Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Entretanto em Baga...

por Magda L Pais, em 15.01.15

10917975_952717838085894_7832103270523586298_o.jpg

 Cartoon by ©pedro brito 2015

 

Morreram 17 pessoas em França, o mundo uniu-se, a uma só voz e exclamou "Je suis Charlie". No domingo, Paris, foi palco de uma gigantesca manifestação de solidariedade para com as vítimas dos atentados e pela liberdade de expressão, que reuniu mais de um milhão de participantes de todos os lados do Globo (alguns ironicamente presentes, como os representantes da Turquia que agora proibiram o jornal Charlie Hebdo de ser publicado, na integra ou a Arábia Saudita que, na sexta feira aplicou, a Raef Badawi o primeiro conjunto das mil chicotadas repartidas por 20 semanas a que foi condenado por ter insultado o Islão).

 

Na semana passada, em Baga, na Nigéria, islamitas radicais do movimento Boko Haram mataram mais de 2000 pessoas para tomarem aquele que era o último bastião de resistência ao avanço deste grupo terrorista. Este mesmo movimento já provocou milhares de mortos desde 2009. Pelo menos 20 pessoas morreram e 18 ficaram feridas quando uma bomba que uma menina de cerca de 10 anos carregava no corpo explodiu num mercado na Nigéria. E o mundo continuou como se nada fosse.

 

Lembram-se de vos ter dito que Eu não sou Charlie Hebdo? É exactamente por isto que eu sou por todos, porque as mortes às mãos dos fanáticos não acontecem só no mundo ocidental, acontecem por toda a parte. Mas só as do mundo ocidental são choradas por todos. As outras são relegadas para terceiro ou quarto plano, para depois da separação do Ronaldo e da Irina ou do Cristiano não ter hesitado em incentivar o filho a cumprimentar Messi...

 

Vale a pena pensar nisto, não acham?

*********

O cartoon que ilustra este post é da autoria do meu primo Pedro Brito. O Pedro é um dos motivos de orgulho da família. É ilustrador, autor de bd, designer e realizador de cinema de animação e está agora a estrear-se (e muito bem, diga-se) no cartoon político.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

M* a 15.01.2015

infelizmente, um mundo virado de pernas para o arImage
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.01.2015


completamente. Hoje as noticias só falaram nos prémios do Ronaldo e na sua separação da Irina. As fotos da destruição de Baga não foram mostradas...

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.