver entre os não-livres?

De que serve a razão/ Quando só a sem-razão arranja a comida de que/ cada um precisa?



Em vez de serdes só bondosos, esforçai-vos/ Por criar uma situação que torne possível a/ bondade, e melhor;/ A faça supérflua!



Em vez de serdes só livres,/ esforçai-vos Por criar uma situação que a todos liberte/ E também o amor da liberdade/Faça supérfluo!



Em vez de serdes só razoáveis, esforçai-vos/ Por criar uma situação que faça da sem-razão dos/ indivíduos/ Um mau negócio!


Leia mais: http://www.mensagenscomamor.com/poemas-e-poesias/poemas_bertolt_brecht.htm#ixzz3OtfFeG6C (http://www.mensagenscomamor.com/poemas-e-poesias/poemas_bertolt_brecht.htm#ixzz3OtfFeG6C)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.01.2015

era assim no tempo dele, é assim hoje... infelizmente
Imagem de perfil

M* a 15.01.2015

infelizmente, um mundo virado de pernas para o arImage
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.01.2015


completamente. Hoje as noticias só falaram nos prémios do Ronaldo e na sua separação da Irina. As fotos da destruição de Baga não foram mostradas...
Sem imagem de perfil
Ainda assim, assuntos como a separação de Ronaldo e Irina continuam a ter mais interesse para o povo do que tudo o resto... É a triste realidade. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 19.01.2015

grande verdade. Este fim de semana foi praticamente a única coisa que se ouviu...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.