Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Eu & a Autoridade Tributária

por Magda L Pais, em 28.04.15

AUTORIDADE_TRIBUTARIA_ADUANEIRA.jpg

Nas últimas semanas e por causa de mais uma confusão na legislação portuguesa tenho ido várias vezes a uma repartição de finanças aqui de Lisboa. Hoje lá fui de novo, logo pela fresquinha, que é mais rápido.

E sai de lá com a certeza que a confusão não é só na legislação mas também nas mentes portuguesas.

Eu sei, todos sabemos, que estamos a sofrer, na pele, o aumento da carga fiscal, a diminuição dos rendimentos e o aumento do controlo fiscal. E também sei, todos sabemos, que a culpa é da Autoridade Tributária. Todos de acordo, certo? Então avancemos.

Meus caros, quem é, afinal, a Autoridade Tributária? Não sei se já pensaram no assunto mas eu já. E se não sei ao certo quem é a AT, há uma coisa que tenho a certeza – é que a AT, a responsável pelos maus momentos que passamos, não é o empregado que está sentado na repartição a atender os contribuintes. Esse empregado é tão contribuinte como nós e está sujeito aos mesmos cortes e aumentos que nós.

Gritar, ameaçar e barafustar com quem nos atende nas repartições da AT é o mesmo que gritar, ameaçar e barafustar com uma parede – ambos tem o mesmo poder de decisão, ou seja, nenhum! As leis, portarias, normas, etc., são elaboradas por quem tem poder para tal e quem o faz não está sentado à secretária a atender os lesados. Quem está na secretária a atender-nos é tao lesado quanto nós. Tem apenas o azar de estar do lado contrário e a dar a cara por uma entidade sem cara.

E também não vale a pena gritarem aos funcionários da AT que deviam contratar mais pessoas. Mais uma vez, quem vos está a atender não tem poder para decidir se devem, ou não, ser contratadas mais pessoas.

Pensem que, muitas vezes, os funcionários entendem os nossos problemas, querem ajudar-nos a resolvê-los mas estão impedidos porque não tem poder decisório.

Pensem nisto, na próxima vez que forem a uma repartição de finanças irritados com o sistema. Não descarreguem nos coitados que vos atendem, a culpa, garantidamente, não é deles.

Autoria e outros dados (tags, etc)


21 comentários

Imagem de perfil
Sim isso é verdade, por acaso não tenho o hábito de culpar os funcionários, também eu já sofro desse estigma. ( A culpa é sempre da Polícia Image)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 28.04.2015

ehehehehe sim, a policia também tem sempre culpa de tudo. Tem as costas largas...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 28.04.2015

eheheheh imagino.
Aqui há uns meses fui multada pela GNR por estar mal estacionada. E é que estava mesmo.. e portanto aceitei a multa e nem discuti. A moça que me estava a multar acabou, no fim, por me dizer que até lhe apetecia tirar-me a multa só por eu ter aceite a situação e estar a falar com ela com toda a normalidade sem a estar a ofender e/ou ameaçar
Imagem de perfil
Pois, é muito raro alguém concordar com a multa!!!Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 28.04.2015

ora mas se eu estava em transgressão.....

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.